Academia de Heroínas da Vida Real

Academia de Heroínas da Vida Real Úrsula Antunes...

Resenhas - Academia de Heroínas da Vida Real

Talita 16/05/2021

Sinceramente não sei como falar dessa antologia que mexeu tanto comigo, onde a maioria dos contos, crônicas e poemas me levaram as lágrimas e outras vezes, me deixaram com um sorriso enorme no rosto. ?
"A academia de Heroínas da vida real" é uma antologia cujo tema são mulheres inspiradoras,  extraordinárias, reais ou não, que batalharam contra o machismo, preconceitos, violência e pobreza, mas que não desistiram, deram o seu melhor. ?
Foi difícil decidir quais foram meus favoritos, mas o conto da autora P. Rodrigues, "O breve reconhecimento da indiferença", fez uma enorme diferença no meu dia, além de se tratar de um tema que ando pesquisando atualmente, que são as bruxas das noites, mulheres que ajudaram  as tropas masculinas soviéticas na segunda guerra mundial mas que nunca são citadas  e não receberam o reconhecimento que mereciam.?
Enfim, uma antologia rica, inspiradora e que merece um destaque por toda grandiosidade.?
Parabéns as autoras, suas palavras me inspiram e deram a força necessária para seguir em frente e não desistir. ?
"A vida é academia nesses enredos. E as super-heroínas são elas. São vocês. Inspiradas e inspiradoras. Tal qual cada uma de nós."?

Maíra Marques | @literamai 29/12/2020

Siga: @literamai
⚔ ❝Às vezes precisamos ir contra o que todos esperam de nós pra sermos quem nascemos para ser. Geralmente nunca esperam muita coisa... Você sabe.❞

⊰⊹ "Acadêmia de Heroínas da Vida Real" é uma antologia da @ed_delirium organizada pela @cami_pelegrini e recheada de mulheres talentosas!

A proposta dessa obra é fazer com que cada autora conte a história de sua própria heroína. E como aprendi com essa antologia! Conheci mães e avós tão fortes quanto a minha e prestigiei histórias como a de Yeva e Diana Foley. Histórias que marcaram nossa vida, a maioria desconhecidas, mas que não fazia ideia da importância e a marca em nossa história.

Não há dúvidas sobre o quanto as mulheres sofreram e sofrem até hoje em busca de uma sociedade igualitária, e esse livro é sobre isso! Nos leva ao íntimo, nos força a visualizar o passado que- em muitos casos- não foi fácil. Como era a vida de sua bisavó? Como ela encarou a sociedade em que vivia?

Ao encerrar a leitura eu estava ciente de que não era mais a mesma. "Conheci pessoas" e visitei minhas próprias raízes. Emocionada e ciente de que nossa luta continua! Antologias como essa são necessárias para não nos deixar esquecer a realidade.

Dentre os contos, os que mais me emocionaram de alguma forma durante a leitura foram:
▪︎Joaninha - Babi Lacerda;
▪︎Abra a Porta - Brenda Guedes;
▪︎A Primeira Estrela - Deborah Vieira;
▪︎Palavras que Transformam - Laís Costa;
▪︎O Legado dos Efêmeros e a Solidão dos Eternos - Thais Cima;
▪︎O Canto da Maré - Úrsula Antunes.

site: https://www.instagram.com/literamai

isabel 21/09/2020

notas de leitora e autora
um livro recheado de histórias lindas e tocantes feito por um time incrível de mulheres. escrevi uma poesia para essa antologia e tive e tenho o prazer de ser leitora também.