Por um feminismo afro-latino-americano

Resenhas - Por um feminismo afro-latino-americano

1 | 2 | 3 | 4

Rosangela Max 11/07/2022

Leitura obrigatória.
Este livro é um grande ?tapa na cara?.
É impossível ler os textos maravilhosos da Lélia e não nos reconhecermos ali como mulheres integrantes de uma sociedade sexista, racista, preconceituosa e patriarcal.
Tenho certeza que muitas situações levantadas no livro foram presenciadas por muitos, seja em sua própria pessoa ou na pessoa de um terceiro (uma amiga, uma colega, uma vizinha, um parente etc).
É triste saber que estes textos/discursos são oriundos, em sua maioria, das décadas de 70/80 e permanecem tão atuais simplesmente pelo fato de que, apesar de muita luta de pessoas como a Lélia e como as autoras, pouca coisa mudou.
Por se tratar de uma coletânea, algumas partes de textos se repetem ao longo do livro.
O texto do discurso feito na Constituinte é sensacional!
Recomendo a leitura.
Paloma 11/07/2022minha estante
Já queria e com seu comentário quero mais ainda ??

Rosangela Max 11/07/2022minha estante

Jorlaíne 16/09/2023

Uma leitura necessária!
O livro apresenta informações contundentes sobre a segregação da mulher negra na sociedade.
Dados como o do censo de 1980 apresentam a mulher negra no fim da lista dos maiores salários.
Demonstra como as áreas destinadas a elas no mercado de trabalho são de trabalhos domésticos e de limpeza.
Ela não serve para babá, nem para recepcionista, pois ela não tem "boa aparência" por não ser branca.
Os trabalhos na televisão destinados a elas também são os de cozinheira, faxineira e trabalhadora rural. Papéis de destaque são direcionados às brancas, ou às mulatas (quando a adaptação pede uma pele não-branca).
São muitos os fatores apresentados no livro que demonstram a injustiça do racismo.
É uma leitura que vale muito a pena!

sam | @msamlima 18/01/2021

Aprende-se muito com Lélia
Lélia Gonzalez é o tipo de autora brasileira que devia ser mais lida e estudada. O livro trás artigos escritos pela intelectual em mais de duas décadas e é dividido em três partes, sendo a última de entrevistas concedidas.
É um livro importante não só pro debate racial e de gênero no nosso país, mas é um caminhar histórico recente por essas lutas e também um caminhar pela concepção do que é ser militante e as durezas, desafios e contradições que isso implica.
Por ser um apanhado de artigos escritos pra diferentes finalidades mas em período de tempo tão curso na vida de Lélia, as vezes se torna um pouco repetitivo ler várias vezes o mesmo argumento ou raciocínios semelhantes, algo comum em livros do tipo, e que também pode ser enriquecedor na garantia de que a teoria da autora seja absorvida e compreendida.
Apenas o texto que abre o apêndice deixou a desejar. De leitura mais complexa, de difícil compreensão e quebrando a construção de tudo que foi sentido com a última fala da última entrevista que encerra o livro.
Gabriela Costa | @leia_preta 21/01/2021minha estante
Eu tô terminando ele, incrível demais!

sam | @msamlima 23/01/2021minha estante
vi no seu instagram, aliás adoro te acompanhar por lá haha Lélia é incrível, já pensando as próximas leituras q vou fazer dela

laly 16/08/2021minha estante
aaaaa o final eu me senti mto contemplada, "leitura acessível" sendo que o apêndice trouxe um monte de coisa difícil, fiquei me perguntando se o restante do livro seria assim (graças a deusa não é) então realmente não casou bem esse apêndice ?

Kiki 08/07/2021

Grande feminista brasileira
Obra necessária para o entendimento do mito da democracia racial brasileira.
Lélia Gonzalez foi uma mulher fascinante e uma das mais importantes intelectuais do Brasil. Suas falas e apontamentos são tão atuais que parecem terem sidos elaborados ontem.
Dentre tantas contribuições, ela foi uma das responsáveis em fazer o movimento feminista brasileiro olhar para as questões raciais das mulheres negras.
Um livro fundamental para entendimento de nossa sociedade.
Viva Lélia Gonzalez!

Gabriela Costa | @leia_preta 13/02/2021

E a mulher negra, cumé que fica?
O mais novo livro lançado pela Cia, traz um compilada de artigos, entrevistas, discursos e conferências de Lélia Gonzalez. Uma das maiores pensadores negras do Brasil, ela é pioneira e atual ao falar sobre o racismo, sexismo e desigualdade no Brasil. A obra é emocionante, justamente por traduzir textos que estavam apenas em inglês, retomar o discurso de Lélia na Constituinte de 1988 - foi lindo! - e suas entrevistas falando sobre o Movimento Negro Unificado, sua vida pessoal e experiências em países africanos.

A obra é dividida em três partes, na parte 1 são os artigos acadêmicos; parte 2 conferências e artigos para revistas/jornais e por fim, na parte 3 as entrevistas que Lélia deu a inúmeras organizações. A introdução é lindíssima em que Flávia Rios e Márcia Lima dão o devido destaque a Lélia e seu trabalho.

Já conhecia o trabalho de Lélia, mas esse livro é realmente incrível. Uma edição única, que pode não só visibilizar seu trabalho mas ajudar a retomar discussões que até hoje nos deparamos: o racismo no mercado de trabalho, a violência policial e principalmente a opressão vivida por mulheres negras. Suas contribuições foram fundamentais para consolidação do movimento feminista negro abrindo espaço para atuação de mulheres negras como Nilma Lino Gomes, Luiza bairros, Sueli Carneiro e tantas outras.

Para além disso, as questões de resistência e memória como a ancestralidade negra no carnaval, os movimentos negros que surgem no século XX e a presença da arte negra sempre marcante.

Lélia foi muito articulada cercada por figuras como Beatriz do Nascimento, Abdias e tantos outros. Suas articulações são apresentadas ao longo do livro, mostrando sua vida profissional e ativista. Para entender a vida do negro hoje é necessário entender quem foi Lélia! Leiam Lélia!

Alessandro @possati.ale 10/06/2022

Um clássico dos textos sobre raça e gênero nas Américas
Muitas vezes li outros que diziam que o conceito de Amefricanidade era o principal feito de Lélia, mas reparo aqui que em meu ver, a percepção social apurada e a postura política de constante noção da imposição popular por uma revolução social, racial e de gênero no país era e sempre foi necessária.
Precursora de outros nomes como Sueli Carneiro e Djamila no Brasil e influenciadora de outras gigantes como Hooks e Angela Davis nos EUA, Lélia tem uma escrita muito difícil quando pretende explicar a ordem sócio-econômica em suas posturas capitalistas (suas sucessoras são melhores nisso, acredito que as americanas não tanto, Sueli o faz com maestria), mas é inenarravelmente divina ao falar dos aspectos sócio-culturais do Brasil e sua importância nos debates políticos.
Nessa obra, destaco a visão intensamente conectada dos problemas de raça e gênero, o levantamento da necessidade ímpar de organização negra, em partidos e em grupos endêmicos, a necessidade de ocupar espaços oficiais e um tom de sentimentalismo essencial. Nós somos o que somos porque sentimos, tanto quanto os brancos, diferente deles e no mesmo mundo em que eles, portanto, nossos corações e nossas vontades precisam ser ouvidas e sentidas. Axé! Lélia!

Luciano 03/06/2022

Fantástico!
"Essa sociedade efetivamente democrática existiu em Palmares, que foi o primeiro Estado livre das Américas e um Estado criado por negros".

Lilice 06/07/2023

Necessário!
Que leitura necessária é essa dos textos e falas de Lélia. Ela consegue reunir conceitos e informações complexas de uma maneira super gostosa de ler. Usa do deboche, ironia e com um rigor maravilhoso.
É um livro que possibilita conhecer um pouco da vida, obra e luta dela.
E para começarmos a entender do que consiste a nossa cultura.
Leiam Lélia Gonzalez!

laly 08/09/2021

O livro é uma felicidade por oferecer traduções dos textos que estavam em outras línguas, apresentar sua biografia e detalhar as fontes de cada publicação. Além disso, conta com uma introdução cativante, escrita pelas organizadoras, que abre caminhos para conhecermos o conjunto de sua obra e vida.

Vitória Romeiro 07/02/2022

necessária e gigante
é o tipo de autora brasileira que devia ser mais lida e estudada.
suas obras são de enorme riqueza para para estudos de acadêmicos brasileiros, este livro em especial é importante não só pro debate racial e de gênero no nosso país, mas sim para o caminhar histórico de diferentes lutas e de outras pautas que as englobam.

Sophia.Campos 24/02/2024

Uma leitura necessária.
Sempre soube que Lélia Gonzales tinha uma sabedoria imensurável e por isso decidi ter um contato mais direito com seus textos.
Estou encantada com o conhecimento vasto que ela possui que me inspira em vários aspectos da minha vida.
Não é uma leitura rápida, mas cada palavra tem um motivo e faz parte de uma pauta muito necessária.
Viva Lélia e que a luta contra o racismo e a desigualdade persista até o fim. ??

Guilherme.Eisfeld 07/12/2022

Lélia <3
Ler os ensaios, intervenções e diálogos ofertados por Lélia Gonzalez comprova o quão atuante e importante ela foi, quando já nos idos de 70 e 80 levantava questões intersseccionais, que não devem ser individualizadas, nem analisadas por um viés eurocentrado e colonial.

gustavo 19/03/2023

Me apaixonei pela Lélia
Foi a primeira obra dela que eu li e estou sem palavras!!! Lélia dedicou sua vida inteira à luta contra a discriminação racial e sexual. Definitivamente uma das pessoas mais inspiradoras que eu já conheci!!! Todos, repito, TODOS deveriam ler Lélia Gonzalez e aprender com suas ações

Bianca 16/03/2022

503 | Que livro incrível! É um daqueles que eu queria poder instituir como leitura obrigatória pra todo mundo, porque o que eu aprendi nessas páginas não tá escrito, e a Lélia é inclusive muito foda na escrita, essa mulher tinha um dom.

Salino 31/12/2022

Sem palavras
Bíblia de conhecimento, estou espantado em quão tolo sou. A realidade é clara praqueles que sofrem constante opressão. Sou eternamente grato à Gonzalez e pela aula que ela pode me dar. O mito da democracia racial ainda reina fortemente, e há quem defenda o oposto. A esses, ataquemos com livros!!!

1 | 2 | 3 | 4