Questões de viagem

Questões de viagem Elizabeth Bishop

Resenhas -

Lana 28/12/2023

"Questões de Viagem" é uma coleção de poemas de Elizabeth Bishop, uma poeta notável do século XX. Sua obra é considerada monumental e concisa, com apenas 101 poemas publicados em vida.

Julia.Nalio 06/07/2023

Sei lá... não foi ruim, só não foi o meu tipo de livro. Gosto de poemas, mas esses não foram nada demais pra mim e não sei o que pensar sobre os poemas sobre o Brasil.

Gecosta 03/07/2023

Um livro de poemas ok
Nada muito fantástico, alguns até me causaram um pouco de tédio mas talvez por não se tratar de um gênero que gosto e estou acostumada.
Porém, seguimos lendo livros diferentes em 2023.

Clara 24/06/2023

Curioso, caótico e familiar
De todas as coisas que podem ser ditas sobre esse livro, certamente, uma delas é como ela foi ineperado. E provavelmente isso soa estranho ou simplesmente ambíguo. Mas não tenho palavras para descrevê-lo de outra maneira. Minha primeira leitura da Elizabeth Bishop; nunca li nada parecido e isso não é ruim, mas também não necessariamente bom para todo mundo que tenha a experiência dessa leitura. Estou acostumada a poesia sobre pessoas e sobre corpos e sobre almas e infinitos e o intangível e o subjetivo;

Certamente há muita subjetividade nesse livro, mesmo sendo, encarecidamente peço paciência em sua leitura porque - embora o seu título seja uma boa dica - ele é lírico em descrever lugares e apartir disso contar a história de pessoas, relatos tão mundanas quanto reais e caóticos.

Tendo dito isso, é preciso dizer que o livro é dividido em duas partes: 'Brasil' e 'outros lugares'. Embora em um primeiro momento os textos tenham me causado certa estranheza foi muito gostoso de ler a primeira parte do livro, foi familiar, curioso ler esses sentimentos de uma pessoa com uma carga histórica e geográfica diferente da minha e as vezes alheia a uma realidade que em algumas ocasiões foi a minha, da minha familia, da minha vizinha, do meu lugar. Ao mesmo tempo que a própia consiência da existência desses momentos mostre algo a mais, e vale pensar em como nós que estamos alheios a nós mesmos e aos "nossos lugares", essas visões dislumbram.

Não sei onde, mas recentemente li sobre o desejo de pertencer a algum lugar, e foi isso que senti lendo a primeira parte desse livro. Não me conectei tanto com a segunda parte, mas o sentimento de procura de um lugar ainda se fez presente.

Foi um prazer conhecer Elizabeth Bishop; diferente, porém certamente vou ler mais de seus textos.

Carla 20/09/2022

Esse livro não me prendeu
Talvez eu só não tenha desenvolvido certa capacidade de compreender o que Bishop queria passar

Daniela 25/11/2021

Boa poesia
Eu comprei este livro porque tinha lido um poema sobre a perda, mas ao ler as outras poesias fui perdendo um pouco a empolgação. Achei difícil ler um livro de uma perspectiva tão burguesa sobre o Brasil.
É bom. Mas não é maravilhoso.

Priscila 28/02/2021

Aprecie
Não sei o que dizer!
Poemas são difíceis de interpretar, porém a sensação é de ter gostado de lê-los.