Battle Royale #14

Masayuki Taguchi

Resenhas - Battle Royale

emmanuel_arankar 21/07/2023

"Battle Royale, Volume 14" de Koushun Takami e Masayuki Taguchi

No penúltimo volume de "Battle Royale", a tensão e a expectativa atingem seu ápice, com apenas quatro competidores restantes. O volume 13 viu o fim de Mitsuko, uma das maiores vilãs do Programa, mas deixou os leitores com a confrontação final que há muito se esperava. Com apenas alguns capítulos para resolver o caos de "Battle Royale" e descobrir quem vence e quem morre, o volume 14 mergulha de cabeça no confronto final.

Neste ponto da história, Kawada, Shuuya e Noriko, os três heróis remanescentes, estão discutindo hipotéticos planos para o futuro. Eles consideram para onde iriam e o que fariam se, contra todas as probabilidades, sobrevivessem às próximas horas e conseguissem escapar da ilha. Shuuya, em particular, representa a esperança como um ato de rebeldia, uma força que o faz continuar a lutar mesmo diante das circunstâncias mais sombrias.

A esperança de Shuuya é um elemento poderoso e doloroso, especialmente quando contrastada com o que os leitores sabem que está prestes a acontecer. Eles esperam por Suga, que já morreu, enquanto o implacável Kiriyama se aproxima. A atmosfera é carregada de tensão, com a certeza de que a tragédia está prestes a se desenrolar.

Quando Kiriyama finalmente aparece, desencadeia-se uma sequência de ação emocionante que é uma das mais intensas de toda a série. Há perseguições, tiroteios e uma cena de perseguição de carros que combina ação explosiva com um senso de realismo. A reviravolta que ocorre quando o grupo acredita que matou Kiriyama em um carro em chamas, apenas para descobrir que ele sobreviveu, adiciona camadas de tensão e desespero ao confronto.

As discussões filosóficas se entrelaçam com a ação, à medida que Shuuya reflete sobre a falta de satisfação que sente ao finalmente enfrentar Kiriyama. Kawada comenta que matar, mesmo em legítima defesa e em uma situação extrema, não deveria ser uma fonte de prazer. Essas reflexões adicionam profundidade à narrativa, forçando os personagens a confrontarem a complexidade moral de suas ações.

No entanto, Kiriyama não é derrotado facilmente e continua a ser uma ameaça. A perseguição persiste, levando os personagens a um campo familiar onde já haviam enfrentado Kiriyama. A batalha final entre Kawada e Kiriyama é um dos momentos mais esperados da série. O tiroteio que se desenrola mantém os leitores à beira de seus assentos, com a tensão atingindo o ápice.

O confronto entre Kawada e Kiriyama é repleto de reviravoltas, com o colete à prova de balas de Kiriyama o protegendo do disparo de espingarda de Kawada a curta distância. Essa reviravolta, embora um tanto conveniente, permite que os leitores desfrutem de um confronto épico e justifica a espera por esse momento.

A reviravolta final é entregue por Noriko, que, durante a batalha, dispara um tiro na cabeça de Kiriyama. Essa ação dramática e chocante destaca a natureza implacável da sobrevivência em "Battle Royale". O ato desesperado de Noriko, mesmo sendo a personagem mais gentil do grupo, mostra como as circunstâncias extremas podem forçar até mesmo as pessoas mais dóceis a recorrer à violência para sobreviver.

No entanto, o tiro na cabeça não mata Kiriyama, mas desencadeia uma reviravolta surpreendente. O volume explora o passado do personagem, revelando que ele era uma criança normal até sofrer um acidente de carro que danificou seu cérebro e o deixou incapaz de sentir emoções. Essa explicação de sua natureza insensível oferece uma visão de seu comportamento aparentemente inumano ao longo da série.

A narrativa também sugere que o tiro na cabeça de Kiriyama desencadeou uma liberação de emoções reprimidas, transformando-o no verdadeiro antagonista final de "Battle Royale". Sua expressão vazia e seus movimentos perturbadores contribuem para uma atmosfera sinistra, ultrapassando o limite do realismo que a série vinha mantendo.

O volume 14 termina com Shuuya encontrando a adaga que Suga deixou para ele. Embora seja um desenvolvimento um tanto previsível, sugere um confronto final entre Suga e Kiriyama. A introdução de Mimura, brevemente mencionado neste volume, indica que todos os heróis têm um papel a desempenhar no desfecho iminente.

Com um volume restante na série e quatro sobreviventes, a tensão continua a crescer, e os leitores aguardam ansiosamente o confronto final e a conclusão de "Battle Royale". O volume 14, repleto de ação intensa e reviravoltas emocionantes, prepara o terreno para um desfecho épico que promete desafiar as expectativas até o fim. "Battle Royale" mantém sua capacidade de criar narrativas envolventes e personagens multifacetados, tornando-o um dos mangás mais impactantes de sua categoria.

vitAria675 17/08/2022

o início do fim
então meus amigos, que caralhos aconteceu nessas últimas páginas????? muito triste o que aconteceu na infância do kazuo, mas ficou muito mal explicado como AQUILO aconteceu, simplesmente não é possível. tudo bem ele conseguir suportar dor, fazendo analogia com o tipo de dor do passado, mas o tanto de **** que ele levou??? sei não hein... logo agora que a guria fez alguma coisa.
shuuya meu querido, como que tu ainda tem perseverança com esse tipo de gente?? COMO?? isso aí que chamo de senso de justiça e honra pela minoria bah, mas admiro demais meu protegido, se ele morrer vou ficar mt triste

pq tô sentindo que o kawada vai morrer???

amErica 15/10/2021

#14
Gente, é inacreditável.

Vamos lá... Jogaram bomba no cara, recebeu chute, soco e tiro, explodiram o carro dele, levou um tiro NO MEIO DA CARA e ainda tá andando feito zumbi pra cima do meu trio!!!!!!!

E pensar que eu quase senti empatia por ele quando mostrou sua infância. QUASE