Não-me-Toque em Pé de Guerra

Não-me-Toque em Pé de Guerra Werner Zotz

Resenhas - Não-me-Toque em Pé de Guerra

Danny 16/12/2023

- Na pequena cidade de não-me-toque, onde todos os habitantes são conhecidos pelos seus apelidos, um tumulto se instala com a aparição de um monstro misterioso, que leva a um estado de pânico os não-me-toquenses, mas principalmente, aos políticos da cidade, que tentam a todo custo manipular as informações para manter a história encoberta. Sendo assim, seguiremos o menino Pedro Só, que tomado pela sua curiosidade, está determinado a desvendar tudo sobre o tal monstro, e contará com a ajuda de seu amigo Tec-Tec e seu avô Bons Tempos para realizar esse feito.
- Apesar de ser um livro infanto-juvenil, o autor não maneira no pano de fundo político onde essa história vai sendo construída, com abusos de autoridades, regime militar, censura e exilio, vamos caminhando junto com os personagens que estão determinados a bater de frente com tudo isso para levar a verdade a população, ao passo que torcemos para que o pai de Pedro Só consiga sua anistia e assim consiga retornar para casa e para junto de sua família.
- Gostei bastante da escrita desse autor, é o primeiro contato que tenho com o trabalho dele, e já fiquei curiosa para ler outras de suas obras, e conhecer mais e mais. Essa edição também está belíssima com as ilustrações delicadas feitas pelo Diego Rayck. Vale a pena fazer essa leitura.

soles0 13/12/2023

"Não-me-toque em pé de guerra" foi uma leitura impressionante, não esperava a direção tão bem elaborada que estória tomou, vejo esse livro como voltado para todas as idades, apesar de classificado em infanto-juvenil, até necessária, inclusive. Realmente adorei a narrativa e o desfecho, o modo como os personagens são referenciados, o conflito político típico do período de Ditadura Civil-Militar brasileira, envolvendo o combate à censura, a narrativa da família cujo pai é um exilado político e que, mesmo longe, é perseguida e vigiada por conta dos atos passados do pai em prol da liberdade de expressão... Essa leitura é um prato cheio, realmente incrível!

Mário Jorge 31/03/2013

Lembrança de infância
Li este livro ainda criança, por isso não pude entender muito a crítica aberta ao regime militar e aos abusos das autoridades. Mas me divertiu bastante. Após seu pai ser obrigado a deixar o país por motivos políticos, Pedro e sua mãe vão morar no interior, na cidade de Não-me-Toque, onde todo mundo é conhecido pelo apelido. Com a ajuda de seu avô "Bons Tempos" e seu amigo jornalista "Tec Tec", ele vai desafiar os poderosos da cidade para desvendar o segredo do misterioso monstro que assusta a população.