De Escrita e Vida

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Andre.28 29/02/2020

Clarice Lispector: A Necessidade do Amor Pela Escrita
[2020: 100 anos da Diva pernambucana Clarice Lispector]

“Escrever é procurar entender, é procurar reproduzir o irreproduzível, é sentir até o último fim o sentimento que permaneceria apenas vago e sufocador. Escrever é também abençoar uma vida que não foi abençoada.”

Clarice Lispector é um tipo entidade literária que a nós é provida de uma ligação afetiva extremamente sensível, avassaladora, multissensorial. Os escritos dela representam um tipo de literatura apaixonante, coisa inspiradoramente verdadeira e profunda que nos leva a refletir sobre a vida, sobre o amor, sobre a literatura, sobre a necessidade vital do ato de escrever. Para Clarice, escrever é a mesma coisa que respirar. Os escritos dela são um tipo de “literatura fundamental” na vida de qualquer leitor.

Em “Clarice Lispector: crônicas para jovens leitores de escrita e vida” todas as verdadeiras “Clarices” são expostas através de fragmentos de escrita em crônicas que ela publicava no jornal em que era colunista. Reunidas pelo organizador Pedro Afonso Vasquez, e publicado em 2015 pela editora Rocco, esse pequeno livro traz crônicas que são elucidadoras no sentido de fazer-nos compreender o modo de pensar de Clarice. Essas crônicas relatam a vida da autora, os seus relatos mais íntimos e a sua necessidade do amor pela escrita. Escrever é fundamental! Escrever, para Clarice, é existir!

Diva, mulher, mãe, escritora, ícone: Clarice é um patrimônio da literatura em língua portuguesa. Essa escritora pernambucana/carioca traz consigo todo um universo próprio, autêntico, uma viagem no mundo íntimo, sensível, dos dilemas universais da existência humana. É um livro curto em que se recomenda mais sentir a leitura, viver a experiência, abraçar o amor de Clarice pela existência e pela escrita. Não procure entender Clarice. A literatura dela é pra ser sentida em toda sua vastidão.

Eu sou extremamente suspeito para falar de Clarice. Amo-a, em todas as suas frases e modo de pensar, de ser, de existir. Para mim é a melhor escritora brasileira de todos os tempos. As frases dela tomam sua própria personalidade. É uma literatura para apreciar, sentir a pulsação, o desamparo, a entrega, a amor pela arte e pela graça de escrever. Sentir Clarice é abraçar a literatura, é expor e guardar para si esse amor, essa miscelânea de sentimentos que compõem a nossa transitória existência.

Amo-te Clarice!

Gigio 28/08/2023

Clarice
Gosto muito de crônicas de modo geral, e das da Clarice em especial. Esse é um daqueles livros que deixo na cabeceira da cama pra ler algumas páginas todos os dias. Clarice tem uma sensibilidade que transforma as atividades corriqueiras em pequenas obras literárias.

Renatinha 14/05/2021

Me apaixonei.
Perfeito!!! Demorei ler um livro da Clarice, mas agora que li esse, estou com um gostinho de quero muito mais!! Na verdade, de que necessito ler muito mais livros dela!

Enayx 01/07/2023

Minha primeira vez lendo Clarisse Lispector e agora me encontro ansiosa para ler o próximo.
Incrível como suas palavras tocam e lhe fazem pensar.

Bruno 08/06/2020

As (não) crônicas de Clarice
Leitura rápida e, de certa forma, expositiva, nos permite ter uma visão um pouco mais profunda de Clarice Lispector. Bastante interessante, principalmente para quem se aventura em escrever também. Os textos onde ela fala sobre escrita, sobre o que pensa de gêneros, seu desejo e relação com a arte e etc, são o ponto forte do livro.

Beka 22/06/2022

Inesperado
Apenas abri o Kindle e comecei a ler, quando me dei conta havia terminado, me instigou a ler mais obras de Clarice Lispector.
brunaponce 23/06/2022minha estante
????

yaxmiins 30/12/2021

Não leio Clarice, ela me lê.
Estou cada vez mais certa de que existe uma Clarice em mim, pois não é possível alguém me conhecer, me descrever e falar dos meus sentimentos tão bem quanto ela fala. Livro incrível, como tudo dela.

Tailane Santos 13/07/2020

Meu presente
Considero um presente desse ano ter começado a ler Clarice Lispector, e como eu AMO crônicas, e como ela escreve fora da casinha!
É delicioso de ler os pensamentos dela, parecem recém-nascidos, parecem feito da mesma matéria que meus pensamentos vagantes e por isso tão fluído.
Ah, sei lá, sabe? É a Clarice, eu já a amava antes de lê-la, agora ainda mais.
Andre.28 13/07/2020minha estante
Clarice é uma Diva. Amo demais! ?

Ângela Bittencourt Cardoso 14/12/2020

'Às vezes tenho a impressão de que escrevo por simples curiosidade intensa.
É que, ao escrever, eu me dou as mais inesperadas surpresas. É na hora de
escrever que muitas vezes fico consciente das coisas, das quais, sendo
inconsciente, eu antes não sabia que sabia'

Jessica 29/10/2020

leitura ideal, seja para quem quer começar a ler clarice, seja para os que já a leem
~ clarice: uma péssima leitora, uma não-escritora, e sobretudo alguém "cujo o coração bate de alegria vivíssima quando consegue em uma frase dizer alguma coisa sobre a vida humana ou animal." p. 40

ler clarice é como surfar em um mar de divagação louca, e que de tão louca, faz o seu sentido. nesse livro que reúne algumas de suas crônicas publicadas em jornais, rola um sentimento de proximidade com a autora. como se estivéssemos à mesa de sua cozinha vendo-a fumar, tomando café e dizendo com um interesse entediado sobre o fazer da escrita fora da forma, cheio de vida e das coisas do mundo. ela se detém a pensar no ato de escrever para além de um oficio, mas como instinto de vida. sendo que para ela, na maioria das vezes, para viver ela escreve e ao escrever ela morre, e, portanto, vive.

~ “sinto que já cheguei quase à liberdade. a ponto de não precisar mais escrever, se eu pudesse, deixava meu lugar nesta página em branco: cheio do maior silêncio. e cada um que olhasse o espaço em branco, o encheria com seus próprios desejos”. p. 57

skuser02844 07/07/2022

Um livro com pequenos textos da Clarice, ótimo para quem quer começar a ler suas obras e entender um pouco mais como funciona sua escrita. Foi o meu segundo contato com a autora, e eu particularmente amo sua complexidade e como ela coloca um pouco de si em cada página. Mas percebi que prefiro mais suas histórias do que apenas seus textos e crônicas soltas.

Suzana 21/03/2021

Um pouco de Clarice
"Há três coisas para as quais eu nasci e para as quais eu dou minha vida. Nasci para amar os outros, nasci para escrever, e nasci para criar meus filhos."

Diana.Solka 29/07/2020

Ótima autora
Este foi o primeiro livro que li de Clarice Lispector, são vários pequenos textos que falam sobre escrita e vida. Confesso que alguns textos foram difíceis de interpretar, já que não estou acostumada com a leitura da autora.

Eduardo Rockwell 10/07/2022

Clarice...
Meu primeiro contato com a autora foi nos contos "O Triunfo" e "Obsessão", disponíveis na amostra do Kindle para seu livro "Todos Os Contos" (que pretendo comprar muito em breve.).

Ambos foram capazes de me mostrarem do que se tratava sua literatura. É simplicidade, mas que te leva fundo, te guia por um caminho que ao findar... Você não vai saber se entendeu mesmo kkkkk mas tirou algo daquilo tudo, sentiu uma dose da loucura.

Dito isso, peguei esse livro numa biblioteca online após uma vontade repentina de ler uma obra rápida de sua autoria, de fácil compreensão. Ainda estava na dúvida se me agradava mesmo trilhar os caminhos que ela se propõe a guiar-nos. E cheguei a conclusão que sim, me agrada. Mesmo que por diversas vezes não entenda muito do que se é transmitido ? de uma maneira que AINDA ASSIM consigo compreender.

Gostei das crônicas, estava realmente procurando por esse tema, algo sobre a escrita, e recebi isso e mais um pouco. Não de forma didática, mas da forma como só Clarice poderia comunicar. As dores e alegrias de seguir o ofício, e mesmo assim é mais que isso, é não linear, é da alma e da vida. É da arte.

Leia. Só posso te pedir isso. Não posso indicar e não vou. Clarice também é sensibilidade.

Sara 13/04/2020

Perfeição
Clarice e seu talento inestimável com as palavras me encantam, a forma como ela usa a própria palavra dita como uma forma de expressar seus sentimentos é única e jamais outro escritor se igualará a ela.

1 | 2 | 3 | 4 | 5