Rainha da Tempestade

Rainha da Tempestade Marion Zimmer Bradley

Resenhas - A Rainha da Tempestade

Haddie 11/08/2023

Novamente um livro da Marion que achei um pouco cansativo , apenas de gostar desse estilo fantasioso, achei q a história se prolonga de maneira desnecessária, mas claro que não deixa de ser incrível a criatividade da autora em idealizar uma mundo com povos e características distintas

Beth 14/06/2023

Magia com ficção científica...
Uma bela fantasia,temperada com ficção científica é a minha percepção...
Gostei da contrução dos personagens não e uma história clichê, mas tem seus momentos. Mas devo admitir que o final ficou um pouco opaco.
* Descobrir que o livro faz parte de uma coleção, sobre um planeta ?*
O que explicar o final..?

Nichele 03/02/2022

Como sempre, mais um livro que acabou com meu psicológico. Amo as relações e tramas que existem aqui, uma boa leitura única. Recomendo. Allart e Cassandra são o melhor casal desse livro, adorei ver a Margali aqui. Perfeito.

José Leandro 31/10/2021

Darkover é sempre surpreendente!
Mais uma jornada maravilhosa nesse universo sensacional de Darkover! Essa mistura de magia e ficção científica continua me cativando. Observar a cultura, tabus e preconceitos dessa trama nos convida a refletir sobre a nossa sociedade. Marion com certeza é uma das melhores escritoras que já li, recomendo sempre e sem moderação.
Perdida_nas_Estrelas 30/07/2023minha estante
Posso ler esse livro sem antes ter lido outros da autora??

Marcos 13/02/2020

Rainha da Tempestade
Um excelente livro para quem gosta de histórias fantasia medievais e ficção científica. Reinos distantes, Guerras pelo trono, traições, programas de reprodução, romance, poderes extraordinários, estes são alguns elementos que compõem a obra desta grande autora Marion Zimmer Bradley, mais conhecida pela obra as brumas de Avalon.
Rico em ambientes fantásticos: carros voadores Torres de monitoramento onde são construídas ferramentas e armas de guerra um lago lindo que parece um céu de peixes.
A personagem principal é Dorilys Aldaram a quem se refere o título rainha da tempestade, é uma menina que des de criança luta para controlar seu laran ( assim como são chamados os poderes psíquicos) ela tem o dom de controlar e manipular tempestades e raios. Única herdeira legítima do trono e com um poder muito raro. Ao longo da história conhecemos outros personagens que são muito importantes: Allart, um noviço que abandona o mosteiro para um casamento obrigado e tem de lutar com seu medo e competência. Donal Filho adotivo de Lord Aldaraan meio irmão de Dorilys, tranquilo afetuoso e dedicado ao pai. Renata uma mulher forte determinada com um grande poder de ler mentes. Eles juntos fazem parte dessa incrível história que vai levar sua imaginação as alturas.

Julia 17/03/2017

Recomendo para todas as pessoas que gostam de uma boa história
Imagine um universo onde algumas pessoas, de uma determinada origem genética, possuam um “dom”, chamado de laran, que é capaz de lhes proporcionar “poderes” como: telepatia, presciência e voz de autoridade. Para desenvolver e aprimorar esse laran houveram programas de reprodução onde homens e mulheres eram selecionados minuciosamente para gerar descendentes fortes com o poder adequado.

Por conta desses programas de reprodução, os partos eram cada vez mais difíceis, o que acarretava, geralmente, na morte do bebê ou da mãe. Ainda somava-se o fato de que a criança que chegasse à vida adulta poderia morrer de uma “doença do limiar” (a transição da infância para a vida adulta). Em meio à tudo isso ainda existem reinos, soberanos e um sistema de “direito de nascimento”, o que para nós não é estranho. Significava que o rei precisa ter um filho homem legítimo para passar seus domínios, ou estará fadado ao caos.

Acredito que o livro “Rainha da Tempestade” fala mais de um universo e uma sociedade do que propriamente da vida pessoal de personagens. É um livro rico no que se trata de construir um ambiente fantástico: são carros voadores, reinos distantes, programas de reprodução, torres de monitoramento (onde, por sua vez, são construídas ferramentas e até mesmo armas de guerra ), um lago que é como um céu de peixes….

Mas eu diria, também, que o livro possui ao menos dois personagens principais, Dorilys Aldaran e Allart de Hastur. O livro carrega o título “Rainha da Tempestade” por causa de Dorilys e nós acompanhamos no livro, basicamente, a história dela, desde quase sua concepção. No entanto, acredito que Allart também é fundamental na trama, pois boa parte do livro é a vivência dos sofrimentos e incertezas dele.

Allart é o segundo filho de Lord Hastur, que é uma importante casa neste mundo. Ele tem um raro laran herdado de sua família, a presciência. O que difere Allart dos outros é o fato de que ele não apenas vê um único futuro, mas os múltiplos futuros possíveis. Isso quase o levou à loucura, pois, a cada passo que ele dava, poderia ver o que iria acontecer e o que poderia acontecer. Ele é um personagem cheio de convicções e moral e, aos poucos através da história, vamos o conhecendo compreendendo melhor e em partes. Mas não nego que as vezes todo esse moralismo pode ser irritante. A repressão de Allart sobre seus desejos e poder foi um pouco chata algumas vezes.

Dorilys é uma criança que também pode ser irritante e preocupante para a maior parte dos personagens. Mas no fundo ela era apenas uma vítima de tudo aquilo que acontecia. Se Allart tinha um laran maldito, Dorilys possui um laran incontrolável: ela pode manipular as tempestades e raios. Ninguém naquele mundo possui um dom assim, é quase como uma “bomba nuclear” guardada dentro de uma garotinha. Ela também é filha de um nobre, Lord Aldaran e, como filha única, o pai guarda em Dorilys grandes expectativas.

Sobre essas expectativas é interessante pensarmos o modo como a autora pode abordar diferentes pontos de vista. Por exemplo, como filho de um nobre, Allart tem um acordo de casamento arranjado, entretanto, ele não deseja se casar porque não deseja ter um filho que herde um dom tão terrível. Mas é sua obrigação como homem de uma grande casa e não seguir estes planos pode gerar guerras culminando em uma destruição terrível em termos diplomáticos. Em contrapartida, também nos é exposto a falta de opção que tem a prometida de Allart, criada que foi com um único objetivo de se casar e gerar filhos. Ela não tinha nenhuma outra ambição em sua vida.

“É isso o que fazem com todas as mulheres da nossa casta! […] mal largou as bonecas e já não consegue pensar em outra coisa a não ser o dever para com o clã” (Rainha da tempestade -Marion Zimmer Bradley)
Marion Zimmer consegue mostrar como essas exigências pesam em todos os envolvidos, como pais, filhos, irmão não podem simplesmente ceder aos próprios desejos, por mais nobres que sejam. A forma como aquilo tudo fora construído não os deixa muitas escolhas. E, nesse aspecto, o livro mais me parece com um drama, de todas as escolhas só existem os caminhos difíceis. Nesse quesito o mundo descrito no livro se parece bastante com o nosso, nem posso dizer que seja tão sofredor assim, por isso deixo aqui os pensamentos de um dos personagens, Donal, irmão de Dorilys:

“Também ainda sou muito jovem. E talvez não disponha de tempo suficiente para aprender a sabedoria. Mas se eu viver, posso descobrir que alguns dos meus problemas só existiam porque eu era jovem demais e muito tolo para compreender isso.” (Rainha da tempestade -Marion Zimmer Bradley)

(a resenha ficou um pouco grande, por isso é melhor conferir ela completa no Blog clubedolivrojf.wordpress.com)

site: https://clubedolivrojf.wordpress.com/2017/02/14/a-rainha-da-tempestade-marion-zimmer-bradley/

Rafa - @espaco_dos_livros 26/08/2016

Excelente livro mas....
Amei o livro do inicio até os momentos finais.... porém esperava um final melhor.... senti que faltou algo.... mas recomendo com certeza!

Tauan 22/09/2015

Sempre Marion
Mais um da grande mestre da ficção e da magia: Marion Zimmer Bradley, este foi o segundo livro que eu li da série Darkover. Ele mostra que a grande epopeia do mundo do sol vermelho cenhecido como Darkover não começou com chegado dos terráqueos. Começou muito antes, durante os dias sinistros da civilização que veio a ser conhecida como Era do Caos.
Pois naqueles anos é que se aprendeu a usar o poder da matriz - e se usou mal, numa luta pelo poder entre os Domínios em ascensão. A força mental-física criou uma tecnologia que ameaçava transformar Darkover numa réplica terrível de tudo o que era ruim na distante Terra.
Rainha da Tempestade é o primeiro romance de Bradley sobre os tempos em que a matriz estava na mãos de homens ambiciosos, quando a interferência genética produzia prodígios e detentores de estranhos poderes, quando o herdeiro dos Hasturs encontrou o seu destino nas pessoas de mulher-feiticeira a quem amava e da criança-mutante que jurou proteger.
Neste volume, a autora mergulha o leitor no universo darkovano; para quem o lê como o segundo livro da série, ajuda a construir de modo linear uma sequência temporal da saga.
O livro traz personagens complexos e bem construídos, com características muito próprias, ao melhor estilo Bradley. Os principais são:
Allart, o filho mais moço do lorde do Domínio de Elhalyn, angustiado por seu estranho poder, um laran que lher permite ver não apenas o futuro, mas todos os futuros possíveis a partir de cada ato seu. Recolhe-se a um mosteiro na tentativa de reprimir esse estranho dom, mas um destino inexorável o arranca de lá para um dos muitos futuros que pode prever, mas se recusa a aceitar.
Dorilys, uma estranha criança que nasce em Aldaran, um Domínio das montanhas, com um fantástico laran, que parece capaz de controlar a tempestade. Única e mimada filha sobrevivente do lorde Aldaran, é uma menina arrogante e imprevisível, ameaçada pela doeça do limiar, que se abate sobre todos os adolescentes quando sofrem o impacto do surgimento de seu dom.
Donal, meio irmão de Dorilys, é sério, compenetrado, resignado a uma vida tranquila, em segundo plano no Domínio, quando acontecem duas coisas que haverão de mudar para sempre o seu destino: um grande amor e a ameaça armada a Aldaran.
Renata, uma jovem monitora da Torre, bela, liberada,com o dom da empatia, capaz de sentir os sentimentos alheios como se fossem seus, telepata, lançada de repente no meio de um turbilhão de eventos que escapam ao seu controle.
Nem preciso dizer que o livro é maravilhoso né...

Rusbis 28/11/2014

Confira a vídeo-resenha de "A Rainha da Tempestade" no canal literário Ler Vicia:

site: https://www.youtube.com/watch?v=RWQzyHEk-lQ

Tete 06/02/2013

ENVOLVENTE
Confesso que no começo não levei muita fé na história, pois esse negócio de poderes especiais não me interessaram. Mas descobri ao longo da trama que isso é um pedaço da história.

A história é muito melhor que um simples conto fantástico. As histórias de amor, orgulho, intrigas e luta pelo poder territorial é muito melhor.

As sensações descritas nas aventuras são ótimas. No final eu fiquei muito triste, o livro enrolou muito para chegar a guerra somente nas últimas vinte páginas.

Recomendadíssimo, é um livro bem light. Que te envolve nas histórias dos personagens.

Juliana 11/03/2012

Recomendo
Já é um pouco melhor do que o primeiro, mais ainda não é um dos melhores. mais já da para se ter uma ideia de como é a sociedade do planeta nessa época.

18/02/2012

Outro livro que nem sei quantas vezes eu li. A primeira foi com uns 12/13 anos, e me apaixonei instantaneamente. Mas deixa eu explicar algumas coisinhas sobre a série Darkover e a história deste em especial.

Darkover é um planeta distante, mais frio que a Terra. Não é como Westeros, o inverno só dura mesmo uma estação, a não ser na cordilheira chamada Muralha ao Redor do Mundo. O sol é vermelho, constantemente sendo chamado de Sol Sangrento, e o céu noturno é provavelmente o mais lindo do universo, com 4 luas, uma violeta, uma azul, uma verde e uma perolada. Cada uma tem nome e tamanho diferente, mas eu não sei qual é qual. O plante é habitado por humanos, mas eles tem um dom especial. Bom, nem todos, só os nobres, também chamados Comyn. São poderes psíquicos que permitem que, apesar de o planeta equivaler à nossa Idade Medieval (daí porque eu adoro a série), eles tem coisas bem avançadas, como carros aéreos, luzes e elevadores, construídos com esse poderes, que são aumentados com uma pedra chamada matriz. Todo personagem com laran (esse é o nome dos poderes) tem uma pedra de matriz, e ela é sintonizada a seu dono, de forma que só ele, ou uma guardiã, pode tocá-la. Se alguém sem preparo fizer isso, pode significar a morte...

Mais em: natrilhadoslivros.blogspot.com

Isabela 12/02/2012

Da primeira vez que eu li nesse livro, fiquei absolutamente maravilhada durante toda a leitura, vivendo as dores dos personagens junto com eles, e ficando triste no fim do livro por todas as tragédias que se abateram sobre eles. Anos depois, eu só conseguia me lembrar do quanto o livro tinha me envolvido e de algumas cenas soltas, exatamente como a minha imaginação tinha criado, mas completamente desconexas. A partir disso resolvi reler o livro, para descobrir se o deslumbramento era só porque eu tinha lido o livro quando criança. Resultado? Me deslumbrei da mesma maneira, me envolvi com os dramas vividos ainda mais (por conseguir entendê-los melhor), me entristeci de novo com as tristezas que se abatem sobre os personagens e ainda guardo aquelas cenas, vívidas como se as tivesse lido hoje. Se algum dia eu tiver uma filha, mostrarei esse livro a ela.

cid 17/08/2009

A era do Caos
Romance competente prende a atenção, embora algumas situações previsíveis, a estória é bastante elaborada e interessante.Achei o final melancólico, que talvez permitisse uma continuação.Darkover lembra muito a nossa idade média e nos esquecemos as vezes que a estória se pensa em outro mundo.Ou num mundo paralelo. O programa de reprodução das castas superiores, os dons (larans) dos personagens , um mundo à beira de guerra e construindo armas de destruição em massa, é perfeito para criar um mundo vivendo a Era do Caos.