O tempo entre costuras

O tempo entre costuras María Dueñas

Resenhas - O tempo entre costuras

Taimá 06/11/2022

Amo protagonistas mulheres de época sofridas
O pano de fundo histórico e geográfico é interessante. O arco da personagem tbm, mas o final dela deixou a desejar.

Danielle.Oliveira 29/10/2022

Envolvente
Uma narrativa que apresenta grande contexto histórico em meio a guerra.
Uma história envolvente, com personagens emblemáticos e muita oportunidade de reflexão e conexão.

A superação de Sira em meio a tantas reviravoltas de sua história é algo que me marcou muito. Sua delicadeza e feminilidade andam juntas e misturadas com uma mulher forte e perspicaz.

Por vezes era difícil respirar entre um capítulo e outro, na expectativa de saber o que vem pela frente.

Enfim, amei. Leria novamente!

Anne 18/10/2022

Fiquei 3 anos pra terminar esse livro, não me prendeu em nada e no final foi tão água com açúcar quanto parecia ser.
Bruna 12/01/2023minha estante
SIMMM, eu fiquei 1 ano lendo ele e não me prendeu nadaa

Laura 17/10/2022

simplesmente o melhor livro da minha vida!!!
o livro que me tornou leitora! simplesmente o melhor da minha vida e o meu maior xodó do mundo, nem indico pra ninguém de tanto ciúmes que sinto desse livro rsrsrsr amo amo amo

Nivia.Oliveira 29/09/2022

Lembra o filme Casablaca: Sira é uma mulher espanhola que encontra refúgio em Tanger, no Marrocos e passa a administrar um atelier de costura. Calejada de seus fracassos amorosos, ela se transforma numa espiã internacional que envolve a Espanha e os Nazistas.

Dessa forma o livro fala mais da Espanha do que do Marrocos. Mas Sira passa pelas cidades de Tanger e Tetouan citando vários atrativos como teatro Cervantes, mercado Chicoa, Grande Mesquita, Cassino Espanhol, Porta da Rainha, Pico das Monas e outros.
Outro fato interessante é a mistura de culturas do país devido às diversas influências deixadas pelos povos que ali passaram. Tenho a impressão de que o Marrocos era a “casa da mãe joana” da Europa: todo mundo querendo um pedaço devido à proximidade. Tanto que Tetuán foi o Protetorado Espanhol 1912; ânger em 1923 foi declarada zona internacional se transformando num refúgio para quem fugia da II Guerra Mundial e a Guerra Civil Espanhol ( 1936-39) e Casablaca refúgio Protetorado Francês em 1940.

O que não gostei: uma inglesa, Rosalinda, que tem um relacionamento com um político importante, tira o brio da protagonista. Isso no meio do livro o que refreou a leitura.

O que eu mais gostei foi a forma nada usual para escrever as mensagens secretas. Que tem a ver com o fato dela ser costureira. A necessidade é a mãe da criatividade!

Jamile.Almeida 14/09/2022

A recruta
Sira é filha de uma costureira e herda primorosamente o dom da mãe solteira.
Sobre a costura e moda do livro, Maria Dueñas realmente fez um trabalho primoroso? as descrições sobre, moldes, cortes, pontos, vincos? são de quem sabia muito sobre o assunto. Alem da pesquisa riquíssima sobre a moda da época.
Elas estão numa Espanha conflituosa no meio de uma guerra civil e Sira cai nas graças, garras e lábias de um cafajeste.
Vive um mundo de luxo e luxuria, abandona sua mãe, noivado estável, futuro pacato e se muda para Marrocos com o seu querido ?171?.
Largada sozinha, roubada, grávida, endividada e com risco de ser presa, sua vida muda completamente. Maria Dueñas jogou todas as tragédias nessa ponto de guinada dessa mulher, acredite? senti que ela forçou um pouco as amarguras da sia protagonista? tipo: esta ruim demais para acreditar!
É preciso costurar pacientemente uma nova história. Daí vemos a ajuda do destino, a segunda guerra de palco, uma dona de pensão, um vizinho-anjo e seu olhar observador de costureira.
Li esperando um romance histórico em meio as tramas dos espectadores da segunda guerra, com um caso de amor arrebatador.
Bem, as relações políticas são bem construídas, espionagem, tramas entre aliados e eixo? mas o casal? o casal não funciona! Sao frios/gelados! Um bordado mal feito e sem arremate?
Me decepcionei nesse ponto (de cruz)? a história deles podia ser melhor amarrada para que crescesse? o final e o casal não me convenceu tanto assim?

camibender 12/09/2022

Aiiiii Sira do meu coração ?
Me pareció una novela emocionante!! Ella es una genia, se animó a cosas increíbles! Quede encantada como ella pudo con todas las dificultades, encontrar un camino! La matutera fue una súper compañera y aliada! Marcus te amo! Quiero que aparezca alguien así en mi vida ??

Marcelha.Leone 01/09/2022

Cheguei a esse livro por indicação de uma amiga. Achei o começo meio "arrastado", mas ainda assim insisti. Pouco depois do meio a leitura ficou fluída. No geral gostei. Agora quero assistir a série.

Thamiris.Treigher 22/08/2022

Daqueles que te prendem do começo ao fim
Sabe aquele livro que te prende do começo ao fim? Que, enquanto você não está lendo, passa o dia pensando nele? Que a história vai criando mais e mais camadas e todas vão te fisgando? É isso que ''O Tempo Entre Costuras'' foi pra mim. E com um pequeno detalhe: eu já conhecia a história porque tinha assistido o seriado premiado há alguns anos -- e amado. Se o seriado é maravilhoso, vocês podem imaginar então como é o livro.

Ele prende porque as personagens são extremamente bem construídas e humanas. E porque acompanhamos a mudança quase imperceptível delas a cada página, mas gigantesca ao longo das suas quatro partes. O livro é um romance histórico que narra a vida de Sira Quiroga, uma jovem costureira de família simples que vive em Madri, nos anos 1930. Ela deixa seu companheiro e seu país por causa de Ramiro, uma paixão avassaladora e muito perigosa.

O destino de Sira é repleto de surpresas e reviravoltas. Sem perceber, ela acaba virando essencial na luta contra o fascismo europeu, a ditadura franquista e o nazismo. Eu me apaixonei por cada personagem, cada um tão único e com características tão enraizadas. O inglês Marcus Logan, a autêntica Rosalinda Fox, a muambeira Candelaria... Uma mistura de ficção e realidade com aventuras, ateliês de alta-costura, traições, conspirações políticas, missões dos serviço secreto, identidades falsas e.. amor.

Alguns personagens foram inspirados em fatos reais e muitos acontecimentos foram baseados em relatos de documentários e livros de biografia. Um livro lindamente costurado e que ganhou uma continuação ano passado. Já ansiosa para ler!

karol 28/07/2022

Virou um dos meus favoritos da vida. A construção da história e dos personagens é incrível, é denso, é palpável. Maravilhoso.
Amei a personagem principal, Sira, e o crescimento imenso dela, tantas dificuldades que ela passou e a evolução que ela teve como mulher. EU AMEI. Que mulher forte, guerreira. Um exemplo de superação e evolução.

Aione 29/06/2022

O tempo entre costuras é o romance de estreia da espanhola María Dueñas. Publicado em 2009, ganhou em 2021 a continuação Sira, além de ter sido adaptado como minissérie em 2013. No Brasil, foi publicado pela editora Planeta, com tradução de Sandra Martha Dolinsky.

Sira é uma jovem costureira. Um dia, ao entrar em uma loja, ela é arrebatada por Ramiro, por quem se apaixona. É quando decide abandonar sua vida para estar com ele — sem imaginar todas as reviravoltas que teria a partir dessa decisão.

É difícil explicar a trama de Tempo entre costuras sem cair em spoilers. São tantos acontecimentos e tão bem encadeados que qualquer informação pode entregar mais do que o necessário. A escrita de María Dueñas é detalhada e primorosa, fornecendo uma gama de dados que contribuem para construir cenários e personagens com maestria, de maneira a ficarmos completamente imersos na trama e desejosos de descobrir seus rumos. Houve instantes que cheguei a me sentir sem fôlego, tamanha tensão em determinados momentos.

A narrativa se dá em primeira pessoa, desenvolvendo-se ao longo de vários anos da vida de Sira. Entre conflitos pessoais e emocionais, María Dueñas também entrega um rico panorama histórico, acompanhando os primórdios da Guerra Civil Espanhola e da Segunda Guerra Mundial. É incrível como a autora mescla ficção e realidade, além de sua escrita não ter floreios, mas ser capaz de construir passagens extremamente sensíveis e impactantes.

Para além de uma história repleta de eventos, O tempo entre costuras trabalha muito bem o amadurecimento de Sira. É fácil se conectar com a protagonista, especialmente por todos os dilemas que ela encara. O individual e o coletivo são bem contrapostos na trama, assim como personagens secundárias também são bem trabalhadas, cativando ou revoltando, a depender dos papéis que exercem.

No geral, Tempo entre costuras é daquelas leituras para se fazer com calma, apreciando cada detalhe primorosamente colocado por María Dueñas. Não foi um livro que devorei, ou mesmo que conseguia ler muitas páginas de uma vez, mas no qual me senti totalmente imersa, como se caminhando pelas ruas de Espanha e Marrocos ao lado de Sira.

site: https://www.minhavidaliteraria.com.br/2022/06/15/resenha-o-tempo-entre-costuras-maria-duenas/

Casa da mãe Joana 26/06/2022

Inesquecível
Após terminar de assistir a série corri para ler o livro e, apesar da primeira metade ter sido fiel até nos diálogos, a segunda metade eu gostei mais de como a série foi desenvolvida. Mas amei a experiência de conhecer essa história.

Anna intimista/yt 17/06/2022

Uma mulher forjada na dor
Se eu disser que fiquei alheia a esta leitura
estaria mentindo, todos os sentimentos de medo, dor, raiva em uma só personagem foi fácil . Pq Sira é terrível no início dessa história ?. Como é ela que conta sua história, dou um desconto, até pq quem nunca ?. E no final, aaah o final.. é maravilhoso! não do tipo missão impossível, mas dá naquelas últimas páginas uma sensação de perigo ?? que tanto gostamos.

Lorayne.Stinguel 29/05/2022

Recomendadíssimo
Que livro MALUCO! Eu esperando um romance e o livro deu uma reviravolta doida. Achei sensacional o rumo que tomou. Foi uma delícia de ler, e fiquei tão ansiosa que comecei a assistir a série antes mesmo de terminar de ler, porém esta me frustrou um pouco, afinal, se é baseado no livro, porque inventar algo que não existe no livro?