Haroun e o mar de histórias

Haroun e o mar de histórias Salman Rushdie

Resenhas - Haroun e o Mar de Histórias

icekilmer 11/01/2011

Uma viagem incrível!
Não dá pra falar de Haroun e o mar de histórias sem antes falar um pouco sobre Salman Rushdie. Salman Rushdie é um escritor indiano que ganhou notoriedade já com seu segundo romance, Os filhos da meia-noite, no entanto, foi com as polêmicas resultantes do seu livro mais famoso, Os versos satânicos, que fez com ele se torna-se muito mais conhecido. Afinal de contas o autor foi “condenado a morte” pelo Aiatolá Khomeini já que ele considerou seu trabalho como “uma blasfêmia contra o Islã”. Devido a esse incidente Salman Rushdie teve que viver, durante muitos anos, no anonimato e foi justamente nesse periodo que Haroun e o mar de histórias foi escrito.

É dito que Haroun e o mar de histórias foi escrito como uma forma do escritor explicar ao seu filho mais velho os motivos que o levaram a perda da liberdade de expresão. Não achei nada que comprovasse esse ponto, no entanto, esse romance foi realmente escrito em homenagem ao filho mais velho de Rushdie de quem esteve afastado durante um longo periodo. O livro tratava-se também de uma promessa que o autor já havia feito ao seu filho, que seu próximo livro seria um livro que as crianças pudessem e gostassem de ler. De tudo isso, então, surgiu a fantástica saga de Haroun e o mar de histórias.

Numa breve analise pode-se dizer que o livro é na verdade uma alegoria que aborda várias problemas sociais como censura, liberdade de expressão, totalitarismo, etc, vistos sob um ponto de vista inocente de uma criança, o protagonista Haroun. Apesar do livro tocar questões extremamente delicadas ele acaba não sendo um livro pesado, na verdade tudo isso é mostrado de uma forma muito delicada e harmoniosa, e mesmo tendo questões tão complexas como essas como pano de fundo o que chama a atenção é a forma fantástica como toda a trama é narrada. Mais do que isso, em Haroun e o mar histórias o que nós temos é uma linda estória sobre o amor entre pai e filho.

Haroun e o mar de histórias nos apresenta um mundo fantástico de onde são originadas todas as fábulas e estórias já contadas. Somos apresentados a personagens extremamente cativantes que nos faz sentir como se nós fossemos o protagonista de estória e que eles estivessem interagindo conosco. Não existe nenhuma personagem à toa na narrativa, todos tem sua importância, desde o nome até suas atitudes. Em alguns momentos me senti como se estivesse lendo A história sem fim, de Michael Ende, por todo envolvimento e fantasia que a estória nos proporciona.

Claudinei 06/11/2010

Simplesmente encantador!!
Este foi sem dúvida um dos primeiros livros de literatura fantástica que li quando mais novo, e muito tempo se passou e o desejo de lê-lo novamente sempre me acompanhou, e ao terminá-lo novamente entedi o porquê, o livro conta a história de um menino que apesar de viver em uma cidade extramamente triste, consegue ser contraditório a ela, sendo feliz com seus pais, um homem contador de histórias e uma mulher que vive cantando, tudo isso muda quando sua mãe é tomada por uma tristeza e vai embora de casa e seu pai que fica depressivo, e devido a isso perde seu dom de contar histórias, o que acaba afetando Haroun também, até o dia em que descobre um gênio das águas do mar de história, e o real motivo de tudo ter tomado aquele rumo, e parte então em uma incrivel aventura, para salvar esse mar de história e conseguir recuperar o dom de seu pai alegrar as pessoas com histórias novamente.
Salman Rushdie narra a história de forma simples, mas contagiante, mesclando a fantasia com realidade essa foi sem dúvida uma idéia brilhante, um mar de histórias de onde provém todas as histórias do mundo, de onde as velhas histórias se misturam criando novas histórias, para mim amante de literatura foi muito bom me deixar levar a esse mundo nessas poucas páginas dessa grandiosa aventura.

Filib Jurj 19/10/2009

Assim como alguns clássicos dirigidos ao público infantil, Haroun e o Mar de Histórias serve tanto para crianças quanto para adultos.

As crianças vão se divertir com uma aventura que se passa em um mundo de fantasia, cheio de seres mágicos e esquisitos. Os adultos, além de se entreterem com a história de Haroun e Rashid, também poderão perceber referências a escritores e obras famosas, como Gogol, Kafka, Alice no País das Maravilhas, As Mil e Uma Noites. Além disso, os personagens carregam significados implícitos em seus nomes, na maior parte das vezes derivações de palavras originadas do hindustâni, uma língua do norte da índia.

Alguns trechos também podem ser encarados como boas lições sobre escrita criativa e contação de histórias. Durante a leitura também foi impossível não traçar analogias entre a narração e as controvérsias causadas com a publicação de Os Versos Satânicos.