O aprendiz de feiticeiro

Resenhas - Aprendiz de Feiticeiro

Davi.Paiva 17/01/2024

Fácil de ser lido.
Link Amazon: https://amzn.to/4aWQ3vZ

Para quem acompanha as minhas resenhas: lembram que depois de ler "Tem um Livro Aqui que Você Vai Gostar" eu peguei algumas indicações?

Pois é. "O Aprendiz de Feiticeiro" foi uma.

Poesia não é o meu forte. Raramente leio, raríssimamente eu escrevo e estudo quase nada. Posso contar nos dedos quais são os meus poemas preferidos e atualmente não uso todos os dedos para tal proeza.

No entanto resolvi arriscar a leitura, visto que encontrei um bom exemplar a um preço acessível no Sebo do Messias (famoso sebo no centro de São Paulo) e resolvi arriscar a leitura.

Resultado: médio, mas com todo o respeito.

Primeiro eu quero elogiar o trabalho da editora Globo: papel pólen, fonte Garamond, bela foto do autor na contracapa, bela introdução de Maria Luiza Berwanger da Silva, bibliografia e cronologia da vida de Mario Quintana... tudo de encher os olhos.

O que não me motiva a dar uma nota mais alta para o livro: os poemas.

Reconheço que gostei de "O Poema", "O Cais" e "A Noite" assim como achei "Casas" uma ótima homenagem para a também escritora Cecília Meireles. No entanto, colocar dois poemas com o título "O Poema" ficou um pouco confuso e talvez pobre da parte do autor. Fãs que me perdoem. Para fins de registro, o que gostei foi:

"Um poema como um gole d'água bebido no escuro.
Como um pobre animal palpitando ferido.
Como pequenina moeda de prata perdida para sempre na
[floresta noturna.
Um poema sem outra angústia que a sua misteriosa condição
[de poema.
Triste.
Solitário.
Único.
Ferido de mortal beleza."

Outra coisa que me deixou com uma expectativa frustrada foi ver que "O Aprendiz de Feiticeiro" não tem nada a ver com fantasia. O título do livro é apenas sobre uma fase em que o autor ficou mais experimental no uso das palavras e linhas de construção. Uma pena, pois além do poema "A Menina" dar essa margem (que o autor não explorou), eu já devia esperar um pouco disso visto que li "Os Cem Melhores Contos Brasileiros do Século" e pouco encontrei de elementos fantásticos. Sorte que há uma geração de escritores nacionais que tem mudado este panorama...

Em suma: "O Aprendiz de Feiticeiro" é um trabalho bem solto e que pode ser lido em um dia (eu li em poucas horas, em um dia de baixo expediente no trabalho) que expõe uma poesia nada metrificada do autor, mas que ainda passa uma mensagem.

Recomendo!

Guilherme 17/11/2023

Sonho em veros
O título diz muito sobre a experiência, bastante surrealista no meu imaturo ponto de vista. Ainda assim, é uma leitura que recomendo muito pela maneira com que estimula a mente e produz as mais diversas, complexas, profundas e até estranhas sensações.
Me inspirou muito a escrever e me tornou ainda mais fã desse grande escritor que foi o Quintana.

Maura15 09/03/2023

Eu sou fissurada em Mario Quintana
Eu amo seus poemas e suspiro e pondero em todos eles, são perfeitos.

Bacabinba 09/03/2023

Inesperado
O aprendiz de feiticeiro é uma leitura deliciosa e fácil compreensão, são poesias escritas de uma forma mais "comercial" que fazem você refletir a cerca do que está escrito ali.
Mario quintana realmente tem o dom da poesia, pois em apenas duas páginas você se ver preso naqueles versos maravilhosos.
Cria-se um novo vício, a poética de Mário Quintana.

Fernanda 12/01/2023

Boa noite com poesia
Poesia delicada, boa pra levar-nos pros sonhos.
Apesar de ser um livro com um certo número de páginas, é possível lê-lo de maneira rápida.

Gabriel Rocha 04/12/2022

A Misteriosa Condição da Poesia Enfeitiçada de Mario Quintana
O Aprendiz de Feiticeiro é um acorde dissonante. Diferente de tudo que Quintana tenha escrito antes dele. Sem dispersões fugazes de satirização cínica, pois não apela para o humor, o poeta expõe-se em sua autenticidade, fazendo-o por meio do obscuro. AF é a densidade mágica do "poeta da simplicidade". Simplicidade, não? O mundo sobrenatural é a casa de Mario. Pra ele não teria nada mais simples, nem mais genuíno, nem mais vivaz que a feitiçaria.
O livro é dois: o mundo encantado e descrição sinestésica. A contraparte poética do livro é a repercussão íntima, mas com tessituras sensíveis. Poemas em que ler é encontrar-se imerso na situação descrita, não apenas pela modulação hirta, mas as sentindo em cumplicidade profunda ao poeta. Tendo a alma deslocada pelo proferimento das palavras mágicas, é capaz de sentir-se varrido como uma pista, ou sorrir e sentir vir à boca um gosto de estrelas. Lê-lo é o escuro roçar do seio de um amor desconhecido, cheio de emoção e medo.
Muito acanhado, o título do livro não faz jus ao que é Mario Quintana, um feiticeiro dos mais robustos, pai de um caleidoscópio fantástico. Que não se distancie muito ao lê-lo, mantenha-se sempre certa atenção ante a sedutora tensão, pois se corre o risco premente de se ver, de súbito, ensopado ao relento de um arroio, com o corpo morto em Xangai!

site: https://medium.com/@defranco/a-misteriosa-condi%C3%A7%C3%A3o-da-poesia-enfeiti%C3%A7ada-de-mario-quintana-e8135ee5c4b9

Diego 04/09/2022

Diferente
Este livro me surpreendeu por, de certa forma, frustrar minhas expectativas em relação a Quintana: achei o estilo menos leve do que estava acostumado.
Mas passada a surpresa inicial, tornou-se uma obra inspiradora!
Gostei!

Ana 13/07/2022

Li mas esqueci de falar sobre, mas me lembro que achei uma leitura muito agradável. É um livro rápido e bom.

veeemnds 17/02/2022

O Aprendiz de Feiticeiro e Espelho Mágico
O primeiro volume tem poesias interessantes, mas não consegui entender todas. Já o segundo, nossa, perfeito! Sério. São poesias curtas, mas que fazem pensar. Adorei, leria mil vezes.

Jonas 03/01/2022

Poemas incríveis
No começo foi entediante, mas quando comecei a ler os poemas foi incrível, cada poema é extraordinário e fala do cotidiano, mas também beiram o surreal. Alguns poemas demandam uma interpretação. O livro é rápido de se ler. Recomendo.

bella 03/11/2021

Lindos poemas, se lê muito rápido e com gosto, alguns demandam mais esforço interpretativo, o q é natural claro kkkk

Emanuelle.Porto 12/08/2021

Um pouco entediante.
Achei esse livro tão chato, tão entediante e sei lá mais o quê. Esse vai entrar pra lista dos livros que eu não recomendaria para ninguém. Só vale a pena a leitura se você já tiver ele em casa.

casteloale 02/05/2021

Lindos Poemas!
Eu li em menos de uma hora e me apaixonei por cada poema que li! A escrita de Quintana como sempre nos leva a refletir e nos delicia com poemas extraordinários.

Além de nós transportar pra um lugar diferente, Quintana nos mostra a beleza que ele mesmo constrói, palavra por palavra, em cada um de seus poemas.

Araujo20 11/01/2020

Quintane-se!
"A casa de Cecília, que fica sempre em outra parte". (Poema Casas, pg. 28)

O aprendiz de feiticeiro está entre os cinco primeiros livros de Quintana. Com seus 31 poemas, chama a atenção para a maturidade e o processo criativo consciente em que já estava o autor.
Em títulos como "O poema" (pg. 26); "Casas" (pg. 28); "O poema do amigo" (pg.32) e "O poema" (pg.40) essa consciência do fazer poético brota em cada palavra. Meu predileto acaba sendo "Casas" o qual ele dedica a outra grande poeta: Cecília Meireles.
Certamente indicaria a leitura, a releitura, a análise, a paráfrase... Enfim, "Quintane-se!"
Lucas.Justino 15/09/2020minha estante
Eu amo esse livro, pois tive na infância. Quero muuto recordar alguns dos poemas... alguem pode me enviar fotos do sumario com os nomes dos poemas? Tantas lembranças boas deste autor maravilhoso

Giselle.Zart 18/02/2018

A poesia do Mario Quintana fala sobre o cotidiano, mas da maneira mais sutil e delicada, um olhar que poucos tem. Esse foi o livro mais triste que li dele. A linguagem se aproxima do surreal, do fúnebre, da nostalgia, com um olhar voltado para o entendimento e surpresa com a morte e a vida.
Laysla.Silva 12/09/2019minha estante
o aprendiz de feticero de mario quintana e um livro que chama atencao para quem gosta de poesia chama a atençao como ele escreve com delicadesa e impolgacao nada pode ser diferente do jeito que as pessoas falam como gente fala mal gente fala bem pela primeira vez li e nao tenho nem uma critica negativa