The Surgeon

Andamento - 5
Escrita - 5
Final - 3

Bruna Fernández 21/05/2013

Resenha para o site www.LivrosEmSerie.com.br
Fui pesquisar mais sobre essa série de livros quando fiquei sabendo que ela seria adaptada como série de TV para a TNT. Nunca assisti ao seriado, mas as produções da TNT tendem a ser impecáveis e como ele já foi renovado para uma terceira temporada, acredito que além de ser bom, ele tem uma boa audiência. Pra variar, o primeiro livro da saga estava criando teias na minha estante, até que por um ato de impulso eu o escolhi como minha próxima leitura.

O livro me conquistou logo na primeira página. Por quê? A narrativa da história é iniciada pelo próprio assassino. Simples e ousado. Ótimo começo! Somos então levados então para a cena de um crime onde conhecemos uma das protagonistas da série, Jane Rizzoli, uma policial que sofre muito preconceito por ser mulher, não somente de seus colegas de trabalho, mas também da sua própria família. Ela é descrita como uma morena comum, que não chama a atenção por sua beleza ou feminilidade. Curiosamente, a Dra. Maura Isles, que tem o nome no título do nome da série também, não aparece nesse volume. Conhecemos também Moore, o parceiro de Rizzoli. Ele perdeu a sua esposa faz um tempo, mas é um homem honrado e exemplar. Ambos estão na trilha de um serial killer que ganhou o apelido de “O cirurgião” por executar incisões em suas vítimas – para lhes retirar o útero e levar como souvenir – com a precisão de um cirurgião, antes de matá-las.

Mas o caso toma um rumo inesperado, ok um pouquinho só, quando Moore e Rizzoli encontram uma sobrevivente de um serial killer que tem o mesmo modus operandi do assassino atual que eles estão caçando: a Dra. Catherine Cordell. Claro, que ao invés de ajudar a elucidar o caso, isso torna ele mais embaralhado e confuso do que antes. Metade da história se passa dentro do hospital onde a Dra. Cordell trabalha, e por isso, muitas vezes me senti lendo um drama médico, estilo adaptação de Plantão Médico. Algumas das cirurgias realizadas são descritas nos mínimos detalhes e eu achei esse recurso muito interessante, por ser uma novidade. Nunca li um livro antes que misturasse esse ambiente hospitalar de drama com o suspense policial.

A história não é cheia de reviravoltas mas não deixa de ser boa por causa disso. A linha de raciocínio dos policiais, e principalmente de Rizzoli, é muito boa e o caso todo é muito plausível. Fora que o fato de termos partes narradas pelos próprio assassino ajudam o leitor a criar asas e imaginar inúmeras possibilidades para o desfecho. Além do caso, a autora também mostra a vida pessoal dos personagens, mostrando suas fraquezas e suas crenças, dando profundidade a eles e fazendo o leitor se envolver mais e mais na leitura.

Vi muita gente comentando que achou o assassino do livro um dos mais cruéis e nojentos da literatura, alguns mesmo o compararam à Hannibal Lecter, mas eu achei isso tudo muito exagerado. Não estou diminuiundo, o assassino é cruel sim, mas já livros com psicopatas bem piores e muito, mas muito mais cruéis e malignos. No geral, O cirurgião é um ótimo thriller e vale a pena conferir a escrita de Gerritsen. Estou animada para seguir lendo a série! E vocês, já leram algo da autora?

Pandora 01/05/2013

Estava com vários livros de Tess Gerritsen na prateleira há uns dois anos até que decidi ler este aqui. Bem, estava, porque agora quero ler todos! Claro que o fato de Tess ter sido médica faz toda a diferença nos detalhes técnicos deste livro, mas que boa escritora que ela é! Não só o suspense me agradou, mas o modo como o assassino foi sendo introduzido na trama foi sensacional! Só não curto a ideia de colocar romance em livro policial, acho chato e dispensável; mas talvez esta minha implicância seja coisa de velha rabugenta. Estou curiosa para acompanhar o desenvolvimento da personagem da detetive Rizzoli, que neste livro ainda está muito insegura: apesar de ter plena consciência da própria competência, ela ainda acha que precisa bater de frente com os homens e tem medo de mostrar suas fragilidades. Enfim... embora seja quase meia-noite e eu tenha que acordar cedo amanhã, lá vou eu tirar mais um "Gerritsen" da prateleira.
Lu 02/05/2013minha estante
Legal, Pan. Tô bem curiosa a respeito desse livro. Acho q vou passá-lo para o próximo a ler! :)

Pandora 06/05/2013minha estante
Vi que você tá lendo. Depois vamos trocar figurinhas...