Com sangue

Stephen King

Resenhas - Com sangue

Fabio Shiva 22/11/2020

Atualizando o terror
Lançado em abril de 2020, “Com Sangue” é o livro mais recente de Stephen King. Foi muito divertido (e também instrutivo) para mim reencontrar esse autor que foi o meu favorito durante a segunda metade de minha adolescência, depois de ter tomado de assalto o trono que até então era dividido irmãmente por Agatha Christie e José de Alencar.

Os quatro contos de “Com Sangue” mostram um Stephen King que bem sabe que não precisa provar mais nada para ninguém, mas que, ao mesmo tempo, apresenta um saudável e louvável interesse em se reciclar e experimentar novidades. A maior evidência desse desejo de renovação aparece em “A Vida de Chuck”, uma narrativa em ordem inversa que apresenta de forma bem interessante a ideia de que cada pessoa contém um universo inteiro dentro de si.

Outras tentativas de atualização, mais superficiais, aparecem nas constantes referências a redes sociais como Facebook, Instagram e Netflix. O que não deixa de ser interessante para leitores de longa data que, como eu, acompanharam a grande transposição realizada por King ao longo de suas obras, transferindo o imaginário das histórias de terror dos empoeirados castelos em ruínas da Transilvânia para as rodovias e centros urbanos do Maine contemporâneo.

Mas o que mais me surpreendeu, em termos de referências atuais, foram as críticas e ironias direcionadas ao felizmente em breve ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Isso me fez pensar novamente sobre como estamos vivendo um momento excepcional na história do mundo, onde todos são convocados a se posicionar. Por sincronicidade, nesse mesmo dia em que termino a leitura de “Com Sangue”, reli essas palavras de Mia Couto:

“O avanço desses comedores de nações obriga-nos a nós, escritores, a um crescente empenho moral. Contra a indecência dos que enriquecem à custa de tudo e de todos, contra os que têm as mãos manchadas de sangue, contra a mentira, o crime e o medo, contra tudo isso se deve erguer a palavra dos escritores.”

Stephen King falando de Trump poderia ser qualquer escritor brasileiro que se preze falando de Bolsonaro. Não é um assunto que possa ser ignorado. Não é um assunto sobre o qual se possa ser neutro. Ou você é contra, e radicalmente contra, indignadamente contra, ou você é a favor. Se você é isento, se você não se manifesta contra, é porque você é conivente e cúmplice. A demagogia de extrema direita representada por Trump e Bolsonaro, tal como o nazismo, não admite neutralidades. E palmas para Stephen King, por ter demonstrado cabalmente que mesmo em histórias totalmente fictícias de terror e fantasia, o escritor não pode e nem deve se furtar ao dever de combater os monstruosos e mesquinhos terrores da vida real cotidiana.

site: https://www.facebook.com/sincronicidio
comprido 09/07/2021minha estante
Sempre achei que você lia livro de esoterismo

Bonnie | @bonnielendo 25/11/2023minha estante
excelente análise!

Regis 23/12/2023

Histórias comuns com elementos inexplicáveis
Com Sangue foi o livro de número sessenta e seis de Stephen King e foi publicado em abril de 2020.
Nele encontramos quatro contos que abordam temas como: amizade, amor, existência, família e justiça. Com elementos que consegue se inserir de maneira inexplicável em um cotidiano simples e tranquilo corrompendo a ordem das coisas e modificando destinos.

No primeiro conto O telefone do Sr. Harrigan o clima de amor e companheirismo entre Craig e seu pai me passou uma sensação tão boa. E o fato de Craig fazer leituras para o milionário excêntrico da cidade, tornando-se seu amigo, me lembrou filmes sobre lembranças de momentos da infância que eu adorava ver.
A simplicidade da história e o ambiente familiar e de amizade criado por King na primeira metade do conto me fez relembrar por que gosto tanto da escrita do autor: Mesmo a história mais simples tem o poder de nos envolver. E adoro os personagens crianças que ele escreve; nunca são maçantes e nunca são retratados como tolos.

No segundo conto King cria um momento mágico com um jovem (Jared) tocando bateria na rua enquanto Chuck dança com uma desconhecida (Janice) e eu pude sentir o entusiasmo de um momento aleatório e maravilhoso que acontece uma ou duas vezes apenas na vida, mas que talvez será lembrado para sempre.
Esse conto trata de um assunto muito interessante e que eu realmente gostaria de ver melhor desenvolvido em uma novela ou romance.

Esses dois primeiros contos têm histórias simples, sem muito suspense e terror, mas são escritas de um jeito que é impossível não se sentir envolvida por eles. Adoro isso no King: seus personagens são vivos e vívidos, fazendo com que até o acontecimento mais insólito pareça possível de ocorrer no mundo real, tornando tudo mais vibrantemente expressivo em seus livros.

Os outros dois contos: Com Sangue e Rato, são mais impactantes sem deixar a premissa simples, que com certeza foi a abordagem, propositadamente, pretendida nesse livro.

Com Sangue traz a personagem, cada vez mais querida por mim, Holly, desenvolvendo mais traços do relacionamento familiar dela, de seus pensamentos íntimos e um crime hediondo; que exemplifica bem o jeitinho dela de desvendar os mistérios nesses casos.

Ratos traz Drew: um escritor de contos que pela segunda vez tenta escrever um romance e que recebe uma ajudinha nada convencional para conseguir seu intento. A história do romance de Drew é tão bem apresentada que tive vontade de lê-la por inteiro e continuo pensando nela após o final do conto, pois adoro histórias do Velho Oeste e Rio Amargo me lembrou de Westerns como: Bravura Indômita e Onde os Velhos Não têm Vez. Adorei esse conto.

As narrativas curtas de Com Sangue não deixam nada a desejar aos livros grandes do autor. Possui temáticas atuais com personagens comuns que lidam com elementos sobrenaturais tornando momentos simples em momentos inexplicáveis e memoráveis.
Diferente de muita gente eu consegui apreciar demais cada conto a seu modo e tive uma leitura maravilhosa.

Recomendo para todos esses quatro contos que fazem parte do experimentalismo do Rei.

Obs.: A nota do autor ao final do livro é interessantíssima; e o que ele fala da Holly é exatamente o que sinto sobre essa personagem maravilhosa e cativante.
Núbia Cortinhas 23/12/2023minha estante
Super me identifiquei com a sua resenha, tive as mesmas sensações! Depois leia a minha! Adorei!! Relembrei cada conto lido e porque favoritei! Assisti ao filme O Telefone do Sr. Harrigan e está bem fiel, salvo por um detalhe ou outro mas não alterou em nada a essência. ???????

Regis 23/12/2023minha estante
Que bom que também tenha gostado do livro, Núbia. Vou ler sua resenha agora mesmo. ??

Regis 23/12/2023minha estante
Não sabia do filme, Núbia. Vou procurar para assistir. Obrigada pela dica. ?

Mariana 23/12/2023minha estante
King é Rei, não tem como!!! Amei a resenha, concordo em tudo, ele tem o dom e a graça da escrita
Esse está na minha lista, assim como os outros milhares dele . ????????

Caio 23/12/2023minha estante
A Holly é uma personagem fantástica.

Regis 23/12/2023minha estante
Muito obrigada, Mariana! ? ?

Regis 23/12/2023minha estante
Ela é maravilhosa mesmo, Caio. ?

Rita496 23/12/2023minha estante
Faz um ano e uns três meses que criei o gosto por leitura antes dizia que não gostava de ler que não tinha paciência e olha que curioso nesse período já li 23 livros, estou amando acabo um e já pego outro na biblioteca particular domeu gerente, gosto das sua resenha e fico me achando está lendo um livro que você já leu. Kkk

Max 23/12/2023minha estante
Meu santo não bate com o autor... mas as resenhas da Regis, sim! Hahahaha ?

David 23/12/2023minha estante
Ainda não li mas já concordo com tudo da sua resenha ?
King é o cara!

Regis 25/12/2023minha estante
Obrigada, Rita, espero que seu gosto pela leitura só aumente. ???

Regis 25/12/2023minha estante
Obrigada, Max! Pena o autor não te agradar, mas fico feliz por gostar das minhas resenhas. ???

Regis 25/12/2023minha estante
King é "O Cara" mesmo, David. ???

HenryClerval 31/01/2024minha estante
Sei que te disse pessoalmente, mas adorei a resenha, Régis. ?????

Regis 31/01/2024minha estante
Muito obrigada por sempre ler o que escrevo, Leandro! ??

HenryClerval 11/02/2024minha estante
É um prazer imenso ler o que escreve, Régis, pois, no final, sou muito beneficiado por suas dicas me proporcionarem leituras maravilhosas. ??

Regis 11/02/2024minha estante
Só posso te agradecer por achar isso, Leandro, muito obrigada. ??

Rosangela Max 03/06/2021

Bom, mas é um ?bom? numa escala alta, digna de SK.
Livro de contos ótimo como a maioria de SK.
O único alerta aqui é que este está cheio de Spoilers de outros livros do autor, como por exemplo a trilogia Bill Rodgers. Então, sugiro ler a trilogia antes de ler este livro.

Clio0 09/06/2021

É um livro um pouco saudosista dos primeiros trabalhos de Stephen King em coletâneas como Quatro Estações e Tripulação de Esqueletos, onde a ênfase era dada na maravilha de algo estranho acontecendo e nas consequências que certas ações, aparentemente inócuas, trazem.

O primeiro conto "O telefone do Sr. Harrigan" fala sobre a amizade entre um garoto e um senhor de idade. Pode parecer um tema simples que o autor revisita o tempo todo, mas colocado na perspectiva de alguém com quase um século de vida tomando contato com um inocente...

O segundo conto "A Vida de Chuck" talvez seja o mais interessante de todos, pois é narrado do fim para o início. Mas, como cada período (morte, maturidade, adolescência e infância) é retratado em escala, temos aquela noção quebrada, quase caricata do que aconteceu.

O terceiro conto "Com Sangue" traz uma aventura com a detetive Holly Gibney - você pode querer pular esse se ainda não leu a trilogia Bill Hodges e o romance Outsider. É uma continuação direta e pode ficar confusa se lida separadamente.

O quarto e último conto "Rato" traz mais auto-inserção de King em seu mundo da Torre Negra. Há leves referências ao seu vício em cocaína e a antiga teoria de que ele teria vendido sua alma ao diabo para poder escrever livros na velocidade em que faz. É bem divertido.

Como quase todos os trabalhos do autor, esse também tem toques sobrenaturais, porém não é nada que afaste aqueles que preferem uma escrita mais realista. King sempre preferiu um estilo mais psicológico e isso não mudou em nada.

Não são suas histórias mais originais ou impactantes, mas a qualidade se mantém. Recomendo.

Núbia Cortinhas 10/08/2023

Este LIVRO contém SPOILER: TRILOGIA BILL HODGES e OUTSIDER.
O livro contém spoilers no conto Com Sangue, mas a resenha está liberada, sem spoilers, podem ler sem medo!

Este foi o primeiro livro de Contos que eu li do Stephen King e só posso dizer que... eu amei!

Sem a pretensão de um ritmo frenético este é um livro para relaxar e curtir cada virada de página.

Emocionei-me, fiquei tensa, diverti-me, empolguei-me, fui surpreendida e também fiquei ansiosa para saber o que ia acontecer com as personagens.

E, um detalhe importante! Apesar dos elementos fantásticos, nenhum despertou-me o medo. Eu super gostei dos contos pois o autor procurou identificar o leitor com alguma situação ou sentimento narrado, como o prazer de ler, o valor da amizade, a dor do luto, a importância da família, o prazer de dançar, a rendição, a superação, o egoísmo, o consumo das notícias violentas, o relacionamento conjugal, a dificuldade para escrever, o bloqueio criativo, enfim, em cada história várias lições.

A ordem dos Contos também foi bem pensada. Ele inicia com alguém que aprendeu a ler e encerra o livro com um conto sobre a escrita.

Amei todos os contos, mas o inesquecível pra mim foi A Vida de Chuck, que história! A construção foi genial e cada ato parecia um conto diferente, emocionei-me demais com os Atos I e III e vibrei com o Ato II, afinal de contas, eu também faço as minhas dancinhas, kkk.

E que Nota do Autor foi aquela?
Eu me senti sentada à frente do próprio King, conversando descontraidamente sobre a inspiração que ele teve para escrever cada conto, enquanto bebericávamos um cafezinho e comíamos uma fatia de bolo num fim de tarde. Uauuu! Que conversa! Quanta simpatia e amor por nós leitores!
Obrigada, mestre King!
Flávia Menezes 10/08/2023minha estante
Núbia, que resenha incrível! ???? Gostei de como traçou essa linha do tempo dos contos. Esse eu preciso ler antes que o ?Holly? chegue!!! ?

Núbia Cortinhas 10/08/2023minha estante
Flávia, obrigada! Para mim está faltando apenas Outsider. Ah! Na nota do autor ele vai falar mais sobre essa personagem tão querida e como ela roubou o coração dele, kkk, é impressionante, ele se referindo à ela como se tivesse vida própria, ainda bem que ele teve essa sensibilidade e deixou a Holly Gibney conquistar o mundo e nossos corações. ?

Flávia Menezes 10/08/2023minha estante
O King se apaixonou mesmo por ela, não é Núbia? E quantas boas histórias ele continua escrevendo pra ela! ? Mas esse serzinho genial tem boas personagens femininas: a Gwendy, a Abra.. Mas a Holly mora no coração dele.?

Núbia Cortinhas 10/08/2023minha estante
Ah! Já quero conhecer todas, kk??.

Jhaze 12/08/2023minha estante
Núbia cheguei a pensar que vc ia soltar spoiler, mas depois vi que não... então deu pra ler sem medo... como sempre arrasando nas resenhas!

Regis 23/12/2023minha estante
Tem razão, Núbia, tivemos as mesmas impressões do livro. É muito bom ler sua resenha e perceber que comentamos os mesmos sentimentos e sensações que tivemos com a leitura. Parabéns pela resenha. ??

Tati 10/07/2021

Gostei da leitura!
O livro é composto com 4 contos,tendo uns se destacado mais que outros! Gostei de ver umas das principais personagens do king sendo uma protagonista!!

Alessandro232 17/09/2020

Mais um interessante passeio pela fértil imaginação de Stephen King
"Com sangue" é a mais nova obra de Stephen King. Aos setenta e três anos, o escritor continua na ativa escrevendo contos e romances. Nessa coletânea de novelas, no total quatro, temos outra amostra do grande talento de King como contador de histórias boas ou muito boas Nelas temos a exploração de tema que tornou-se recorrente nas obras de King: uma pessoa comum inesperadamente se vê envolvida em uma situação extraordinária.
Não vou dar spoilers para não estraga o prazer da leitura, mas posso dizer que novamente o autor explora muito bem o elemento fantástico nessas narrativas, de modo que o leitor possa ter sobre ele diferentes leituras. Abaixo, vou comentar um pouco do que achei de cada história que integra essa coletânea.
A primeira " O Telefone do Sr. Harrigan" é a que mais gostei. Nela, King retoma seu estilo clássico de escrita, com toques semi-autobigráficos. Além disso, acho que a narração em primeira pessoa traz a marca autoral e peculiar de King. No que se refere a caracterização de personagens, "O Telefone do Sr. Harrigan" me lembrou outras histórias dele, a exemplo, principalmente de "Hearts in Atlantis", com aquela pegada nostálgica que somente King é capaz de criar em suas narrativas.
O protagonista é também um menino, o simpático Craig que relata seu relacionamento de amizade com misterioso Sr. Harrigan. Novamente, a partir de uma situação aparentemente banal, King cria na narrativa o que chamo de "sobrenaturalização do real" de maneira muito eficiente, de modo que não se tenha certeza se estranhos eventos que ocorrem são sobrenaturais ou podem ter outra explicação. Essa história tem momentos de humor, drama e terror e o final é um daqueles bem á moda King e, por isso, pode arrancar lágrimas do leitor.
Na segunda "A vida de Chuck" Stephen King em seu enredo faz uma mistura inusitada de "Além da Imaginação" com "Black Mirror". Essa narrativa começa, com um clima apocalítico dentro de uma realidade bastante surreal. Posteriormente, há uma quebra na narrativa e a introdução do protagonista Chuck, outro tipo bem comum, que também descobre a existência de algo de natureza sobrenatural em sua infância. Embora essa novela seja interessante, me deu a impressão que King exagerou na sua conotação fantástica, em sua parte inicial, deixando a narrativa um pouco confusa. Mas, mesmo assim, seu desenvolvimento é satisfatório e acho que tem um aspecto experimental, que possibilita que ela seja lida de trás para frente.
A terceira novela é "Com sangue" que dá título a obra. Nela, King faz uma dura crítica à mídia, no que se refere ao seu grande interesse por notícias sobre atos violentos, principalmente atentados à bomba- daí o título em inglês "if it Bleeds" que vem da expressão: "se notícia tem sangue, ela vende".
Nessa narrativa temos o retorno de uma personagens mais carismáticas criadas por King nos últimos anos: a investigadora Holly GibneY, que apareceu na "Trilogia Bill Rodgers" - por isso, aviso que em "Com Sangue" tem vários spoillers sobre os eventos que aconteceram nos livros que a integram.
Essa história é uma espécie de continuação de outro livro, "The Outsider" e, por isso, não se pode revelar muito sobre o enredo. Somente vou dizer que Holly terá que lidar com problemas domésticos e novamente vê seu cotidiano ser perturbado por um evento sobrenatural que dá ensejo a cenas de terror e horror - e esse elemento se destaca muito em seu enredo.
"Com sangue" foi a segunda narrativa que mais gostei, principalmente pela maneira como King consegue criar personagens bem construídos, com destaque para Holly e inseri-los dentro de uma realidade fantástica, com contornos assustadores, sem que isso pareça inverossímil e artificial.
A terceira é última "Rato" é sobre um tema bastante recorrente nas obras de King, que aqui tem uma forte aspecto metaficional, que remete a um dos problemas enfrentados pelo autor: o bloqueio criativo. Novamente o protagonista é um escritor em crise de criatividade que está tentando escrever um romance dentro de um cenário sombrio, típico das obras de King: uma cabana isolada em meio a uma tempestade. Lá, ele vivencia uma situação insólita que o ajudará em sua tarefa, embora com um resultado inesperado.
"O Rato" é uma variação de outras historias do autor sobre o pacto fáustico, que nessa narrativa é explorado com pinceladas de humor irônico e aborda às dificuldades enfrentadas durante o processo de criação literária de forma inteligente.
Em suma, "Com sangue", mais uma vez promove um interessante passeio pela fértil imaginação de Stephen King. No livro, o leitor encontrar um pouco suspense, terror e horror e drama em doses equilibradas. Os fãs do autor não vão se decepcionar com essa obra, na qual encontramos histórias divertidas, dramáticas e assustadoras que vão proporcionar horas agradáveis de leitura. Divirta-se e boa viagem em seu trajeto pelo fascinante universo criado por Stephen King, que continua sendo o grande mestre da literatura fantástica na atualidade.

Marcos 28/10/2022

Com Sangue
Com Sangue é uma coletânea de quatro contos, três deles são novas histórias e um se trata de uma sequência de Outsider, trazendo, para nossa alegria, Holly Gibney de volta.

O Telefone do Sr. Harrigan nos faz acreditar que o celular pode nos conectar mesmo após a morte. Destaque para Craig que é um personagem cinza.

A Vida de Chuck foi o único conto que não me agradou (estou tentando entender a ordem cronológica até agora).

Com Sangue é disparado a melhor! O simples fato de trazer a Holly Gibney e o Jerome de volta? simplesmente maravilhoso! E ainda é um bom suspense policial.

Rato foi um conto que o mestre revela alguns dilemas que os escritores pelo mundo todo passam, além de ser um conto de fadas sombrio.

Para quem gosta de contos, Com Sangue é um prato cheio!

Francisco 04/05/2021

If it Bleeds...
Organizado com quatro novelas, "If it Bleeds" foi publicado em 2020, no mesmo formato de outros de seus livros como "Quatro Estações", "Escuridão Total sem Estrelas" e "Depois da Meia Noite". Dentre as novelas temos:

O TELEFONE DO SR. HARRIGAN (Mr. Harrigan's Phone)
Em 2004, na pequena cidade de Harlow, no Maine, o jovem Craig, com apenas nove anos de idade, juntamente com seu pai passam a trabalhar para John Harrigan, um multimilionário que trabalha com investimentos na Bolsa de Valores e leva uma vida simples e ao longo do ano que o presenteia com raspadinhas da Loteria do Estado do Maine. Ao longo dos anos, Craig é contratado para ler para o sr. Harrigan e certo dia ganha dois mil dólares em uma raspadinha dada por ele. Logo Craig presenteia o sr. Harrigan com um novo iPhone. Com a morte do sr. Harrigan, o corpo é enterrado com o iPhone deixando a Craig um fundo com oitocentos mil dólares. Então esse último passa a fazer ligações para o celular do falecido e deixando registros na caixa postal, sempre lhe contando como algumas pessoas lhe provocaram mal e posteriormente essas pessoas morrem, tais como Kenny Yanko e Dean Whitmore.

A VIDA DE CHUCK (The Life of Chuck)
A história é contada na perspectiva de outros personagens e do próprio protagonista. Começamos com o fim da carreira e morte de Charles "Chuck" Krantz, de apenas 39 anos de idade e à medida que a história evolui, nos dirigimos ao início de sua carreira cuja atividade é de um contador de grande importância no banco Midwest Trust. No terceiro ato, Chuck está próximo a falecer devido a um glioblastoma e os Estados Unidos sofrem com terremotos que consomem partes do estado da Califórnia e nuvens densas de fumaça no Kansas em estados próximos. No ato II, os fatos ocorrem nove meses antes de sua morte, em que ainda tem uma vida feliz. No ato I, os fatos narrados remetem à infância de Chuck quando seus pais morreram em um acidente de carro e ele foi morar com seus avós e há ainda um pouco sobre sua vida com a sua esposa.

COM SANGUE (If it Bleeds)
A detetive Holly Gibney da agência Achados e Perdidos está investigando o caso de um cão golden retriever sequestrado quando vê na TV o caso de uma explosão de uma bomba na Albert Macready Middle School, em Pineborough, na Pensilvânia. Então passa a suspeitar que há algo de errado com o repórter correspondente da rede de televisão WPEN, Chip Ondowsky. Ela então viaja até a cidade de Pineborough com seu amigo Jerome Robinson para investigar o caso e inicialmente não descobre nada, mas ao conduzir sua investigação sozinha, descobre que Ondowsky é na verdade um "forasteiro" (outsider) que sempre cobre matérias trágicas e violentas (tiroteios e até mesmo o assassinato de JFK em novembro de 1963) como repórter ao longo de muitos anos. Logo, Holly deverá enfrentá-lo.

RATO (Rat)
O escritor Drew Larson já tentou por diversas vezes escrever um romance, mas sem sucesso. O pouco que escreveu foram contos e cujas ideias vinham aos poucos e agora estavam tornando-se cada vez mais raras. Drew também é professor do Departamento de Inglês de uma Universidade e decide tirar uma folga e ir para o isolado chalé de seu pai para dar início ao seu romance. Tudo flui bem no início, mas começa a ter um bloqueio que lhe impede de prosseguir e como auxílio para esse problema conhece um rato que lhe concede o desejo de finalizar o seu romance em troca da morte do chefe do Departamento de Inglês, Al Stamper. Drew infelizmente aceita.

Cada uma das pequenas novelas são bastante interessantes. Contudo há livros do mesmo autor e nesse mesmo formato de quatro histórias que são infinitamente melhores. Vale ressaltar que em "Com Sangue" há inúmeras referências à trilogia Bill Hodges e ao livro Outsider. Além disso, a obra inteira tem muitas referências a autores como Ed McBain, John Fowles e John D. MacDonald (autor favorito de Stephen King). A minha história favorita é "Rato". Sem dúvida é uma leitura que recomendo, mas não se deve criar muitas expectativas.

@vcdisselivros 04/11/2022

O sonho de todo leitor de encontrar contos com muitas páginas
O QUE VOCÊ PRECISA SABER

° Por mais que tenha algo em torno de 400 páginas a obra é composta somente por quatro contos;

° Isso faz com que a maioria tenha início, meio e fim, o que satisfaz aqueles que gostam de ter todas as pontas soltas amarradas;

° Um dos contos traz uma personagem presente na trilogia Mr. Mercedes, qual ainda não tive a oportunidade de ler, mas que (Mesmo consciente) pude pegar uma chuva de spoilers quanto a trilogia, seu enredo e desfecho, então esteja avisado.

OS CONTOS

- O telefone do Sr. Harrigan: Um menino é contratado por um Sr. muito rico para ler para ele alguns dias da semana. Aos poucos a criança e o idoso criam um vínculo, uma verdadeira amizade. Anos depois o Sr. Harrigan vem a falecer, mas querendo manter contato, o menino coloca um iPhone no bolso do terno do falecido fazendo com que o laço estabelecido em vida seja mantido até mesmo na morte.

- A vida de Chuck: Contado de trás para frente, encontramos um cenário apocalíptico e aos poucos desvendamos Chuck e as fases de sua vida.

- Com sangue: Após um atentado terrorista em uma escola, a detetive particular Holly Gibney começa a investigar o ato e chega a um senhor que há décadas segue os rastros de um metamorfo, ser que se alimenta de terror e tristeza, sendo apontado como o responsável pela explosão na escola e na cobertura de outros desastres ao longo dos anos.

- Rato: Um escritor se isola na antiga cabana do pai a fim de escrever uma obra que surgiu do dia para a noite. Conforme o livro se desenvolve, ele fica acamado por uma gripe forte e sem poder ir para casa devido a uma tempestade devastadora. Conforme o tempo passa, o nível de loucura começa a atingir novos níveis, fazendo com que o livro em questão chegue ao sucesso ou some mais um fracasso.

POR FIM

A obra de Stephen King se destaca pelo conto Com Sangue, agradando muito aqueles que reencontraram a personagem Holly Gibney, presente na trilogia Mr. Mercedes. Você não precisa ler a trilogia para entender o que está acontecendo, mas como disse mais acima, esteja preparado para os spoilers caso passe o conto na frente.

O telefone do Sr. Harrigan foi uma grata surpresa, mostrando o desenvolvimento de uma amizade tão improvável e rendendo uma adaptação tão boa quanto na Netlfix, mas isso é assunto para outro post.

Rato por mais que tenha um clima calmo, envolve o leitor que quer saber se o bloqueio criativo do autor será superado e do que ele está disposto a abrir mão para ter o livro publicado.

A vida de Chuck traz um conto criativo, na medida que se mostra ser o mais fraco. Dividido em três partes, ele é totalmente desnecessário e o desenvolvimento frustrante, partimos do nada para o nada.

No geral, Com sangue divide opiniões desde o lançamento, a verdade é que com um autor da classe do Stephen King ficamos mais exigentes, mas a leitura em si se mostra muito satisfatória, com os altos e baixos presentes em um livro de contos. Nele temos amor, amizade e outros elementos que deixam o sobrenatural em segundo plano, mantendo a dose certa de suspense em contos que são muitos distintos entre si, então permita-se.

Julia.Ferraroli 30/09/2021

4 contos simples, mas contagiantes e todos bem diferentes entre si. Não é o melhor livro de contos do King mas também não deixa a desejar
Larissa Alferes 30/09/2021minha estante
Vi esse livro em inglês mas não tive coragem nem de começar?

Julia.Ferraroli 30/09/2021minha estante
As histórias são bem simples e leves de ler. Recomendo apesar de ter outros do King que gosto bem mais

Larissa Alferes 04/10/2021minha estante
Obrigada! Quais que você gosta dele?

Julia.Ferraroli 04/10/2021minha estante
Eu gostei bastante de Salem, o iluminado, misery e trocas macabras

Larissa Alferes 05/10/2021minha estante
Obrigada!!!

Rogéria Martins 29/01/2024

Com Sangue ou Com Decepção?
Tenho certeza que serei linchada por causa da resenha, mas tudo bem.

Eu tinha TANTA expectativa com esse livro de contos do King, justamente porque logo na sequência seria o livro da Holly (minha personagem favorita dele!) mas fui negativamente surpreendida.

Tudo o que posso dizer é que falaram com tanto gosto ao me apresenta-lo e dei de cara na parede COM FORÇA. Os contos são bem medianos, com a proposta de "terror" (mas que não dão susto de forma alguma, nem nas moscas da minha casa), para ser sincera só o conto da Holly - de mesmo nome do livro - que deu um pouco de dignidade para o livro num geral. De resto, completamente dispensável.

Que pena.

Rogéria Martins 29/01/2024minha estante
Pedro, estou pensando em abandonar o barco do King ?

Pedro 29/01/2024minha estante
Sério? Já tive algumas decepções com o velho, mas tive muito mais satisfações. Entretanto, eu confesso que já faz dois anos que não leio nada dele.
Você já leu Joyland ou Dr Sono? São livros muito bons.

Rogéria Martins 29/01/2024minha estante
Ainda não li esses, Pedro! Ganhei O Iluminado mas perdi em alguma mudança e nunca mais comprei.

Dele já li: Ascensão, Mr. Mercedes, Achados e Perdidos, Último Turno, Outsider (que odiei ?) e Com Sangue. Tava com esperança de chegar ao livro da Holly.

Pedro 29/01/2024minha estante
Ah, poxa, você começou pelos livros recentes dele.
Leia primeiro os clássicos. O Iluminado, O Cemitério, It - A Coisa e etc.
Desses que você leu, eu só li Mr Mercedes, que gostei muito.

Rogéria Martins 29/01/2024minha estante
Isso que dá seguir indicações erradas, Pedro. ?
Eu gostei do Mr. Mercedes e só ?

Pedro 29/01/2024minha estante
Mr Mercedes é realmente muito bom.
Agora se você quer se apaixonar pelo King, eu recomendo demais Joyland. Diferente da maioria dos livros do King, Joyland não é um livro de terror, apesar de ter alguns elementos de terror. É mais uma história intimista e tocante. E tem um final de fazer o chorar o coração mais empedernido (eu).
E é um livro bem rápido. Acho que tem menos de 200 páginas.

Rogéria Martins 29/01/2024minha estante
Pedro, vou tentar só por causa do seu conselho.
Não sei quando, mas vou!

Muito obrigada pela dica!

Fechado. ?

Núbia Cortinhas 30/01/2024minha estante
Amiga, não há mal algum em reconhecer que tal autor não é seu estilo. Eu acho que vc tem uma vibe mais clássica. Mas é isso aí, vc só vai saber se gostou de tal autor se lê-lo. Eu super gostei desse livro, gostei da amizade do senhor Harrigan com o menino, dele ensinando o valor da leitura; me emocionei no segundo conto com a dança na rua ao solo da bateria e me identifiquei com a mãe do personagem que dançava sozinha na cozinha, teve os momentos de suspense que aí que está o elemento terror ( que necessariamente não precisa dar medo, mas o King também é mestre do horror, que desperta o nojo. Daí o porquê dele citar bastante as secreções humanas, o fedor humano...). Claro que às vezes ele pega pesado na violência, exemplo no primeiro conto. Isso também é um elemento do terror e do horror. É que nos filmes a trilha sonora ajuda a compor o cenário, o clima de suspense tbm. Mas amiga, é isso aí... Livro é que nem filme, perfume, música... cada um com seu gosto. E vamo que vamo!! ?

-Rafaela 30/01/2024minha estante
Rô, cada dia que passa sinto menos vontade de ler King. Obrigada por esta resenha, parabéns! ?

Gleidson 30/01/2024minha estante
Amiga, faço eco das suas palavras... "Dispensável".

Rogéria Martins 31/01/2024minha estante
Núbia, minha amiga querida! Agradeço imensamente pela paciência de vir comentar aqui. Você deu uma aula!
Sei o quanto você gosta do King e poder ver seu comentário de uma forma tão sensata me deixou muito feliz, não esperava menos de você! ???

É como a Joice me disse recentemente: somos uma grande família eclética, cada um com seu gosto literário e é isso aí! Vamo que vamo! ????

Rogéria Martins 31/01/2024minha estante
Rafa, eu que agradeço pelo comentário, lindeza! ?
O King é bem peculiar, sinto que tudo dele é 8 ou 80 ??

Rogéria Martins 31/01/2024minha estante
Gleidson, o King não é pra gente mesmo, amigo! ?

Gleidson 31/01/2024minha estante
Definitivamente, não mesmo! No meu caso, já abandonei há séculos. ?

Livia Barini 01/02/2024minha estante
Faço coro as palavras da Núbia e da Joice, nem todo autor nos agradará e tudo bem. Vamos seguir juntos, cada um com seus gostos literários. E bora ler, sendo feliz.

Suelen 10/04/2021

Com Sangue
Estava ansiosa para ler esse livro, mas confesso que fiquei decepcionada ao perceber que era um livro de contos.

Os contos são maravilhosos com uma característica meio macabra em todos.
Karina599 10/04/2021minha estante
Também não sabia que é um livro de contos.

Ju Rocha 28/01/2023

Posso dizer que tudo o que ele escreve é bem peculiar para um leitor. Seja de romance, seja de terror.
Esse livro trás 4 contos que São ótimo de ler e se interpretar.

otxjunior 28/01/2022

Com Sangue, Stephen King
Por ordem de preferência das novelas: A vida de Chuck, ambicioso em conceito e estrutura; Rato, de rato; O telefone do Sr. Harrigan, mais uma vítima de bullying aspirante a escritor; Com sangue, peça publicitária da trilogia Bill Hodges.