Histórias do Povo

Elania 18/05/2021

Você decide!!
Histórias do povo
Raquel Machado

Histórias do Povo é um livro construído brilhantemente em que permite a interação e participação do leitor no destino final de cada conto. Pensado no formato de jogos de RPG, a autora cria uma cidade fictícia que em algum momento e em algum conto, os personagens se interconectam, assim como uma teia, uma grande rede de computadores, com seus habitantes e estabelecimentos.
A cidade chama-se Cotidiana, pois os eventos que nela ocorrem serão fatos que podem acontecer no dia a dia de qualquer pessoa, inclusive, alguns eventos aconteceram com a própria autora em situações bem humoradas e divertidas. Serão 24 contos de Janeiro a Dezembro, cada conto terá 2 opções de finais para serem escolhidas.
A autora fez um mapa da cidade e da árvore genealógica dos locais e dos habitantes, tudo muito bem arquitetado e organizado, para o leitor montar esse incrível quebra-cabeça.

Amei esse livro. Muito divertido! Parabéns!

Celina 30/04/2021

Muito interativo!
Com uma narrativa leve, fluida e totalmente envolvente, o livro é composto de vários contos, na qual o leitor possui a liberdade de escolher qual será o final das determinadas histórias. A forma dinâmica na qual a autora empregou os finais, interagiu completamente com a nossa imaginação, nos deixando totalmente na curiosidade do que irá acontecer aos personagens.
Esses dois lados apresentados, são dúvidas que acontecem normalmente no cotidiano, o que muitas vezes iremos colocar nossa consciência se aquilo será certo ou errado no momento em que optarmos por uma das opções.
Os personagens foram muito bem trabalhados, passando o mesmo sentimento se fossemos nós vivenciando aquela situação. Ademais, cada conto é interligado, sendo que em uma parte vemos um personagem sendo coadjuvante, sendo que no capítulo anterior era o principal; amei essa parte!
O conto que mais me tocou foi o do bilhete premiado, pois José mesmo necessitando daquele dinheiro, que resolveria todos os problemas de sua família, colocou a sua honestidade e humildade em primeiro lugar, porque infelizmente são poucas as vezes que alguém iria optar pela primeira opção. Ps: no final do conto mostra qual é a opção, não vou falar para não quebrar a mágica da interação.

Evans 28/04/2021

Super inovador, vale a pena ler!
Esse livro traz uma antologia de 11 contos, independentes entre si, além de ser separado por meses (janeiro até junho), ele traz um diferencial: os leitores podem escolher o final da história, dentre duas opções. Cada conto vem com situações do dia-a-dia que a gente pode já ter passado ou visto alguém passar, por isso a cidade onde se passa o livro se chama Cotidiana. Algumas histórias se entrelaçam, pois em algum momento, um determinado personagem faz uma pequena participação em outro enredo.

Essa obra surgiu a partir de um projeto criado no ano de 2012, até chegar no produto final, ele foi polido e aprimorado. Lembrando que as histórias foram divididas em 2 livros, esse é o primeiro de uma duologia. É também um livro curto, não tem nem 200 páginas, mas é bem escrito e envolve o leitor de uma maneira incrível do começo ao fim. A experiência de leitura foi muito boa, pois é o primeiro livro nacional na qual temos dois finais, geralmente um deles não é feliz ou não é como imaginávamos, porém eu super recomendo, não vai se arrepender.

@jurietjens 04/04/2021

Ótima antologia!
Eu nunca tinha lido um livro onde vi pode escolher os finais e achei muito criativo! foi uma experiência bacana, especialmente porque autora da opções bem diferentes para você concluir a história. Gostei bastante, li bem rápido, porque as histórias são curtas, bem escritas e divertidas! Recomendo demais que todos conheçam os moradores de Cotidiana.

Bianca 23/01/2021

Livro super gostosinho
É uma leitura gostosa e ao mesmo tempo instigante. São vários contos de janeiro a junho, que acontecem com personagens e lugares que se interligam. Além do mais a autora ainda deixa sempre uma pergunta no final para escolher como a gente quer finalizar aquele conto.

Acabou se tornando uma leitura muito divertida, apesar de alguns finais trágicos. Me identifiquei com alguns personagens e histórias e ainda fui completando um diagrama disponibilizado pela autora sobre como cada personagem se interliga

Gabi Farias 11/01/2021

Por que 2 finais?
O livro inicia de uma forma interessante, mas a ideia de 2 finais para cada história me deixou bem confusa. Além do mais, a questão de ter personagens interligados entre as histórias não fez diferença algum. Não lembrava no decorrer dos contos, e como a autora não relembrava de qual história era, acabou ficando confuso para mim também.

Isabelle 31/12/2020

Um livro, no qual você determina o final de cada conto
Histórias do povo ? Raquel Machado
Descrição: Você está pronto para definir a trajetória de vida dos personagens desse livro?
Cotidiana é uma cidade que possui cidadãos peculiares e histórias interessantes. Através dos contos desse livro vamos conhecer esse lugar, seus moradores e suas ligações. De Janeiro a Junho, ficaremos em frente a questões amorosas, financeiras e morais e é você, leitor, que definirá o desfecho de cada uma delas.
Com situações divertidas e baseadas em fatos reais, prepare-se para vivenciar com os personagens as decisões que enfrentamos no dia-a-dia. Embarque nessa aventura e surpreenda-se com o poder que escolhas simples podem ter sobre nossa vida.
Devo admitir que essa proposta de escolher o final de cada conto me deixou bem curiosa, e não me decepcionou. O livro em si é bem curto e de fácil leitura, e ao final de cada conto temos 2 possíveis finais e os seus diferentes desfechos.
Os contos apresentados no livro são todos interligados de alguma forma, em alguns conhecemos personagens que trabalham na mesma fábrica e frequentam o mesmo restaurante ou a mesma cartomante. As situações apresentadas são únicas e algumas até engraçadas.
No momento que terminei o livro, me perguntei o que faríamos se tivéssemos a possibilidade de escolher desfechos para cada história que vivenciamos.

Mayra.Thayane 01/12/2020

RESENHA: HISTÓRIAS DO POVO ? RAQUEL MACHADO
Bem-vindo (a) a Cotidiana, uma cidade normal como qualquer outra. Cheio de pessoas com histórias que poderiam ser reais, com suas vidas agitadas. Aqui vidas se cruzam, existem encontros e desencontros, paqueras e casamentos, lugares mais badalados da cidade e outros sendo inaugurados, além de tudo Cotidiana é um lugar onde decisões precisam ser tomadas.
Isso mesmo, aqui você leitor é convidado a ser condutor de cada uma das histórias que serão narradas, somente você tem o poder de decisão. A vida de muitas pessoas e finais felizes ou não está em suas mãos.
Nesse livro mágico nos deparamos com diversos contos, cada capitulo é uma história diferente, com personagens diferentes ou não, e um caso onde você é o juiz e precisa dar o veredito final.

...

- O que mais me cativou foi a maneira que a autora soube inovar em um livro. Sabe aqueles livros de RPG onde você pode jogar solo ou com seus amigos e ele te dar o poder para escolher as ações dos personagens, eles são conhecidos como livro-jogo, e eu adoro. E esse livro me ganhou por isso, por trazer essa boa lembrança do passado, e trazer personagens com histórias que poderiam ser reais, com potencial para ser a sua ou a minha história. Afinal, que leitor nunca quis mudar o final de um livro? Então sem mais delongas, bem-vindo (a) a Cotidiana!

@vicios_e_paixoes 01/12/2020

Inovador, emocionante e divertido!
Nossa!
Fiquei encantada com esse livro logo quando li a primeira resenha dele, achei a proposta da autora bem inovadora. O livro é tão envolvente que só dá vontade de parar quando termina. Pense em uma leitura leve, emocionante e divertida, que assim que você termina um conto já quer ler o próximo. Sem contar que são contos bem curtinhos.
No final de cada conto nos deparamos com duas opções de finais e normalmente temos que escolher apenas um. Mas como eu fiquei curiosa para saber os outros finais acabei lendo tudo. ?
A medida que vamos lendo, percebemos que os personagens dos contos tem alguma ligação. E o melhor de tudo é que esse livro, o conto vai até junho. Isso quer dizer que teremos outro livro da História do povo. E não vou mentir, não vejo a hora de sair a continuação.

RUDY 30/11/2020

ANÁLISE CRÍTICA E DA AUTORA
Fui convidada a participar da leitura coletiva desse livro, mas confesso que não consegui acompanhar as discussões pelo wattsap, nem cumpri os prazos, enfim, concluí que LC não é muito a minha praia. Ainda assim, li o livro e trago minha opinião.

A primeira coisa que gostei muito foi o fato que as histórias acabam se entrelaçando, porque todas as pessoas fazem parte de uma mesma cidade que aparentemente não é tão grande.

Os contos são bem elaborados, cada um narrando um fato e nos proporciona a reflexão para optar entre dois finais possíveis, achei a ideia genial, principalmente porque tem algumas situações que nos deixam em dúvida em qual final escolher. São situações delicadas e vai depender de cada experiência vivida em nossas vidas.

As personagens são bem descritas, apesar de serem contos e acabamos nos deparando com alguns personagens que já ouvimos falar em contos anteriores.

Alguns contos tem situações hilárias para quem está lendo, embora para quem tem está passando pelo problema, talvez não seja.

Recomendo a leitura, porque além de ser uma forma de escrita diferente, traz um tom mais leve e engraçado, proporcionando uma boa leitura, além do que, podemos pensar nas situações apresentadas e avaliar qual seria nossa atitude em relação a elas.

site: https://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com/2020/11/resenha-54-historias-do-povo-literatura.html
Michelle 11/09/2021minha estante
Lcs são boas mas as vezes o ritmo é acelerado demais.
Gosto de contos se entrelçam

Angela Cunha 27/09/2021minha estante
Rudy do céu rs eu super te entendo nisso de Lc's rs
Eu descobri que não funciono com elas, mas não funciono mesmo. Estou em alguns grupos, mas vou sair de tudo. Dou conta não rs
E hoje mexem demais com sprint de leituras e eu? Tenho tempo não.
Mas oh, eu amo contos, ainda mais quando há muito bom humor!!!
Beijo

Kell 28/11/2020

Incrivelmente cativante
"Cabe ao leitor decidir o final da história"

Nessa coletânea de contos temos uma cidade, Cotidiana, em que todos os contos se passam nela, de modo que alguns personagens se conhecem.

Cada conto, em seu final, tem uma decisão a ser tomada e duas escolhas.

É muito interessante essa característica do livro e nos faz refletir algumas escolhas reais da nossa vida também. Os assuntos tratados são coisas do nosso cotidiano, muitas das vezes.
A não ser por um ou outro detalhe, como certas expressões e uso de palavras que eu, particularmente, achei levemente ofensivo, a escrita é ótima. A autora sabe como nos envolver - e faze rir, afinal são histórias leves, rápidas e divertidas.
Eu super indico Histórias do povo.

Samantha.Baggio @leiturassa 25/11/2020

Essa coletânea de contos da Raquel foi tão gostosa de ler, além de trazer assuntos do nosso cotidiano que eu sei que você vai identificar como algo que já passou ou viu alguém passar, somos presenteados com uma escrita super leve e fluída mesmo nos momentos de drama, tensão, escolhas difíceis, mas também teremos situações hilárias impossíveis de conter o riso, e sabe o melhor você que vai decidir o final!
Sim tem dois finais, como boa indecisa eu li os dois kkkkk e depois escolhi o preferido, mas digo pra vocês que terão contos que os dois finais são tão bacanas que é impossível escolher um só!
No decorrer do livro você vai identificar que alguns personagens e locais se repetem, então fiquem de olho?
Sabe o melhor de tudo vem mais um "semestre" de contos por aí.
Se você quer um livro descontraído e super rapidinho de ler te recomendo muito esse, para quem embarcar nessa Bem vindos a Cotidiana!?

Alexsandra 23/11/2020

Amei esse livro!!! - Fernanda Isa @colecaoderesenhas
Esse livro é bem diferente de tudo que já li. Não é um livro centrado em uma única história, pelo contrário, ele conta a história de várias pessoas, e as escolhas que elas tomam durante suas vidas, seja amorosa, financeira, dentre outras, mas sempre de forma lúdica e delicada.
O livro se trata de uma série de contos, independentes entre si, mas que se conectam em algum ponto, as histórias se misturam. O que eu achei mais incrível, foi o fato de ser histórias baseadas em fatos reais, além do mais, a autora possibilita que o leitor faça parte das histórias, pois pode escolher, dentre duas opções, qual seria o desfecho da história.

É um livro curto, não tem nem 200 páginas, mas é bem escrito e envolve o leitor de uma maneira incrível.

Van Siqueira 07/11/2020

Histórias do Povo de Raquel Machado
Neste livro conhecemos a pequena e agradável cidade Cotidiana. Um lugar com gente como nós, que vive uma vida comum e faz coisas comuns. E é aí que está a graça deste livro, pois ele traz contos que facilmente podemos nos identificar, causos que nós mesmos podemos ter passado em algum momento. Contos que retratam o cotidiano.

A autora teve uma excelente ideia para este livro de contos, pois além dos contos se passarem na mesma cidade, as histórias são interligadas, e para tornar tudo isso melhor ainda, nós que devemos escolher o caminho que o protagonista do conto deve seguir.

Como a vida real, onde nós decidimos o caminho que seguiremos, no livro somos nós que decidimos isso. E precisamos lidar com o impacto que essa decisão implica. Incrível, né!

Com contos que nos fazem refletir sobre a moral e a ética, a autora nos envolve na história de forma surpreendente. Inclusive, o "Sorriso sensual" me tirou muita risada e me trouxe uma grande reflexão, quem ler vai entender.

Gostei demais desse livro, e espero ansiosamente para o livro dois.

site: https://leituraseriada.wordpress.com/2020/11/07/historias-do-povo-de-raquel-machado/

Lua 31/10/2020

Histórias do Povo
Esse livro maravilhoso e nacional, conta um pouco sobre a vida dos moradores da cidade de Cotidiana, uma cidade em que os moradas vivem vidas assim como o nome do lugar: cotidiana.
Uma curiosidade sobre o livro, é sobre a escolha dos finais dos contos, isso quer dizer que cada conto traz dois finais diferentes, e o leitor poderá escolher o final que mais o agrada, isso não é ótimo?
A escrita da autora é muito boa, os contos rápidos, e bem gostosinho de se ler, é uma leitura bem leve, e que pode ser feita a qualquer momento, indico muito para aqueles que estão de ressaca literária, ou leitores novatos, além de todos os outros leitores, pois todos merecem a experiência maravilhosa que esse livro traz.
Espero que gostem, e aproveitem essa nova leitura ?

1 | 2 | 3 | 4