O Diário de Zlata

O Diário de Zlata Zlata Filipovich

Resenhas - O Diário de Zlata

Reccanello 18/12/2021

O horror da guerra!
Com 11 anos de idade, e vivendo em Sarajevo, a menina Zlata Filipovi? mantém um diário onde registra seu cotidiano. Seria apenas mais um entre tantos diários de meninas da mesma idade se, poucos meses após seu início, não houvesse eclodido a Guerra Da Bósnia: as preocupações pueris do dia-a-dia desaparecem, e o diário passa a retratar as emoções surgidas com a guerra, o medo, a raiva, a perplexidade, a tristeza, além da fome, da falta de água, de eletricidade, de combustíveis e suprimentos básicos... O mundo de Zlata rui, desmorona, e acompanhamos sua vida pelos quase dois anos de combates que presenciou junto de seus pais.
===
É difícil falar alguma coisa sobre esse livro, pois nada que seja dito pode se comparar aos sentimentos trazidos por sua leitura: alegria pelas pequenas conquistas da menina, tristeza por suas perdas, frustração pela impotência dos pobres coitados que vivem em meio à guerra, raiva dos que, sentados à distância em suas confortáveis cadeiras, estimulam os combates e os massacres e as tragédias deles decorrentes... E tais sentimentos eram aumentados pela percepção de que a menina Zlata e sua família eram apenas um exemplo de incontáveis outras crianças passando pelos mesmos horrores. ?O Diário de Zlata? é uma leitura obrigatória para todos que, mais que a parte histórico-militar acadêmica, se interessam pelos acontecimentos relacionados às guerras e seus horrores.

site: https://www.instagram.com/p/CXo6BNdlWN1/

Patrick 01/05/2021

Zlata
Muito me espanta a sensibilidade e a perceção de uma criança/pré adolescente, em meio uma guerra. Não tem a força arrebatadora do Diário de Anne Frank. Porém, não deixe de ser um relato pertinente, dono de um olhar pueril, muitas vezes mais sensato do que o olhar adulto que fomenta a guerra.

Tai 06/04/2021

Diário de Zlata
Esse livro foi um dos que eu subestimei, simplesmente por ter sido um pedido da escola. Mas quando li, me apaixonei pela garotinha e sua história. O livro é muito comovente, e é mais tocante ainda saber que se trata de uma história real. Prepare seus lenços. Estamos falando de uma história estilo Anne Frank.

Legal!

Glorinha 06/06/2011minha estante
legal=D
já passei por aqui

Amandinha 31/05/2011

De repente os sonhos de uma menina de 11 anos acaba por uma guerra que destrói sonhos e mata esperanças,a sua escola fecha, falta luz, comida, água, seus amigos morrem...os pátios por onde ela derramava seus sonhos foi destruidos por avioes enquanto Zlata luta pra conservar a beleza de sua vida estudando,lendo e comemorando ocasioes especiais.E toda hora ela sempre mostra força.

Amanda Sardinha
7 ano azul

Andre Souza 07/10/2020

Uma oportunidade única...
De entender os horrores da guerra e todas as suas implicações na vida de uma jovem garota através do seu diário, impossível não virar amigo da Zlata!

dr.txt 19/05/2023

Fipa.
Creio que o diário de Zlata tenha sido o primeiro e único diário que li até hoje. Me arrependo de não tê-lo lido antes. É maravilhoso, puro e no mínimo inspirador ? digo isso pois me inspirou a escrever mais sobre mim e com mais frequência. Afinal um livro como esse é muito importante, não só pelo valor histórico, mas pelo valor pessoal. Quando morreres, o melhor porta voz que podes ter é uma memória própria de si mesmo, contando sua história do seu ponto de vista pessoal e único.
Ler O Diário de Zlata é como ler a história da Iugoslávia, a história de seus moradores e não só a história de Zlata em si, mas também a mente de Zlata que, guardada por ela mesma, viverá pela eternidade humana. Que criança adorável e bela cuja parte da vida foi tirada pela guerra
À todos que não conhecem Fipa, que te ama, e espera por dias melhores.

Bela 07/05/2011

O Diário de Zlata
Este livro me emocionou muito!! Este livro conta uma história de uma menina que vive na guerra, e ela conta em seu diário, como são os dias dela. Ela conta como sobrevive com as frequentes faltas de água, luz e comida. Conta também como ela lida com suas perdas de familiares e de seus bichinhos de estimação que ela tanto ama.
Eu adorei esse livro, é uma historia muito interessante!
Tenho certeza de quem ler vai adorar e se emocionar muito também!!!
Prof. Angélica Zanin 04/06/2011minha estante
Vc me dá uma força por aqui. Obrigada viu, querida!

Bela 07/06/2011minha estante
Obrigada profaa e Yagoo!!!

Sousa 11/11/2015minha estante
nao estou a conseguir ler este livro no skoob , alguem me pode ajudar ?

Kelli.Karina 10/04/2018minha estante
Gente me ajudem como faz para ler eu n sei?

Loryys 05/01/2023

Chocante
A leitura do diário começa em dias normais, onde Zlata ainda tem sua infância e segurança, depois segue ao começo da guerra.
No início, você não sabe de muito, conforme vai lendo que obtem mais informações.

É uma leitura triste, que impacta o leitor muitas vezes.
Fiquei surpresa quando vi algumas citações sobre a Anne Frank. Zlata conhecia e foi até comparada com Anne.

A garota tem reflexões no diário, os sentimentos dela também são alí representados e o leitor vai sentir o peso das palavras.

É um livro muito bom pra quem tem interesse nesse tema, é claro. Mas acho que por ser pequeno e de escrita fácil, mesmo que o tema não seja o favorito, vale a leitura.

valenbooks 03/01/2022

O diário de zlata é muito bommmmm,eu juro ! Destaca bastante a realidade de Bósnia e mostra o seu período de guerra!É bem triste,porém muito bom ! Recomendo muito

Leonan 20/03/2012

Uma Aventura Do Começo Ao Fim
Zlata é uma menina alegre , vive com seus pais em Serajevo , eles passam por uma grande guerra em sua cidade.Ela e seus pais passam necessidades ,falta de energia ,sem gás e água etc... , e Zlata sofre muito com a perda de amigos e familiares.Mesmo triste ela não deixa de escrever em seu diário, e depois tudo vai se acertando.

Opinião : Gostei muito do livro , pois aprendi muito com Zlata e epero que todos leiam esse livro .
Victor 19/03/2012minha estante
Leonan gostei da sua resenha !!!!!!!!!!

luli 19/03/2012minha estante
Amei ficou demais nem acredito que ainda vou ter que ler kkkkk

Guga 21/03/2012minha estante
1 Ponto a + na Nota,Parabens.

Beatriz Tadini 31/05/2011

Diario de Zlata
De repente a vida de uma inocente menina se torna um pesadelo ;
falta comida, agua, eletricidade, roupas, as crianças de Sarajevo já não tem escola, não tem onde brincar, sua infância foi tomada pela guerra, guerra que destrói familias, que separa amigos, que atinge pessoas inocentes ;
Com o diário, Zlata relatou tudo que ela sentia em relação a guerra, relatou a dor de perder amigos, a dor de perder sua familia, a dificuldade de achar comida em meio de guerra, a tristeza que é ter sua infância perdida, perdida por uma guerra inútil ;
Aonde essa guerra os levaria ? O que eles ganhariam tornando da vida não só das crianças mais de todos um verdadeiro inferno ?
É o que ela se pergunta .
Mais em compensação ela ganha outra familia, os vizinhos , por meio dos vizinhos ela encontra seu refugio, uma familia unida pela guerra, ganha amigos(jornalistas)e vive algo que poucos tem o azar de viver, esse é um pouco do Diário de Zlata !

Ana Beatriz Tadini - 7° A

Prof. Angélica Zanin 11/06/2011minha estante
Vc foi a primeira!!!!!!!!!!!!!!!