À Procura da Felicidade

À Procura da Felicidade Chris Gardner

Resenhas - À Procura da Felicidade

Rebeca 24/08/2012

Eu vi o filme antes de ler o livro e gostei dos dois igualmente, apesar de serem bem diferentes. O livro, logicamente, é muito mais completo e começa contando um pouco da história da mãe do autor. Depois passa a relatar a infância confusa e pobre dele, assim como a difícil adolescência graças ao padastro violento. O que acontece no filme é apenas uma pequena parte da incrível história de Chris Gardner, apenas a parte em que tudo muda e ele finalmente consegue o que sempre desejou. No livro tem todos os dramas pelos quais ele passou, como a falta de um pai, todas as frustrações e os momentos de quase desistência. Consegue ser inspirador de verdade, sem parecer um livro de auto-ajuda ou motivacional, e atrair a atenção do leitor.
Saulo Eduardo 20/01/2013minha estante
Pedi o livro como presente de aniversário, e fiquei com medo do livro ser totalmente de auto-ajuda. Mas não. O livro é apenas uma (bela) biografia, só a história de vida relatada nele já nos dá uma lição, sem precisar de interrupções para sermões. Gostei da sua resenha.

Rebeca 11/03/2013minha estante
Concordo com você, Saulo, a história de vida relatada no livro é realmente uma lição. Consegue ser motivadora sem beirar auto-ajuda.

jmrainho 26/03/2012

A Procura da Felicidade
A Procura da Felicidade, Chris Gardner, Novo Conceito, 2011,com Quincy Troupe e Mim Eichier Rivas.

Quem assistiu ao filme A Procura da Felicidade, estrelado por Will Smith e seu filho sentirá muitas diferenças no livro. No livro Chris Gardner detalha (excessivamente) com mais detalhes sua infância e seu trabalho inicial como enfermeiro na marinha e funcionário de uma clínica. Sua paixão por Miles Davis - trompetista, o Rei do Blues.
De qualquer forma, é uma boa história de superação, da infância pobre ao sucesso milionário. A perambulação como sem-teto até achar a terra prometida.

"Compreendendo as frustrações que ela (sua mãe) teve antes e depois de mim pude ver que, embora muito de seus sonhos tivessem sido destruídos, ao me desafiar a sonhar, ela estava se dando uma nova chance".

A infância, o padastro e as constantes surras...
"A grande ironia é que, embora o sono algumas vezes traga pesadelos, a realidade da minha vida como acordado é muito pior".

Final dos anos 60 Época do assassinado do Kennedy, Luther King...

Casou em 1977, con Sherry, foram morar em San Francisco. De origens sociais diferentes, começaram os conflitos. Teve algumas amantes. Conhece uma linda negra chamada Jackie e vai viver com ela depois da separação. Época de drogas. Em 1980 com Jackie e um ano depois nasce seu filho Christofer. Brigas com Jackie, que leva o bebe, com 6 meses.
Depois de 28 anos foi conhecer seu pai.
Pensava em fazer medicina, mas os custos com a familia levou-o a ser vendedor na área de equipamentos médicos

Ao ver uma Ferrari estacionando, abordou seu dono, Bob Bridges e numa rapida amizade, este deu umas dicas para Gardner começar a prospectar na área de corretagem.

Que diferença fazia Wall Street com o que tinha aprendido até então?
"Desde a casa de repouso de Heartside e do Hospital da Marinha, da cirurgia geral e da clinuca de proctologia, até o laboratório no Hospital dos Veteranos e o Centro Médico da Universidade da Califórnia, como um promissor vendedor no Vale do Silício,consegui serviços sem qualquer experiência. Mas fiz um bom serviço em todas essas áreas. Não, não fiz um bom serviço.Fiz um serviço filhodaputamente bom. Não, meu sucesso não foi fabuloso. Mas em crescimento e em habilidades, superei minha expectativas".

Apesar do pesadelo logístico que se seguiu, topou ser corretor.
"Não me aborreci enquanto esperava a hora da entrevista, porque quanto mais eu observava o que estava acontecendo mais certeza eu tinha de que podia fazer aquilo"
"Racismo não era o problea principal, embora fizesse parte dele. No fim, compreendi que eu estava sendo preterido por uma questão de 'contatismo'. As perguntas resumiam-se a conecções e contatos".

"O que sei nas horas e dias que se seguem é que nada provoca mais tensãoem um relacionamento entre um homem e uma mulher do que o homem desempregado.

Depois disso, uma série de episódios da lei de Murphy. Fazia bicos no hospital dos veteranos, limpava porões, pintava casas...."Para Jakie, o fato de eu fumar maconhas para relaxar era insuportáve"
Acusado exageradamente de ter agredido Jackie, é chamado na polícia. É preso e aí aparece, conforme o filme, a sua dívida de multas de trânsito que nos EUA também dá cadeia se não pagar. Mesmo podendo pagar ele fica preso pois é sexta-feira fim do expediente. Na segunda ele descobre que não tem dinheiro por isso é condenado a ficar mais 10 dias preso. No ultimo dia a entrevista na corretora Dean Witter. Por telefone (diferente do filme) ele remarca para o outro dia.Jackie abandona Gardner, leva o filho, o carro e tranca a casa. Devia encontrar um lugar para passar a noite (foi na casa de uma parente) e ir na corretora com a mesma roupa respingada de tinta (igual ao filme).

Diferente do filme (não tinha salário no estágio(, na corretora, ele ganharia mil dólares por ano como estagíário. Era pouco. Dormiria nos nos sofás de vários amigos. Ainda estava sozinho, diferente do filme.

"No decorrer das semanas seguintes, sempre que alguma preocupação com o que estava fora de meu controle apoderava-se de im, meu foco me saltava...Depois de ouvir por anos a mamãe dizer que a biblioteca pública era o lugar mais perigoso do mundo, porque você podeia entrar lá e descobrir como fazer qualquer coisa se você soubesse ler, também me convenci de que toda essa informação que eu estava adqurindo como preparação para o meu exame me daria aquela vantagem competitiva para que eu pudesse passar na primeira tentativa. Quando meu cérebro queria desistir, eu adotava a atitude de quem tinha que estudar como se estivesse na prisão - porque o conhecimento era poder e liberdade. Caminhava comigo a imagem de Malcom X na prisão, aprendendo sozinho por meio do dicionário"

"Não importava quanto eu tivesse no bolso, não importava quanto tivesse custado meu terno, ninguém poderia me impedir de atuar como se eu fosse um vencedor. Ninguém poderia me impedir de atuar como se meus problemas estivessem todos a caminho de uma solução. Não demorou muito e atuar como se tornou-se tão convicente que eu mesmo comecei a acreditar naquilo. Comecei a praticar futurologia para mim mesmo, como se já tivesse sido aprovado no exaqme, imaginando o que aconteceria em seguida.

Das 250 questões, ele acertou 88%.
Um mês depois se encontra com Jackie.
Começou a Dean corretora ganhando 1.200 por mês. Podia ganhar mais se fechasse negócios maiores. Aí começou a calcular a produtividade por ligações.

Era 1982 e existia um certo preconceito racial com o trabalho dele.
Finalmente conseguiu recuperar o filho de 20 meses que parecia ter 3 anos. Ao mesmo tempo conseguiu trabalho na Dean Witter. Mas não tinha onde morar. Ficaram em hotéis baratos, motéis,
"A minha filosofia é: onde quer que estamos, estamos aqui, aqui é onde estamos e vamos fazer disso o melhor que pudermos. Por enquanto. Moraram na regila The Palm, perto da boca do lixo, e conviviam diariamente com prostitutas que acabaram conhecendo os dois e até davam dinheiro para a criança.

"Não posso me dar ao luxo de ser apenas positivo e pereverante. Não, eu tenho que chegar lá hoje. Ninguém está me dando um negócio de mão beijada; não sou um dos veteranos que já tem suas carteiras de ações e apenas atendem aos seus clientes. Tudo depende de mim. Cada ligação é uma tentativa, uma oportunidade de chegar um pçouco mais perto de nosso próprio cantinho, de ter uma vida melhor, uma vida de felicidade para mim e para o meu filho"

Muitas vezes dormiu no escritório com o filho sem ninguem sabe. Parecia que era o primeira a chegar e o último a sair. Também dormiram no parque. E até no banheiro do aeroporto (cena importante no filme).

Finalmente descobre uma casa velha para morar a preço baixo. não precisavam mais levar bagagem na mão todos os dias. Ainda aconteceram alguns imprevistos, como ficar sem luz por falta de pagamento.

A partir daí as coisas melhoram, foi convidado para trabalhar em outra corretora a Bear Stearms cujo lema era "Nenhum negócio é pequeno demais. Nenhum negócio é grande demais". Segundo o proprietário, a corretora foi construída pelas pessoas PIV - Pobres, Inteligents, com uma enorme Vontade de ficar rica.
Até montar sua própria firma, a Gardner Rich & Company, em Chicago, com Christopher de seis anos e sua irmã Jacintha, de dois.

Deise Iv. 27/04/2012minha estante
se eu não paro de lêr, fico sabendo o final e detalhes importantes antes de sequer chegar la.

Vanessa Costa 24/01/2015minha estante
Vc praticamente conta a história do livro toda...

Mariachi 11/04/2009

ótimo livro. Logo no início a um longo detalhamento sobre a infância de Cris Gardner, o que pode incomodar quem espera já de cara ler sobre todas as situações abordadas no filme. Contudo ao chegar na fase adulta da sua vida, o livro traz, nas palavras do próprio Cris, lições inestimáveis para quem acredita no poder de superação.