Senhor das moscas

Senhor das moscas William Golding

Resenhas - O Senhor das Moscas

Marcia.Moutinho 03/02/2024

Um retrato objetivo da natureza humana. Todos, ou quase todos, estão sujeitos a sucumbir à barbárie por poder.

Iz 31/01/2024

Se eu caísse em uma ilha com 12 anos eu ia me m4tar
Eu sabia que esse livro ia ser bom já na primeira página, quando Ralph ajeita suas meias de forma muito civilizada para quem estava perdido. Foi um desses momentos que demonstra em poucas palavras a história que o livro estava prestes a contar. O livro me conquistou ali.

Sibery 31/01/2024

Foi uma leitura muito rápida, o livro é bem curto. Eu esperava umas cem páginas a mais... hahahah... E podia ter cem páginas a mais que eu leria feliz.

Muita gente fala sobre esse livro ser uma análise da queda das democracias e da situação humana perante a natureza. Ou, também, sobre a crueldade humana. Tudo isso é verdade. Mas, pra mim, acima de tudo, foi um thriller, um dos melhores suspenses que eu já li. Eu não me lembro de ter sentido tanto medo de um vilão, como Jack Merridew, desde... Nossa, desde O'Brien de 1984. Jack Merridew é uma obra de arte. Que vilão! E ele é só uma criança... Coberta de sangue de porco e selvagem... mas, ainda assim, uma criança.

Os outros personagens não são tão intrigantes quanto Jack Merridew, mas a maioria tem evoluçãos ao longo do livro, como Ralph, Porquinho e os gêmeos. Meu personagem favorito é Simon, que representa o centro político do grupo, nem tão selvagem quanto Jack, nem tão civilizado quanto Ralph.

Para ser sincera, não gostei muito do fim. E eu acho que as descriçãos da ilha são extensas demais, acabam tomando espaço dos diálogos e da evolução. Ainda assim, amei. Senhor das Moscas é, agora, um dos meus favoritos.

Geh 31/01/2024

O senhor das moscas
Estou surpresa a Amazon me indicou e eu confiei, comprei e gostei. ( apesar da demora nas minhas entregas) me surpreendeu total. O livro trata de crianças que cai em uma ilha misteriosa e tentam viver em sociedade e sem um adulto nenhum. A pergunta que me fiz no final é: qual é o nosso limite para nós mantermos civilizado? Nascemos corruptos ou nos tornamos?

Barbara 30/01/2024

Em tempos tão sombrios, uma boa lembrança que a selvageria está sempre mais próxima do que a gente pensa

Ou também: onde tem homem, tem paz? Se fossem meninas isso jamais aconteceria e não tem nada de biológico nisso.

Malu 30/01/2024

Após um desastre de avião, um grupo de meninos se encontram presos em uma ilha e se vêem obrigados a criar uma sociedade para manter a paz.

Com uma leitura fluída e agradável, o livro deixa bem evidente sua contrapartida em relação ao pensamento de do filósofo Rosseau, o qual diz que "O homem nasce bom, mas a sociedade o corrompe". No início, é evidente que eles tentam se comportar como foram ensinados, mas a selvageria humana e a maldade enraizada superam qualquer força contrária que tentem impor. Até a mais pura das crianças acaba sendo corrompida, motivadas pelo medo e a necessidade da sobrevivência.

É completamente imersivo e chocante.

sa_simplicio 28/01/2024

Finalizei ano passado e acabei esquecendo de atualizar aqui. É um dos livros, né? Esperava mais. Não sei bem dizer se outras culturas além da europeia teriam outro tipo de visão sobre do que aconteceria se crianças ficassem sozinhas em uma ilha por bastante tempo... Também não sei dizer bem se o Jack tinha algo escondido socialmente que só foi libertado na ocasião, ou se foi a partir do ocorrido que fez ele se comportar daquela forma. E o contraste entre ele e Ralph, que permanece tendo a "esperança humana".

??

Pode conter spoiler:

O gancho final dá oportunidade de questionar também: o que pode ter acontecido depois do resgate?

Italobsena 28/01/2024

Incrível!
Leitura fantástica e de fácil entendimento. As descrições do local e o modo como o narrador consegue nos ambientar, torna a Ilha um personagem a parte nessa narrativa.

O modo como tudo vai desmoronando, como as crianças vão perdendo sua inocência e se entregando a selvageria, mostra um retrato bastante cruel da nossa sociedade.

A leitura pode se tornar um pouco cansativa as vezes, mas entendo isso como parte da narrativa, já que se trata da história de crianças isoladas em uma ilha perdida. Caso sinta essa sensação, tenha paciência.

Ao cravar a cabeça do porco na estaca, as crianças iniciam seu processo de ?se render ao selvagem? e o livro toma um ritmo frenético até inimaginável pelo modo como a trama vinha sendo contada.

Nayara 27/01/2024

Depois de maratonar Yellowjackets, fiquei obcecada pelo enredo e pela história. Na busca de mais informações sobre a próxima temporada, descobri que a série bebeu muito nas fontes deste livro de William Golding. Um grupo de garotos que estavam num avião cai em uma ilha paradisíaca e se veem na obrigação de se organizarem já que não havia presença alguma de adultos.

Silvio26 26/01/2024

Intrigante. Realmente, ele é meio cansativo em algumas partes, porém, isso não diminui a leitura. Você terá momentos que não irá querer parar de ler.

Luã 25/01/2024

Tal qual Dostoiévski, Golding nos leva às profundezas do coração humano e nos mostra que o que existe lá não é nada bom. Uma obra maravilhosa, dinga de Nobel!