The Pearl

The Pearl John Steinbeck

Resenhas - The Pearl

Abacaxi 09/04/2024

O livro foi bem interessante, eu peguei pra ver se conseguia entender inglês e consegui. Passei raiva com aquele povo ambicioso, eu achei tão bonito como Kino falou o que ele sonhava em fazer com o dinheiro da pérola, se casar, comprar roupas novas e colocar coyotito na escola, lindo,lindo, lindo!!! Mesmo sendo pequeno da pra ver uma transição na personalidade de Kino, como ele reage aos acontecimentos que o mudam e o irmão dele, o Juan, meu Deus eu esperava tanta coisa desse homem e ele foi simplesmente o oposto do que eu pensei que seria. Juana a todo momento quieta mas mesmo assim super perceptível, uma mulher forte e coyotito um fofo. O final me pegou de surpresa, eu não esperava isso. Livro muito bom.

Eduarda.Reis 08/02/2024

Narrativa curta e feita de forma brilhante, nela vemos a tênue linha entre esperança e desespero.
Lindo livro

Felipe.Mastriaga 22/08/2023

Uma leitura curta mas eletrizante
Ganância, família e obsessão inundam as páginas dessa breve história igualmente atormentadora e arrebatadora.

Waldellisia 16/07/2023

The pearl
Estranho pensar que eu provavelmente não conheceria ou teria lido esse livro se meu professor da faculdade não nos tivesse obrigado. É um daqueles livros que você lê e a marca fica para o resto da vida. Li ele, em sua maioria, em viagens no ônibus indo para a minha universidade. Que livro! Nos faz refletir sobre a maldade humana, ganância, capitalismo, até onde o ser humano está disposto a ir para mudar sua vida e talvez até em maldições ou karma. Foi um livro que me fez pensar muito nesses e em outros temas também. Adorei a leitura. Obviamente o inglês dele eu achei um pouco complicado porque havia várias palavras que eu não conhecia, mas é bom porque aí eu exercito mais ?

13/01/2016

Se não fosse do Steinbeck eu não sei se teria lido esse livro. Depois de ler East of Eden e me apaixonado com o seu estilo, fui correr atrás de suas outras obras. Como essa é super curtinha e tem menos de 100 páginas, optei por começar por essa.

Tem aquele estilo de narrativa do Steinbeck, ou seja, MUITAS descrições da natureza e MUITO simbolismo. Não sou lá muito fã de ler descrições de areia, flor, árvore e etc, mas entendo a sua importância para nos inserir na história. Já o simbolismo eu adoro!

É uma parábola que nos vai contar a história de Kino, um pescador que possui somente um barco como bem material e que o usa para prover o sustento da família. Ele possui um filho, Coyotito, que logo no início é picado por um escorpião e no desespero, Kino o leva até a cidade a procura do médico para lhe ajudar. Esse médico é um ser desprezível que não faz nada de graça, principalmente para os índios, e por isso se recusa a atender Coyotito.

Assim como outros pescadores locais, ele vive da venda de pérolas e frustrado com a recusa do médico, entra no mar em busca de alguma para que possa vender e reverter em dinheiro para salvar seu filho. Para a sua surpresa ele acha a pérola das pérolas. Enorme e rara. Logo começa a imaginar que será a solução para os seus problemas. Imagina-se casando na igreja com a sua mulher Juana, batizando seu filho e dando uma educação digna a ele.

O problema começa quando as pessoas descobrem o que ele tem em mãos. Será alvo de inveja e ele terá uma dificuldade enorme em vender essa pérola sem ser passado para trás e mais ainda em guardá-la de forma segura.

A pérola também acaba deixando ele cego de ganância e sofrerá um choque de realidade da pior maneira possível no final. Triste demais.