Ideias para adiar o fim do mundo

Ideias para adiar o fim do mundo Ailton Krenak

Resenhas -

adjalina.menezes 22/04/2024

Trata-se de uma palestra de Ailton Krenak transcrita. O principal destaque para mim foi a visão de humanidade do autor, ressignificou alguns conceitos.

Gustavo.Morsch 20/04/2024

Leitura indispensável
Leitura rápida mas impactante. O Krenak se torna a cada dia mais fundamental para os dias de hoje.
Mesmo sendo um tipo de escrita totalmente diferente do que estamos acosutmados, o texto flui naturalmente.

att_mx 13/04/2024

Esse livro é uma transcrição de trechos de uma palestra.
Não é o tipo de leitura que eu curto.
Porém Krenak é incrível e necessário. Pretendo ler outros livros dele.

Mar 08/04/2024

Adiar o fim é todos os dias
Como muitos discursos transcritos este traz uma linguagem da fácil acesso e entendimento. Sucinto, direto e perfeitamente afiado em seus apontamentos.

Krenak conhece bem a trama de suas referências e as agonias de nosso mundo, culminando em falas efetivas. O único ponto negativo é que o discurso assume o saber do ouvinte; não pode ter notas de rodapé. A edição física tanto pode quanto deve, tornaria-se um volume rico não apenas em discussão mas referências de expansão.

MoniQue 07/04/2024

Humanidade.
Conteúdo interessante, porém curto. Infelizmente, enquanto o homem não entender que a Terra é nossa mãe, nosso Deus, estará apenas antecipando seu próprio fim. Assim como é citado no final do livro: "O mundo começou sem o homem e terminará sem ele." Podemos abusar e destruir este planeta, e como um corpo doente, ele adoecerá e depois nos expulsará daqui. Com o tempo, ele renascerá, mas nós não estaremos aqui para testemunhar. Seremos o vírus extinto.

Jessyca 31/03/2024

Livro que aborta questões pertinentes sobre passado , presente e futuro. Tendo em vista, o título do livro, o mesmo leva a questionamentos importantes sobre atitudes que podem levar ao fim, contudo, levam a reflexão de como podemos mudar certas atitudes e respeitar os povos originários e o seu espaço cultural e social de forma justa e igualitária.

brigitte4 15/03/2024

Ideias para adiar o fim do mundo
Adorei o formato do livro, a maneira pela qual é criticado o consumismo e a sociedade atual. muito interessante.

palomavisconti 15/03/2024

Uma porrada no nosso estômago
Neste livro, relato de palestras proferidas em Portugal, Krenak nos convida a cair no abismo. Esse abismo que a dita "civilização" e "humanidade" construiu com a lógica mercantilista e extrativista que estamos inseridos. Os povos originários possuem uma outra visão de mundo. Somos parte do mundo. Eu e natureza não são desconectados. A natureza não é um recurso, mas parte de nós e nós somos parte dela. Somos uma coisa só: homem-natureza. Ideias para adiar o fim do mundo é uma provocação de Krenak sobre essa lógica de que o mundo está acabando e precisamos salvar os seus recursos. Os indígenas tem visto seu mundo acabar há 5 séculos, nas tentativas do Ocidente de "Civilizar" os povos "selvagens". Eles resistem há 5 séculos. Será que nós conseguiremos resistir? É a preocupação que ele coloca agora com o homem branco. Um livro necessário e reflexivo sobre o nosso papel como filhos de Gaia.

Cecília Alves 12/03/2024

Esse livro é muito bom. Por não ter muita experiência com esse tipo de escrita me perdi em algumas partes, mas no geral foi uma leitura muito boa.

Duda.Righi 29/02/2024

"o mundo começou sem o homem e terminará sem ele."
Penso que todos deviam ler este livro para entender melhor sobre o ponto de vista da sociedade indígena em torno do que vem ocorrendo contra os mesmo, desde a invasão no Brasil.Assim como, acredito q todos deviam dar uma chance e ouvir o q eles tem a dizer a respeito da nossa "humanidade". Com uma leitura descomplica, este livro manifesta uma preocupação com o fim do mundo, ou seja, o fim da nossa espécie, assim como sugere o título do mesmo. Fruto de palestras, krenak nos faz refletir em torno de atitudes capitalistas, exploradoras, materialistas e consumistas e como isso tem afetado nossa casa, nossa terra mãe! de forma que estamos cavando nossa própria cova (não só o da sociedade indígena ou da "humanidade" mas todo tipo de vida presente neste mundo) e eu não discordo disso.

Thi Acrisio 25/02/2024

Krenak
Eu gostei da leitura, levei ele em uma viagem a cachoeira, é curto, é feito a partir de duas palestras do krenak, tem uma mensagens questionadora sobre o futuro e o que estamos fazendo hoje para existir um. Vindo de uma liderança indígena é um alerta enorme, que precisamos urgentemente nos atentar. Achei incrível a descrição sobre a importância e como é a relação indígena com a natureza, como um membro da família. Rápido, curto e direto.

Bernal 21/02/2024

Acredito ser uma obra necessária para literalmente plantar a sementinha da consciência socioambiental que precisamos ter, e com muita urgência. A riqueza do conteúdo se reforça com citações a outros trabalhos voltados para isso. Além de tudo, o livro é de uma escrita muito acessível e fluida, facilmente compreendido por qualquer pessoa.

Resenha completa no IG @be.thereader

Lilian 13/02/2024

Importante conhecer a visão de um índio e a sua relação com a terra. Em outra palestra questionou-se sobre "humanidade". Livro necessario para se começar a pensar nos assuntos pela visão indigena.

Monezr 09/02/2024

Livro curto e pequeno, mas com um conteúdo de muitas reflexões. O livro foi feito a partir de uma palestra do autor em Lisboa em 2019.

Leitorconvicto 16/01/2024

Outro olhar
Cultura é uma lente para ver e entender o mundo. Nesse livro recebemos outro olhar para ver o mundo pela visão dos povos da floresta