Anamnese

Anamnese Eric Voegelin

Resenhas - Anamnese

Phelip 15/04/2021

Essencial
Voegelin não é um autor fácil de ser lido, porém, ao contrário de uma erudição vazia de significado o filósofo procura evidências na realidade. Essa obra discorre sobre a noese, sobre a ordem da humanidade e sobre a tensão existencial em direção ao fundamento.
Recomenda-se uma vasta leitura e contato prévio com determinadas fontes antes de lê-lo. O livro é essencial, mas como ordem de leitura é recomendável lê-lo após os demais volumes.

Marcos 28/11/2011

Recordar o que já sabemos
O livro trata da teoria da história e política na visão de Eric Voegelin. Para ele, o cerne estava na consciência do indivíduo. A chave para uma teoria da história e política estava na teoria da consciência, alcançável a partir de método proposto por Platão, o da recordação (anamnese). Voegelin acreditava que a tensão do indivíduo em direção ao fundamento do ser, através de um processo noético, era a base para compreender os fenômenos da ordem do homem na sociedade e na história.

Divide-se basicamente em três partes:

1. Recordações: trata-se da como e quando os problemas da filosofia da consciência primeiro se colocaram para Voegelin. A partir de recordações da infância, em que situações do espaço e tempo se colocaram, o autor passa pela análise dos insights de Husserl e formula a problemática da relação da consciência com a ordem.

2. Experência e História: trata-se de vários estudos intermediários que abordaram problemas que seriam fundamentais para a formulação da teoria final de Voegelin, em que problemas da consciência se colocaram na análise histórica que foram feita de determinados acontecimentos, mas que revelam uma séria de inadequações dos diversos autores aos fundamentos da realidade. O problema da ideologia se coloca e estabelece-se a tensão moderna entre a filosofia noética e a filosofia não-noética, de tipo ideológico, que culmina no fenômeno da segunda realidade, com os trágicos efeitos no século XX.

3. A ordem da consciência: Voegelin trata da formulação de sua filosofia da consciência e como se relaciona com a ordem em uma sociedade no espaço e no tempo. Para ele, encontramos a ordem de nossa existência como seres humanos na ordem da consciência, através do símbolo platônico da recordação, que se realiza pela tensão para o fundamento divino. Trata-se de nos livramos dos detritos de símbolos de revolta contra esses fundamentos, as ideologias, o positivismo, o ceticismo, etc, para encontrarmos em nossa própria consciência, através de um processo de iluminação e diferenciação, o fundamento transcendente do ser.

Eric Voegelin mostra a conexão necessária entre o homem e a realidade do mundo, através de um processo de iluminação, onde se compreende o que se sabe a partir de um tensão na consciência em busca dos fundamentos do ser. Através desse processo, é possível se livrar do lixo simbólico acumulado, seja do dogmatismo ideológico, teológico, positivista, etc, mas que obscurecem a visão da realidade ao criar imagens falsas do fundamento. Seguindo o insight de Platão da formação da sociedade através dos indivíduos reais que a constituem, base para sua filosofia, Eric Voegelin estabelece um método de estudo em que a base está na fidelidade à realidade, ampliando as iluminações de uma noese clássica através da incorporação de novos conceitos que não se colocaram para Platão e Aristóteles, que viviam a experiência das pólis e não chegaram a tratar dos impérios ecumênicos e da formação das massas.

Cada parágrafo do livro teve para mim o poder de um despertar, de uma iluminação, mostrando na prática, na minha experiência real, as idéias que se colocavam. O sentimento que aquilo não só é a verdade, mas como uma verdade que eu já conhecia mas era incapaz de formular, deixaram uma marca em minha consciência. Voegelin construiu um pensamento consistente, aplicando à própria teoria, os conceitos que organizou, mostrando que a fidelidade ao mundo real é a base para uma teoria do conhecimento e que nossa consciência, individual e concreta, é o fundamento para o entendimento no espaço (política) e no tempo ( História).

Não creio que seja capaz de observar os fenômenos políticos e as análises histórias como antes. Trata-se de uma dessas obras que nos transformam interiormente e nos abrem para novos patamares, como chega a afirmar em seu livro em relação ao surgimento da especulação filosófica. Se antes tinha uma intuição que a capacidade de filosofar era essencial para uma compreensão dos fenômenos históricos, que agora entendo como fenômenos da ordem, agora tenho a absoluta certeza que as análises histórias e políticas de nosso tempo são completamente insuficientes, e na maioria das vezes falsas, da realidade da relação do homem com o a sociedade, o mundo e a transcendência.

Davi.Rezende 29/11/2017minha estante
Você deu uma leve viajada, rsrsr, perdão, talvez tenha usado algumas palavras que deu obscuridade, mas gostei do comentário e entendi o que quis dizer. Me fez querer ler o livro.

Valeu!