Escolha a Catástrofe

Escolha a Catástrofe Isaac Asimov

Resenhas - Escolha a Catástrofe

Carla.Floores 27/08/2023

O Apocalipse científico
A narrativa é fluida e a forma como Asimov vai gradativamente adicionando informações para chegar ao ponto principal é muito gratificante.
É um livro de não-ficção especulativo e de divulgação científica.
Não tem referências bibliográficas.
Chega a ser bizarra a visão de futuro do Asimov. Acertou em muita coisa!!!
Encontrei num sebo uma edição de capa dura do Círculo do livro e fiz algo que abomino: grifar e escrever anotações nas laterais da página. E isso só mostra o quanto eu gostei do livro e não pretendo me desfazer dele.
Aprendi muuuito e recomendo a todos que querem sair um pouco da bolha individualista. Pensar global é muito útil para agir local.

Moringan 28/05/2023

Não sabia o quão desesperadamente precisava deste livro até lê-lo.
Se você é apaixonado pela ciência e doente por teorias físicas, assim como esta que vos fala; este livro é para você. Mesmo que você não tenha antecedentes dos assuntos aqui abordados, não tem problema, pois Asimov cumpre perfeitamente seu papel como divulgador cientifico. Para aqueles que já compreendem dos assuntos em questão, a leitura tampouco deixa de ser um prato cheio.

Neste livro, Asimov especula sobre possibilidades de catástrofes em cinco graus diferentes: as de primeiro grau que levariam ao fim de todo Universo, enquanto as de quinto levariam a humanidade de volta à barbárie sem que a vida seja necessariamente extinta.

A quantidade de coisas que aprendi neste livro...aquele capitulo maravilhoso que tratava da gravidade e como funcionava...devo dizer que até então jamais tinha lido um autor (e já li muitos) que tratasse dessa questão tão fielmente ao ponto de você sentir o que é a gravidade. Isso mesmo, Asimov, com suas palavras, é capaz de te fazer sentir o que é a curvatura do espaço-tempo, de como a gravidade se comporta em nosso planeta. É uma experiência nova, uma sensação, diferente de todos os autores que já trataram tecnicamente do assunto.

Este livro vai explodir e expandir sua mente.
Patrick.Borges 28/05/2023minha estante
Não conhecia esse do Asimov, já vou adicionar na minha lista de leitura kk

Moringan 29/05/2023minha estante
Também não conhecia, a verdade é que esse livro foi um tremendo achado kkk

JCarlos 20/01/2022

O mundo vai acabar!
Fico imaginando uma hipotética universidade em que na hora do intervalo estivessem ali Sagan, com seu carisma, Gleiser, falando coisas do Brasil, Kaku teorizando sobre o espaço-tempo, Hawking a todos observando com seu estático brilhantismo, Tyson utilizando-se de gestuais para captar a atenção de um grupo de jovens e, entre tantos outros, Asimov.
Acho que escolheria o bom doutor para puxar uma conversa. Não só pelo conjunto de sua obra mas, também, pela sua cativante escrita.
Neste livro, claro, mereceria uma edição atualizada, mas no geral tá tudo ali, com a clareza de como deve ser um texto de divulgação científica destinado ao leitor da geral.
É um livro trágico (no bom sentido), pois faz um exercício de previsão do nosso fim, organizado em cinco graus de catástrofes: universo letal, Sol e inabitabilidade do sistema, Terra e impossibilidade de vida, continuidade do planeta sem seres humanos e, por fim, destruição da civilização e do avanço tecnológico.
Parece nada mas volta e meia quem já não se preocupou com possibilidade de um asteróide chegando em nossa morada?
Para ler? reler? consultar? e esquecer o Google.

?Finalmente, haverá o equivalente de uma Biblioteca Computada Global, na qual todo conhecimento da humanidade será armazenado e de onde qualquer item desse total poderá ser retirado por requisição.?
Vi 09/03/2024minha estante
O mundo vai acabar, mesmo!!! Hahaha.

Scriptoriumm 25/09/2017

Isaac Asimov (1920-1992), um dos mestres da ficção científica, instiga o leitor em Escolha a Catástrofe com suas especulações sobre as diversas formas de um cataclisma, do fim do universo ou do colapso de nossa sociedade. Dividido em cinco categorias, Asimov nos apresenta graus de devastação. Muito pessimista? Pois bem, a humanidade tende a cometer os mesmos erros e nem sempre aprende com eles a fim de evitá-los. Em pleno século XXI, com todo o nosso avanço científico e tecnológico, com a expansão da informação e com o advento da internet, ainda temos a tendência de ignorar fatos, avisos e tomada de precauções.
Por: Julia Brazolim

site: http://scriptoriumm.com/2017/09/escolha-catastrofe-isaac-asimov-resenha/

Julia 23/09/2017

Um olhar cético
As diversas questões debatidas no livro me fizeram refletir por bastante tempo. Sempre fui atraída por filmes e livros que abordassem o futuro da humanidade, seja ele utópico ou distópico. Como o próprio título já diz: escolha a catástrofe. Depois de análises e dados, Asimov quer que você, leitor, depois de ser apresentado às especulações devastadoras, escolha qual é a mais provável.

site: http://scriptoriumm.com/2017/09/escolha-catastrofe-isaac-asimov-resenha/

fabiocuritiba 10/01/2010

Divulgação da ciência de Qualidade
Asimov é um dos maiores autores de divulgação científica e também de ficção científica de todos os tempos. Posto isso, Escolha a Catátrofe tem um valor pessoal enorme para mim. Eu o li pela primeira vez ainda adolescente, e mesmo após dezenas de outros livros de divulgação científica que li, ainda volto com frequência pra obra prima de Asimov.
Ele divide em 5 grupos as catátrofes que poderiam varrer a vida, a humanidade, a civilização do universo, mas isso é apenas desculpa e pano de fundo pra mostrar e nos forçar a refletir sobre as principais bases da evolução do universo e da humanidade.
Misturando astronomia, astrofísica, história, temas sociais, bem dosados e de fácil acesso, não há como não sair ao final da leitura mudado. Você jamais vai ver temas ligados à ciência da mesma forma.
É impressionante que, mesmo depois de 30 anos, o livro mantenha-se tão atual.
Hoje quando leio um novo livro de divulgação científica, assisto canais com temas voltados à ciência, ou leio uma revista qualquer que traga temas relacionados à qualquer área do conhecimento, lembro-me dos temas do Escolha a Catástrofe.
É meu livro de cabeceira, sem dúvida!

Lucas Muzel 24/05/2009

Livro incrivelmente científico...E interessante!
O autor é espoecialista em divulgação científica, e nesse livro, são analisadas, de maneira estruturada, quais são todos os tipos de ameaças ao ser humano. Essa análise exaustiva, embora feita há muitos anos, continua completa a abrangente até hoje, graças à grande percepção de Isaac Asimov.