First Light

First Light Rebecca Stead

Resenhas - First Light

isack 05/08/2020

FRIST LIGHIT
Peter está entusiasmado:vai embarcar em uma expedição para a Groelândia,onde seu pai vai para estudar os efeitos do aquecimento global.
porém mal ele sabia que existia uma comunidade que vivia abaixo do gelo pois foram obrigados a fugir da inglaterra e se abrigar ali para sobreviver.

o que fará o caminho dos dois se cruzaeem?

Bel 15/02/2017

Demorei muito para ler esse livro.O mundo que a autora criou é muito interessante e cativante, mas infelizmente ela não se aprofundou nesse mundo, o desempenho da história foi muito fraco. Mas mesmo assim recomendo a leitura
Barbara Goura 10/11/2017minha estante
Fiquei triste por ela não ter se aprofundado, principalmente com a questão dos poderes! Poderia ter uma intriga tão legal entre Avó e Neta, talvez a Thea tentando esconder o que descobriu da Avó e a Rowen por sua vez, usando os poderes, desconfiando de alguma coisa.
Mas enfim, não ocorreu. Mas foi uma experiência divertida.

fer 15/03/2021

o livro é muito bonito, ultrapassou todas as minhas expectativas, quando eu achei que era um plot super previsível minha cabeça pareceu explodir quando entendi do que realmente se tratava o livro
triz 29/03/2021minha estante
nossa, agora eu tô mais ansiosa ainda pra terminar ele!

joao 06/10/2022

Entre Dois Mundos
First Light é um livro fácil de se ignorar; a descrição a princípio pode parecer genérica, a capa pode não agradar aos olhos como outras obras fazem. Apesar disso tudo, é um dos livros que mesmo tendo lido meses atrás, ainda consigo me lembrar da história e a premissa quase na íntegra.

Por conta desse livro, eu simplesmente me senti apaixonado pela ambientação no círculo polar ártico, o gelo, a desolação de uma realidade vazia e completamente diferente da nossa, mas ao mesmo tão "viva", onde existe uma miríade de nomes variados para todos os tons da neve.

Claro, eu não diria que o livro é uma obra de Shakespeare ou Dostoiévski, mas para os padrões modernos de um consumidor médio, eu fiquei apaixonado quando li no início do ano.

Nota: (4.5/5)

Elisa 14/10/2023

Me surpreendeu
Eu já acho o livro diferenciado pelo local que ele se passa. Nunca vi isso acontecendo em outros livros infanto juvenis. Mas o que me surpreendeu mesmo foi o plot, não consegui acertar, pensei em várias coisas e não acertei.

Vale super a pena iniciar essa leitura com alguma criança mais velha. Deixa de ser algo "bobinho" e passa a instigar a imaginação dela.

Núbia Esther 05/07/2013

No Ártico, a casa de um importante filantropo teve que ser demolida por causa do derretimento da camada de gelo na qual foi construída. Isso é o que basta para que ele conceda fundos para uma universidade americana estudar os efeitos do aquecimento global nessa imensidão branca. É assim que o garoto Peter se vê deixando Nova York junto com a mãe para acompanhar o seu pai, o glaciólogo Dr. Gregory Solemn à Groelândia.

Na Groelândia, ou para ser mais específica, no subsolo há Gracehope. O submundo do gelo idealizado por Grace. Uma comunidade sob o gelo fundada por antigos colonos ingleses, que encontraram ali um local seguro para desenvolver as “estranhas habilidades” que possuem. Nesse mundo secreto vive Thea, uma garota que sonha em ver a luz do sol e que quer levar adiante o sonho que sua mãe tinha quando era viva. Empreender uma jornada até o mundo exterior para conseguir conquistar novas partes do subsolo e assim aumentar os domínios de Gracehope para que a comunidade possa voltar a crescer.

Esses dois garotos, aparentemente tão diferentes, tem mais em comum do que podem supor e no momento que os mundos de ambos se cruzam, segredos do passado são revelados e novas possibilidades de fazer história surgem. Para desvendar essa história, Rebecca nos convida à desbravar essa imensidão branca e a penetrar nas profundezas do gelo para descobrir um mundo diferente, com habitantes cativantes e um modo de vida bastante peculiar. Um mundo que querendo ou não, terá que se preparar para as modificações que as mudanças no mundo estão provocando no gelo que o protege. Eis aqui mais um dos fatos que contribuiu para me fazer cair de amores pela obra: a ciência. Tanto o destaque para as pesquisas climáticas do pai de Peter, quanto às pesquisas feitas pela mãe do garoto, que é bióloga molecular! Aliás, é muito interessante o fato de a autora ter dado destaque à pesquisa da mãe de Peter com DNA mitocondrial. Para quem não sabe o DNA mitocondrial é herdado a partir da linhagem materna, assim um indivíduo, sua mãe e todos seus parentes maternos compartilham essa herança genética. É simplesmente impossível não traçar paralelos com a sociedade matriarcal de Gracehope, na qual todos sabem de qual ventre nasceram, mas não fazem ideia de quem foi o responsável por fornecer os outros 50% do material genético para sua formação.

No seu romance anterior Amanhã Você Vai Entender, que recomendo fortemente a leitura, Rebecca usou como base as viagens temporais para dar asas à sua história. Aqui, novamente ela faz usos de elementos de ficção científica e (de forma apropriada) de fatos científicos, mas não para criar apenas uma história de ação, ou quem sabe uma distopia, pelo contrário. First Light tem ação sim, afinal é impossível passar incólume às pesquisas geoclimáticas do pai de Peter (ainda não confessei que um dos meus sonhos é passar uma temporada na Antártida né?) ou às aventuras em que Thea e seu primo Mattias se metem para descobrir os segredos do seu povo, mas mais do que isso é uma história sobre relacionamentos: familiares, sociais, consigo mesmo. Uma bela história sobre o respeito e a preservação das raízes, não pela estagnação e imposição, mas sim por sua compreensão e o seu uso para fortalecer sua identidade e assim poder alçar voos maiores. Tudo isso temperado por uma dose de fantasia, que torna muito difícil ficar impassível à obra.

“O bracelete de cordões de gelo trançados e tingidos da cor do sangue, parecia pulsar colorido na clara luz do sol, como se tivesse sido animado em vez de congelado, nesse lugar da Terra para a eternidade”.

[Blablabla Aleatório]

site: http://blablablaaleatorio.com/2013/01/29/first-light-rebecca-stead/

Felucy 27/04/2023

Despretensioso
Um mundo abaixo da superfície.
Por um momento me lembrou a era do gelo.
Ainda bem que não começou a descongelar, mas num futuro ia acontecer.
Um povo fugindo da ignorância, se refugia abaixo da terra, vivem vidas simples, mas tem aqueles que querem conhecer o mundo exterior.
E nessa busca, uma família perdida se reencontra.
Leitura fácil e rápida.

Patty 11/04/2018

First Light é um livro que comprei, depois me arrependi achando que seria mega infantil e com isso ficou 2 anos parado na minha estante até que finalmente resolvi lhe dar uma chance.
Ele conta a história de Peter, um garoto Nova Iorquino que acompanha os pais numa expedição na Groenlândia. Lá seu caminho se cruza com a da jovem Thea, que mora no subterrâneo do mundo gelado.
O livro é de fato infanto-juvenil, mas é muito bem escrito, a ponto de me deixar sem querer largá-lo por estar curiosa com o rumo da trama.
É uma boa mensagem sobre sobrevivência, amor e companheirismo.
Enfim, foi uma boa leitura, me surpreendeu um pouco até!

@livrosmundofantastico 16/12/2018

Uma bela história
O Dr. Solemn estuda as geleiras e recebe uma proposta da universidade para passar algumas semanas na Groenlândia e decide levar a esposa Aurora e seu filho Peter. Para o jovem seriam dias muito frios e sem emoção o que foi ao contrário disso.

Em baixo das geleiras existe uma população que possuem dons entre eles temos a jovem Thea que perdeu a mãe muito cedo e vive com a tia Lana mas ela tem o mesmo desejo da mãe conhecer o mundo exterior. E isso acaba acontecendo mais sempre trás consequências que podem ser boas ou ruins.

No mundo exterior ela acaba conhecendo Peter e os dois percebem que seus mundos não estão tão distantes um do outro.

Uma história bem interessante, gostei bastante dos personagens mas senti falta de explorar mais os dons de cada um e também ficaram algumas coisas soltas, mas a história em sim foi muito boa.

Bru 18/08/2019

Uma história muito fofinha
Esse livro tem uma história muito fofinha e também educativa. Adorei acompanhar a história de Thea e Peter.
Ultimamente tenho percebido com maior clareza minha mudança de gosto literário. Antigamente eu era apaixonada pelos romances água-com-açúcar e principalmente pelos que tratavam de casais adolescentes e inconsequentes. Mas de uns tempos pra cá tenho abominado este tipo de enredo. Chegam a me dar náuseas, real! Mas percebi que ainda sou muito apaixonada pelo mundo adolescente, só que de uma forma diferente. Gosto mais de histórias com protagonistas curiosos, corajosos e até mesmo nerds, por assim dizer. Histórias onde os jovens não são tolos mimados e cheios de irritantes reclamações, mas sim pessoas em fase de crescimento e aprendizado, que querem descobrir o mundo e entender seu papel como ser humano no meio disso tudo. E posso agradecer imensamente a Rebecca Stead por ter criado um cenário assim em First Light.
Os personagens da história são carismáticos, suas intenções são as melhores possíveis, suas atitudes são muito plausíveis, e não rola nada do usual drama adolescente que costuma circundar esse tipo de livro. Enfim, achei uma história muito boa.
O único problema que me incomodou um pouco foi que a tradução do livro não foi bem feita, e a empresa que editou acabou se passando na parte da revisão. Havia diversos erros de gramática no livro, palavras repetidas e afins. O que acabou atrapalhando um pouco a leitura num certo ponto. Tirando isso, o resto foi muito bom.
Algo que achei demais foi que os pais de Peter são cientistas: a mãe é bióloga e o pai é geólogo. Então ao longo do livro somos ensinados sobre muitas coisas que envolvem estes assuntos. O que acho algo incrível, quando uma história além de boa é instrutiva.
Quem estiver à procura de um livro leve, educativo e bonitinho, se sentirá feliz em conferir esta história.

site: https://freescura.wordpress.com/

Veh.Giopatto 26/11/2019

Lido em dois dias. É um livro bem fácil de se ler, principalmente quando você tem o intuito de relaxar, além de tudo passa uma mensagem bem legal sobre a importância de preservar o planeta e sobre o aquecimento global. Apesar de eu ter achado um pouco infantil demais (haja vista q ele estava parado na minha estante há uns 6 anos) recomendo a leitura.

vê. 11/01/2011

O tema é muito interessante, embora literatura infanto-juvenil não seja muito o meu forte.
É o encontro de dois mundos diferentes (é, meio Pocahontas... talvez seja por isso que o livro tenha me chamado a atenção!) que, de uma forma que os protagonistas (Peter e Thea) não imaginavam, são tão interligados. Além disso, um fato que me agradou muito é o da importância dos cães em Graceland (o mundo isolado). São considerados companheiros dos seres humanos desde filhotes até o fim da vida.

Muitas aventuras e, principalmente, surpresas!

Elisa.Perondi 20/06/2015

Comprei por acaso. Adorei.
Eu amei esse livro.
Simplesmente.
Não posso colocar pontos negativos, então vamos apenas falar dos positivos.
O livro trata, se não de uma fantasia totalmente original, de uma fantasia narrada de um modo totalmente original.
Um grupo de pessoas com certas habilidades que tiveram de fugir do "Velho Mundo" e se esconder numa terra secreta em baixo do gelo. Nota, essas habilidades são puramente evoluções genéticas. Nada de feitiçaria ou qualquer outra coisa. É ciência, e ainda assim parece mágico.
Depois, é claro, não temos um romance! E isso não é nada ruim. Temos a mocinha, o melhor amigo da mocinha e o mocinho. Mas nada de romance. Eles são só primos, antes que você pense "é claro que o melhor amigo da mocinha gosta da mocinha". Não, ele não gosta. Não desse jeito aí.
Se você é um aficionado por romance e já desistiu de ler o livro, por favor, não faça isso! Podemos não ter o amor romântico entre os protagonistas, mas tem, por exemplo, aquele amor que eu particularmente acho lindo, de um homem que nunca esqueceu a mulher amada, mesmo já tendo se passado tantos anos, dele já ser um adulto formado.
Temos também o amor pela liberdade. Pela mudança. Temos a busca de acabar com o medo e a ignorância, explorar o desconhecido.
Temos o amor de um menino por sua cachorra.
Na verdade, todos os cachorros desse livro (e são vários) são tudo de bom.
Por último, temos esse final. Meu tipo de final favorito. Que te deixa com aquele gostinho na boca de "quero mais". Que termina "sem terminar", não que pareça faltar informações, mas onde caberia uma continuação. Ao mesmo tempo que uma continuação poderia estragar o livro e a história, e está muito bom assim.
Eu recomendo esse livro para todos que gostam de cachorros fofos e fiéis, garotas decididas, uma jornada pelo conhecimento e que querem dar um tempo do bom e velho romance (triângulos amorosos clichês/não-podemos-ficar-juntos açucarados).
Não vão se arrepender.

Ryan.Kayky 10/09/2019

adoravel
gostei muito do livro achei muito importante sobre o aquecimento global