As Conexões Ocultas

As Conexões Ocultas Fritjof Capra

Resenhas - As Conexões Ocultas

Carla.Parreira 11/11/2023

As conexões ocultas
O livro trás uma análise dos sistemas vivos em função de quatro perspectivas interligadas - forma, matéria, processo e significado - o que faz com que nos seja possível aplicar uma compreensão unificada da vida não só aos fenômenos materiais, mas também aos que decorrem no campo dos significados: as redes metabólicas dos sistemas biológicos correspondem às redes de comunicações dos sistemas sociais; os processos químicos que produzem estruturas materiais correspondem aos processos de pensamento que produzem estruturas semânticas; e os fluxos de energia e matéria correspondem aos fluxos de informações e ideias.
A ideia central dessa concepção sistêmica e unificada da vida é a de que o seu padrão básico de organização é a rede. O segundo livro que terminei de ler, também da mesma autoria, chamase O ponto de mutação46. O autor austríaco mostra em sua tese a profunda harmonia entre a visão de mundo da física moderna e a do misticismo oriental, principalmente relacionando a teoria das forças YinYang.