O Amante

O Amante Marguerite Duras

Resenhas - O Amante

Carolina 08/05/2023

A despeito do título, não há sequer uma gota de amor neste livro
Eu poderia selecionar diversos trechos da obra que me agradaram por serem bem escritos e criarem um clima aflitivo interessante. Mas infelizmente, há vários outros que não funcionaram para mim, e da obra como um todo também não gostei.

Não sei dizer exatamente o porquê de não ter gostado. Estava a pensar sobre isso, mas é difícil definir. Num esforço, eu diria que talvez seja porque não há amor no livro.

A protagonista, com apenas 15 anos, parece não saber direito o que quer nem o que está fazendo, o que é perfeitamente compreensível. Mas vamos percebendo que ela não é uma boa pessoa. A própria se descreve como "perversa", e tal qual ela é - perversa, pervertida, perturbada. O momento da história é o de descobrimento da sexualidade, que vai sendo narrado na forma de fluxo de consciência, não cronologicamente, misturando diversos desejos, medos, tudo um tanto caótico, o que faz sentido. Mas a menina, que resolve por se prostituir, entregando-se a um homem rico por dinheiro (ainda que nessa experiência encontre também prazer e talvez o amor [sic]), não faz isso apenas pela pobreza, mas também porque claramente tem más inclinações.

O milionário chinês de 27 anos, por sua vez, também não ama a menina, pois não sacrifica nada por ela (muito pelo contrário...). Ele a deseja, a quer, ao que parece intensamente, como um vício, uma doença, mas é só isso...

Logo, a trama principal do livro que trata do relacionamento dos dois "amantes" (que nessa história não tem o sentido "daquele que ama" mas apenas de "adúltero" mesmo), ainda que tenha uma ou outra passagem bacaninha, quase por completo me causou desgosto.

Gostei mais de algumas "side quests", por exemplo, as narrativas sobre os irmãos. O irmão mais velho da protagonista é claramente psicopata, e ficou muito bem descrito tanto nas suas maldades quanto nas consequências delas, o que rendeu algumas boas cenas.

O livro está repleto de sentimentos, mas o amor, sequer como sentimento, está presente ali. É uma situação complicada, repleta de orgulho e ignorância. A protagonista sofre, as demais personagens sofrem também, todos estão sofrendo apenas como decorrência do próprio egoísmo, nunca por amor.

Para mim, esse livro carece de alma, de espírito, de algo que insufle nele vida. Não posso falar sequer que as personagens são decadentes, pois toda a sua existência já se deu na lama, eles não sofreram uma queda de um estado para o outro, o seu estado sempre foi o da imundície, não morreram, mas já nasceram mortos.

Posso elogiar a escrita de Marguerite Duras e dizer que creio no seu talento para escritora. Talento, porém, usado na criação de narrativas defeituosas, infelizmente.

Lu Mendes 06/05/2023

O amante de Margarite Duras
Eu esperava outra coisa dessa obra.
Senti que foi uma eterna introdução !
A obra é linda e poética, mistura tempos de memória diferentes, mas não me pegou de jeito!

@Marverosa 04/05/2023

Um dos melhores
Uma das melhores autoficções que já li. Ela vai e volta no tempo e personagens, sem notar deslizamos no livro.
O amante é um dos temas da revelação de relações familiares e valores da época.
Fantástico

Sara Vitoria 24/04/2023

Leitura catártica
A sensação de ler esse livro é agridoce, senti como se algo tivesse corroendo dentro do meu peito e a identificação com a protagonista que chegava a sufocar me fizeram deixar um tempo a leitura e voltar novamente. É uma surpresa pra mim quando livros que não vi sendo recomendados me impactam dessa forma (acredito que deveria ser mais comentado).Marguerite Duras proporciona uma narrativa crua, dolorosa e de certa forma poética. É como se ela encontrasse acalento em seu relato pessoal com um texto que aparenta um monólogo e que transborda pelas páginas sentimentos inomináveis. Entendi que demorei para ler porque a sensação era de estar invadindo sua história, sua privacidade e ela não poupa palavras para descrever até os detalhes mas sórdidos da época. Duras conta sua história mas com uma narrativa original e marcante. A autora descreve momentos íntimos , e dinâmica familiares com maestria. Recomendo a leitura para todos que querem a prova de que literatura pode ser catártico.

GG 19/04/2023

Um tanto incômodo
O amante se passa na Indochina, onde hoje é o Vietnã. Lá mora uma família francesa, branca e pobre, formada por uma mãe depressiva, um filho mais velho vagabundo e aproveitador, um filho mais novo medroso e de saúde frágil, e uma filha jovem e de corpo infantil, que deveria virar professora de matemática.

Com grande carga autobiográfica, a novela passa a sensação de estar sendo contada por uma senhora durante uma conversa, é um texto fragmentado, que vai e vem no passado.

Há trechos na relação entre ela e o chinês que foram bem incômodos para mim. Essa dualidade de uma relação entre amantes,
- na qual ironicamente não há traição, pois são duas pessoas que se envolvem afetivamente, daí serem amantes - e, em razão da idade (ela tem 15 e ele quase 30), ela se sentir cuidada como filha (já que a narração é contada a partir do ponto de vista dela), inclusive em momentos em que estão sozinhos (e estou usando essa palavra como eufemismo), é, pra dizer o mínimo, esquisita.

Quando comecei a leitura, achava que o amante era o chinês e que o romance era o ponto central da coisa e que as relações familiares dela algo secundário. Ao final, percebi que era o contrário: as relações familiares, principalmente o tratamento diferenciado dado pela mãe ao filho mais velho e como isso afetou a dinâmica entre eles e a vida dela foram, tão ou mais importantes que a presença do chinês em sua vida. A devoção da mãe ao filho mais velho reverberou na vida dela de tal maneira que me faz pensar que o verdeiro amante da história é ele.

Luiza 17/04/2023

A mãe, o amor e o amante
Neste breve romance de Marguerite Dunas a simplicidade é o que me me aproxima do livro, a verdade dita sem passar pelo filtro do medo. Apesar de deixar a desejar em diversos momentos, é uma leitura gostosa, curta, porém nos traz profundas reflexões sobre família e realidade.

Jacques.Bourlegat 13/04/2023

O Amante
A impressão que tive na leitura desse livro é que algo foi quebrado, vários pedaços amontoados encontram-se no chão, percebemos algo cintilante, algumas cores vivas e começamos a catar pedaço por pedaço. E a medida que vamos reconstituindo a peça, percebemos se tratar de um vaso ricamente trabalhado, com ornamentos rebuscados, uma obra de arte sem dúvida! Talvez, essa tenha sido a intensão da autora, quem sabe? Nos convidar a reconstruírmos página após página a vida de sua família, do seu relacionamento conturbado com a mãe, de uma paixão com um jovem chinês rico, mas assim como não sabemos exatamente com qual pedaço do vaso estamos lidando, nos aventuramos no vai e vem de pedaços temporais que a autora escolheu para reconstituir o vaso de sua vida e de uma história de amor que ela somente lembrará com nostalgia do amante do qual desdenhava, quando já era tarde demais...

mappemonde 13/04/2023

Ler os romances de Marguerite Duras é ler sobre a própria autora. esse foi o primeiro livro que li dela, apesar de já conhecer sua fama de grande autora e, também, sua biografia.

eu terminei a leitura com o texto de posfácio que me instigou à releitura muito em breve. aqui, não é tanto sobre o que eu a autora escreve, mas sim como escreve.

Lucas.Gabriel 25/03/2023minha estante
Puta capa feia ein. Resenha bala ?

Maria 26/03/2023minha estante
KKKKKKKKKKKK

sophialudwigb 20/03/2023

A porcaria, minha mãe, meu amor
?acho que falei do amor que sentíamos por nossa mãe, mas não sei se falei do ódio que também sentíamos por ela e do amor que sentíamos uns pelos outros, e do ódio também, terrível, nessa história comum de ruína e morte que era a dessa família em qualquer caso, de amor ou de ódio, e que ainda não consigo entender plenamente, ainda me é inacessível, oculto no mais fundo de minha carne, cega como um recém-nascido no primeiro dia de vida. ela é o ponto onde começa o silêncio. o que acontece é justamente o silêncio, essa lenta labuta durante toda a minha vida.?
?é uma família de pedra, petrificada.?
?não só não falamos, não nos olhamos. a partir do momento que vemos, não conseguimos olhar.?
?ela foi imprudente, foi inconsequente, irresponsável. ela era tudo isso. ela viveu. nós três a amávamos para além do amor. por causa disso mesmo, por não conseguir, não poder se calar, ocultar, mentir, nós, tão diferentes que éramos, nós a amamos da mesma maneira.?
?o mar, origem da vida, poder de destruição.
a porcaria, minha mãe, meu amor.?

Renata 18/03/2023

O amante
Não achei uma leitura fácil,foi um tanto confusa.Gostei sim,porém muito triste.Recomendo está leitura

Taina 16/03/2023

Nu e cru
O livro, apesar do título, não tem o foco de narrar uma aventura amorosa, mas sim de contar um período da infância e pré adolescência bastante conturbado pelos laços familiares.
Dessa turbulência, uma relação íntima totalmente problemática deixa claro os traços tortos que a família imprimiu na vida da personagem.

Pensar que é autobiográfico torna o texto muito pesado (considerando a relação de amor e ódio com a mãe e irmãos, a prostituição, a pedofilia, a humilhação, a miséria). Também o existencialismo, a secura em contar momentos sérios e fazer afirmações objetivas totalmente desprovidas de rodeios, deixam o texto ainda mais impactante.

A escrita não é linear, é bagunçada, atropelada; os acontecimentos se sobrepõe e sinceramente isso foi ótimo pois o leitor não precisa se ater à cronologia. Em verdade, nem mesmo a linearidade aqui faria sentido, já que é um texto de memória.

Texto forte, nu e cru. Uma feliz surpresa.

Bruna.Bandeira 07/03/2023

Levemente confuso
A narrativa é um pouco confusa, tem que estar prestando bastante atenção pra seguir o fio da da história dentro das divagações da narradora, que, contudo, são muito interessantes.
Achei que valeu a pena, mas, considerando que parece ser esse o livro mais tranquilo da autora, não sei se lerei outros...

Felipe Augusto 04/03/2023

Um livro interessante onde a autora descreve alguns momentos de sua visa, apesar de ser uma ficção são alguns relatos de sua vida que foi bastante conturbada.