Sexta-Feira Negra

Sexta-Feira Negra David Goodis

Resenhas - Sexta-Feira Negra

O Leitor 07/10/2010

Um livro bom, sem muita história com ótima descrição do submundo do crime.
O livro não é muito pretensioso, o autor não escreve um romance com aquelas histórias intrincadas que vão se resolvendo, ou não, até o desfecho do livro. Ele descreve uma situação, no mínimo, embaraçosa para o personagem principal, Hart (ou All) que entra de gaiato em uma organização criminosa. A situação do livro é pouco interessante, porém o que vale é a descrição da convivência daquele grupo de ladrões em uma época da decadência americana. Ao som do jazz tocando alto, a jogatina de pôquer no salão até altas horas, os cigarros, as bebedeiras e discussões, ou seja, todo esse clima de banditismo e malandragem fica mais envolvente no livro do que propriamente a história do assalto na mansão em uma sexta-feira 13. Nesse quesito o autor me levou a estar na cena, foi bem legal, parecia que estava entre eles. Também excelente descrição da cena do esquartejamento do Paul e da fornalha no capítulo 5, aliás as cenas de violência, típicas desses grupos marginais, são bem escritas, o final também mostra essa decadência, sem perdão ou misericórdia.
Para terminar, algo que não me passou despercebido foi o deslize do autor no final do livro. Quando o assalto a mansão foi mal-sucedido, os bandidos tiveram a preocupação em trocar as placas do carro caso alguém anotasse, e na página 184, 6° parg, os policias estavam verificando a numeração das placas de todos os sedans pretos que passavam por perto, porém me surpreendo na atitude dos policias em não conferir os motoristas, já que alguém da mansão, o caseiro ou o proprietário, certamente passou a descrição da figura dos bandidos. Engraçado, os policiais checavam as placas dos carros, mas não viam se quem estava dentro batia com a possível descrição dada dos assaltantes.
Bom, outra coisa também é o fato do chefe do grupo considerar que para entrar na equipe a pessoa teria que ser um profissional, não sei o que ele entende por "profissional do crime", mas nosso amigo Hart havia matado seu irmão, por um motivo "nobre", mas mesmo assim cometera um assassinato e roubado um sobretudo, além de ser um foragido da polícia. Os motivos de Charley não me convenceram muito, pág.188, prgs 3° e 6°.
Bom, no geral, pessoalmente achei um livro bom com ótima descrição do submundo do crime. Não li muito sobre a temática gângsters + ambiente "noir".

Catia 12/12/2011minha estante
discordo totalmente da sua opinião. o principal não é nem de longe o assalto à mansão e nem o título se refere ao dia do crime. o livro é sobre o Al Hart [esse é nome completo do personagem, n é Al "ou" Hart], sobre como a sexta-feira nunca termina pra ele, o banditismo e a violência são apenas o pano de fundo, o pretexto pra conhecermos o protagonista. a cena em q ele se apaixona e a última sequência são perfeitas, na falta de um adjetivo mais fiel.

O Leitor 15/12/2011minha estante
Catia, faz tempo que li este livro, mas lembro bem algumas coisas. Não é coincidência o assalto cair, logo em uma sexta-feira 13, dia de muita superstição e o nome do livro ser Sexta-feira Negra,entendo como um dia de azar para o personagem principal e para o bando,tanto que o assalto deu errado. Realmente, o banditismo e a violência são apenas pano de fundo, um cenário pintado para retratar o perfil do personagem principal. Não me lembro agora se o nome dele era Al Hart ou se o nome verdadeiro dele era Hart e ele falou que era Al para o grupo.

Amy 13/01/2023

Sexta feira negra
Gostei da história, bastante suspense, uma leitura que flui sem muita dificuldade, te prende naturalmente.

Qu@ly 13/04/2024

Dinheiro, morte e uma sexta feira
As primeiras páginas me prenderam muiito, mas lá pela metade começou a decair um pouco. Chegou no final e foi decepcionante. O enredo é muito bom, na minha opinião o autor poderia ter aproveitado isso muito mais. Eu acreditava que a parte da sexta feira " negra " iria ser um clímax muito bom, mas acabou sendo bem menos que minhas expectativas. Uma coisa ótima do livro é a escrita, que é muito fácil e tem desenvoltura. Cuidado com a sexta feira 13.