A última Dama do Fogo

Patricia.Jabour 27/09/2012

Mistério e Aventura
Metamorfose Literária
Leia. Transforme-se.

Neste livro, narrado em terceira pessoa, conhecemos Deora, uma náufraga que não se lembra de nada sua vida até o momento em que é encontrada na praia por Brion, humilde pescador que a leva para sua casa. À noite Deora sonha com uma mulher e um caminho a ser seguido. Confiante em sua escolha, vai de encontro à Mirhaanna, que representará o papel de mãe e protetora em sua vida.

Através de Mirhaanna, Deora é iniciada na Ordem Vermelha, união de pessoas que dominam a magia e vivem como “irmãos na chama” – pois dominam a arte do caminho da chama, ou seja, o ato de acender o fogo interno e lutar usando-o como arma.

Ao longo de sua jornada como acólita e sua ascensão na Ordem, Deora enfrenta os homens cruéis da prisão de Ram’ul; um monstro que importunava a vida dos habitantes de Jollern, uma das cidades nos arredores de Vlyn – onde situa-se Piros, sede da Ordem Vermelha –; o mago das trevas Fermmoylle e seu dragão sombrio e monstros de lava. Mas nem só de combate físico é feita a vida de Deora. Ela teve que travar muitas batalhas a fim de descobrir – e redescobrir – quem era.

No meio do livro, onde há início o segundo tomo da trama, tomei um susto e comecei a pensar que, se não fosse a numeração de páginas estar correta, eu pensaria que havia faltado algumas. Porém, à medida que a narrativa continua fui entendendo o porquê da reviravolta e me impressionando com o talento do autor em prender a atenção do leitor, bem como surpreender.

A Última Dama do Fogo possui um cenário muito forte, daqueles que ficam impressos em nossas mentes, mesmo depois de lida a última página.

Entre as personagens de maior destaque, além das já citadas, estão Ivoreen, iniciada na Ordem Vermelha por Deora, que tornou-se sua orientadora; Hanvor, Grande Mestre da Ordem Vermelha; Craig e Sophie, mestres da Ordem Vermelha; Tehn e Milenna, precursores; Grenjor, acólito; e Shasa e Tara, habitantes de Jollern. Um dos meus preferidos é Grenjor que, apesar de ser, na maior parte do livro, um coadjuvante, tem papel fundamental em partes da história.

Por fim, dou nota 5 ao livro, tornando-se um dos meus favoritos.

Bruno Leandro 12/03/2011

Uma Dama Levada Pelo Destino.
Se pudesse, eu perguntaria: "Quem é você, Deora?". Creio que ela me responderia: "Sou o que o destino fez de mim".
O detalhe principal da personagem-título deste livro é que ela simplesmente não sabe quem é, após ter perdido a memória por conta de um acidente no mar. Quando acorda, todo um mundo novo a espera e, não uma, mas várias vezes, sua identidade antiga é apagada, ao ser sobrepujada por uma nova. Sempre evoluindo, Deora se torna cada vez mais e mais importante em sua ordem, deixando para trás o passado que desconhece.
O que torna Deora uma personagem tão interessante é o fato de ela ter dúvidas. Sim, dúvidas. Ela é uma pessoa que não tem certeza de metade das decisões que são tomadas sobre sua vida e ainda especula sobre a outra metade.
O que torna o livro "A Última Dama do Fogo" interessante é, além de uma história atraente e bem contada, a narrativa que se aproxima da linguagem mais rebuscada que os escritores antigos usavam em seus textos. Totalmente de acordo, já que o clima é o de um mundo medieval antigo. Aliás, eu diria mais: é um clima solene o que permeia boa parte do livro, pois, afinal, ela faz parte de uma Ordem, que não é apenas uma Ordem de magos, como pode-se pensar, mas, sim, uma organização religiosa com seus costumes e deveres no mundo. A solenidade é de extrema importância e cumpre seu papel na história.
Como nem tudo são flores, é justamente no excesso/repetição de solenidade que a história peca um pouco, uma vez que os rituais de cumprimento são repetidamente enunciados.
Também há alguns esparsos erros gramaticais e ortográficos, mas esses não desabonam em nada a história. Uma reedição revista deve eliminar senão todos, pelo menos boa parte deles, em todo caso.
O último que falta ressaltar é: o livro precisa de uma continuação, pois muita coisa fica sem resposta. Porém, tenho eu certeza de que o autor já esteja preparando isso, pois uma história como essa não pode ficar sem um fim.

May 21/07/2011

Deora vem de navio para essa terra e naufraga. Acorda sem memória de sua vida anterior e morre. É isso que se passa no começo, nos dois primeiros capítulos, d’A Última Dama do Fogo.

O livro conta a história de Deora, que se torna aprendiz de Mirhaana em Piros. Quase qualquer coisa que eu contar para vocês aqui será spoiler, pois o livro é envolto em mistério a cada etapa, mas posso dizer que Deora vai sempre avançando e evoluindo, tanto psicologicamente, quando em seus conhecimentos na magia.

O autor criou um universo inteiro para conter essa história, que ele usa em outros livros que ele escreveu, voltado a jogos de RPG, por isso o livro contém muita mitologia, história e questões que não vão ser definidas, pois não pertencem àquela trama.

Uma coisa que os leitores podem estranhar é a forma que o livro foi escrita. O vocabulário é rebuscado, criando um ambiente pseudo-medieval, tanto nas atitudes e tecnologias dos personagens quanto na própria fala, ao invés de modernizar as conversações, o autor tentou manter a autenticidade nas falas.

Eu gostei muito de A Última Dama do Fogo, ele tem um certo mistério, magia, clima medieval e uma heroína forte e decidida, tudo que eu gosto! Mas o final… Ah o final. Eu sou suspeita para falar – eu odeio um final sem final, então perguntem a outros que leram, mas tenho certeza que vão concordar comigo – não se faz isso com um leitor, gente, isso causa ataques do coração!

Marcelo é um autor brasileiro, que escreve como os meus favoritos autores ingleses, apesar de ele não gostar da comparação, Deora me lembra Morgana de Brumas de Avalon e sua relação com Viviane: uma personagem forte, decidida, que tem uma relação íntima e amigável com sua mestra, mas que se permite também discordar dela, quando se faz necessário.

Eu sinto que essa resenha não faz juz ao maravilhoso universo criado pelo Marcelo, porém mais injusto seria deixar de escrevê-la enquanto ainda estou com as imagens frescas em minha cabeça, ricas e bem descritas e, assim como outros leitores, clamando pela continuação.

Rose 07/07/2017minha estante
undefined

Psychobooks 12/11/2010

Bom Galera, hoje minha resenha é sobre um dos meus gêneros favoritos: Fantasia.
Antes da resenha, gostaria de agradecer ao Marcelo Paschoalin que foi super atencioso e, que me envio um impresso super bem feito.
Nesse primeiro livro, conhecemos Deora, uma jovem com um passado desconhecido, e que devido a uma terrível tempestade, perde a memória.
Mas logo ela encontra Mirhaana, uma mestra em Piros que guiará Deora em seu novo caminho.
Em sua nova ‘casa’ Deora se torna mais que aprendiz de Mirhaana, torna-se sua pupila.
Anos se passam com muito aprendizado e estudo, ate que finalmente nossa jovem aprendiz tem a primeira missão e, não poderá falhar, caso contrário não poderá retornar ao único local que tem como lar.
Em sua missão numa cidade ‘amaldiçoada’, Deora encontra Ivoreen, uma jovem que além de salva-la, inevitalmente acaba conhecendo os segredos da chama.
Ivoreen é levada a Piros e torna-se aprendiz da Deora, e ela, deixa de ser acólita e torna-se precursora.
Novas missões sagradas, mistérios e perigos surgiram na vida das duas amigas, mas será que ambas estão prontas para enfrentar o desconhecido?
Em ‘A Última Dama do Fogo’ ninguém é o que realmente parece ser, cuidado em quem confia, seu amigo de hoje pode ser seu inimigo de amanha…
Nesse primeiro livro, Marcelo monta toda a base da história, sem revelar os segredos, deixando-os para serem revelados no próximo livro: Quem Deora realmente é? O esconde seu passado?

Gostou? Acesse:

sentilivros 26/06/2011

resenha de A Última dama do Fogo
Uau!!! Adorei o livro, mas to com raiva....entederam? Não? É que estou realmente precisando da continuação. O final é desesperador... Marcelo, por favor, eu preciso do próximo... (já falei isso a ele..rsrsrsrs).
Os últimos livros nacionais que li, incluindo este claro, me deixaram querendo mais, terminam e você fica pensando como isso aconteceu? Como vai ficar? E agora? Acredito que a literatura fantástica nacional está se saindo muito bem....
O livro estava na lista de leitura há um tempo ( só para variar...), e eu havia programado para lê-lo no fim do ano passado, mas surgiram imprevistos e fui adiando a leitura, infelizmente. Fico pensando... Se li esse livro em 3 dias, em meio ao trabalho, faculdade e outras obrigações, imagine se eu pudesse ter ficado somente por conta dele?
É um livro que te prende do começo ao fim...
Deora é uma garota madura, determinada, às vezes impulsiva e que não se lembra de seu passado. E que, com sua entrada em "Piros", tipo uma escola de magia, ele ( seu passado) já não é tão importante. Lá ela aprenderá como usar a magia e em sua primeira "missão", Deora já terá que fazer escolhas que determinarão seu futuro.
Um livro que apesar de introdutório tem muita ação e suspense, deixando a história com um leitura rápida e fluída.
E agora os trechos que mais gostei...

"...O Caminho da Chama é um caminho de conhecimento, mas também é um caminho de destruição.." pg. 70
"... Não é o destino que conta, mas a jornada como um todo..." pg. 297
"...- O fogo não se preocupa enquanto queima, Deora. Ele apenas segue seu destino. Quando o dia chegar em que nós possamos realmente viver ao invés de nos preocupar, seremos verdadeiramente puros como a chama..." pg. 329