Os Malaquias

Resenhas - Os Malaquias

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Marconi Moura 08/01/2022

8,5
Uma pequena novela, de leitura rápida, capítulos curtos, mas em edição bonita e de leitura agradável. A escrita da autora é primorosa, frases curtas, fortes. Um estilo cheio de simbolismos, num cenário de realismo fantástico, numa interseção nebulosa entre vida e morte, ao estilo de Juan Rulfo (em Pedro Páramo).

Landcaster 11/04/2018

Inundados por Del Fuego
Impossível que a nossa alma não fique estarrecida com o talento de Andrea Del Fuego. Inclusive, do fogo também é a sua narrativa que nos consome, embora se trate de uma história sobre a água.

Uma literatura que mescla esses dois elementos é o que vamos encontrar nessas páginas. Suas personagens nos inundam e tomam forma dentro de nós ao mesmo tempo em que nos consomem o ar e entram em combustão. Além disso, nunca achei crível alguém que conseguisse misturar tão bem o mágico e o científico numa só história até ler Os Malaquias.

Do começo ao fim, essa obra nos acerta em cheio; tal qual o raio que mata os pais dos nossos três protagonistas. Não há como terminar esse livro sem se sentir estarrecido no final: o coração só fica em sístole.

Se o uso de adjetivos soltos fosse uma prática saudável nas resenhas, diria que é uma história visceral, cruenta, envolvente, orgânica, impactante e existencial. Como não há adequação nisso, o leitor só poderá descobrir esse caminho com a experimentação. Não há de se arrepender em nada.

Por fim, só podemos dizer que, ao ler Os Malaquias, diluímo-nos, condensamo-nos, vaporizamo-nos até o encalço dessas personagens...

Talvez um pouco mais agradáveis que uma assombração.

Angie - @livros_libras 09/05/2023

Este livro foi tão singular que ainda não absorvi por completo todo o enredo. Tivemos um bate papo com a autora no Passaporte Literário uns meses atrás e foi uma honra escutar a Andréa falando sobre todos os causos que enredam a obra. Tudo é verdade. O realismo fantástico deste livro é imensurável.

Meu recado a todos é: leiam, leiam, leiam. Liam mais literatura brasileira.

isa.dantas 28/02/2024

Primeiro contato com a escrita da Andrea e gostei bastante. Existem trechos muito poéticos ao longo da narrativa e particularmente, gostei muito dos elementos fantásticos. Vamos sendo levados na esperança de que esses irmãos se reencontrem e também pela curiosidade do que vai acontecendo em suas vidas. Curiosa para ler outros livros dela.

Biblioteca Álvaro Guerra 04/08/2023

A história acompanha três irmãos da família Malaquias: Nico, Julia e Antônio. Eles tiveram seus caminhos separados após a inusitada morte dos pais em decorrência de um raio que caiu na casa em que todos eles viviam, aos pés de Serra Morena, em algum canto no interior do Brasil. O município fantástico de Serra Morena é o Brasil e mostra o que já foi o interior dos nossos estados. A família Malaquias representa nossos antepassados, quando histórias de desencontros familiares eram comuns, deixando marcas eternas na construção da identidade de nossos sobrenomes.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9786559211142

Inspirações Literárias 29/05/2023

Batendo Palmas de pé!
Ameiii!

A autora está conseguindo que eu ame realismo mágico.

Já era fã depois de ler o livro A PEDIATRA agora é oficial quero ler absolutamente tudo tudinho mesmo que a autora nos presentear com sua escrita.

Jansen 22/05/2023minha estante
Não detectei nenhum spoiler.

Bela 23/02/2023

Relações familiares e a magia da vida comum
Me encantei com a forma de narrar da autora, sendo esse o primeiro livro dela que li. Apesar de ser curto, prolonguei ao máximo minha leitura para fazer com que o livro durasse mais, pois gosto muito do realismo mágico da trama.

É incrível como a história apresenta profundamente as personagens principais com um narrador em terceira pessoa, que seria teoricamente distante?Mas conseguimos entrar na vida dessas personagens e compreender seus pensamentos e suas relações afetivas com familiares e conhecidos, o que torna o livro muito emocionante.

Destaco as passagens com as personagens Geraldo e Geraldina, que achei muito sensíveis. Também me interessei muito pela trama da Julia
Malaquias, que parece ter vivido 3 vidas em 1 só.

Will.Leite 24/01/2023

Livro gostoso demais de ser lido. Com um final fechado mas nem tanto. Adorei todos os acontecimentos fantásticos ao longo do livro. Me pegaram de surpresa. Haha
Andrea Del Fuego é uma grande escritora. Merecedora de todos os prêmios que vieram e virão ao longo se sua carreira.

Icaro 15/12/2022

Lindo
Livro lindo, muito bem escrito! Uma história fantástica e envolvente sobre uma família do interior e seus desencontros. Vale a leitura!

Anderson 13/12/2022

Para quem, como eu, conheceu a autora pelo seu livro mais recente, "A pediatra", pode começar a leitura de "Os Malaquias" com a impressão de que irá encontrar ali um romance brutal sobre perda e dramas familiares, escrito num tom áspero. Tudo isso temos, mas, a certa altura, o livro traz elementos fantásticos que, de certa forma, surpreende quem esperava um realismo cru. O Prêmio José Saramago é uma honraria merecida por esta obra magnífica.

Neilson.Medeiros 12/10/2022

Os vínculos familiares. Esses fios invisíveis que nos atam aos que hoje aqui estão e aos que antes aqui estiveram. Com a leitura de Os Malaquias, pude ter uma vista panorâmica do vale onde ancestralidade e descendência vibram. Também dá para avistar o desencontro, esse fio do qual comungamos. Por meio de um raio fulminante que acerta uma família, pais e filhos se desencontram. Os irmãos se desencontram. E assim a cadeia se amplia. Com Os Malaquias e sua escrita afiada, bem pesada, mágica e duramente real, pude ver que, mais do desencontro, a vida se inunda com os reencontros: o homem nasce, cresce, constitui família e morre. E depois disso fica a essência: um sopro, uma gota, um grão ou uma faísca. E tudo retorna.
Em outro nível de sentido, fica a reflexão sobre o progresso, essa máquina que acende luzes e transplanta cidades inteiras. O mesmo progresso que delira em nós com promessas é aquele que apaga as luzes na primeira oportunidade. Serra Morena abriga um vale dentro de um vale, um espelho que inverte o mundo aparentemente único de possibilidade. Não à toa a família tem forte relação com esse mundo escondido. Uma família partida ao meio por um raio reencontra-se a vida toda com ela mesma, nunca a mesma de antes, mas sempre vendo de cima, do alto do vale, o progresso presente no dono da fazenda, na hidrelétrica que inunda tudo ou na catraca da rodoviária.

Biblioteca Álvaro Guerra 13/06/2018

"[...] A pressão do ar achatou os corpos contra o colchão, a casa inteira se acendeu e apagou, uma lâmpada no meio do vale. O trovão soou comprido até alcançar o lado oposto da serra.[...]"

Empreste esse livro na biblioteca pública

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788560160501

Marcus 29/08/2023

Quase bom
A forma vale mais que o conteúdo. O livro é muito bem escrito, a história muito bem amarrada. Mais pro final, descamba pro realismo fantástico e fica um pouco sem sentido.

Daniele.Bertolo 26/06/2023

Elaborando..
Li o livro em um dia. O livro te prende pois há na narrativa tantas coisas a serem elaboradas e entendidas, que com sua prosa simples e fluida você vai ficando. Porém confesso que me perdi nas fantasias e sinto que ficou muitas coisas sem explicação. Talvez porque a vida seja assim. Mas senti falta de mais profundidade nos personagens e nas construções de cada fantasia. Particularmente, pelo menos por enquanto , não gostei! Mas com vontade de ler mais sobre essws elementos fantasiosos da narrativa! Entender o seu por quê.

1 | 2 | 3 | 4 | 5