Os Artistas Do Crime

Os Artistas Do Crime Ngaio Marsh

Resenhas - Os Artistas Do Crime

Thiago275 14/11/2018

Razoável
A edição em que li esse romance (o sexto da autora) contém também O Jogo do Assassino, o primeiro livro escrito por Ngaio Marsh. Achei interessante por ter a oportunidade de acompanhar a evolução da sua escrita e realmente foi o que aconteceu.

O primeiro livro é apenas regular, a trama policial não é instigante, o detetive não me agradou. Ao contrário, esse sexto livro, embora tenha um número bem grande de personagens, que pode causar confusão no leitor, a trama é mais bem montada.

Estamos em um ateliê de pintura e escultura e a modelo que posa para os alunos de Miss Agatha Troy é encontrada morta espetada com uma faca criativamente colocada no trono em que ela se deitava. Mais um caso para o detetive Roderick Alleyn que, coincidentemente, já havia conhecido Miss Troy no navio em que voltava de suas férias na Nova Zelândia (e que pelos diálogos dos personagens, parece que rendeu um livro por lá também).

Achei o detetive Alleyn bem mais palatável nesse livro. A autora conseguiu dar mais humanidade ao personagem, um pouco pelo interesse dele por Troy (coisa imprudente e erro grotesco, pois ela era uma das suspeitas) e um pouco por sermos apresentados à mãe do detetive, uma senhora bem simpática e esperta. Gostaria que ela tivesse mais espaço na trama.

Enfim, um livro razoável para passar o tempo, mas Ngaio Marsh, embora tenha um estilo muito parecido com o de Agatha Christie, está muito longe de conseguir tirar o fôlego dos leitores como a Rainha do Crime fazia tão constantemente.

Biaaa. 10/10/2021

Interessante
Não se compara a Rainha do Crime como muitos dizem, mas é uma opção interessante. Os crimes são bem arquitetados e você se pega querendo descobrir mais, mas o final é meio decepcionante.