Coelho Corre

Coelho Corre John Updike

Resenhas - Coelho corre

Mouraci 10/03/2022

Belo livro!
Este é o primeiro livro da tetralogia que acompanha Harry entre os anos 60 e 90.

Na natureza, um coelho corre quando está em fuga de algum predador. No livro de John Updike, Coelho, apelido do protagonista, está em fuga de si mesmo.

Ao longo do livro, Coelho relembra os momentos de glória de sua adolescência, quando era o astro da equipe de basquete da escola, tendo sido cestinha do campeonato por dois anos. Porém a promessa de sucesso ficou no passado.

Subempregado (É demonstrador do MagiPeel, um descascador de frutas e legumes), casado com uma mulher insegura e alcoólatra, prestes a ter seu secorrgundo filho... Ele não suporta a pressão, tenta abandonar tudo e mudar radicalmente sua vida. Mas nada é simples...

Apesar de sua imaturidade e inconsequência, Coelho é cativante e meigo. Ele tenta ser um bom pai, mas ainda está fixado em sua adolescência.

Fiquei encantado com o desenvolvimento psicológico das personagens e principalmente de Coelho, um homem que não consegue pedir ajuda e só encontra a fuga como saída.

PS: nem tudo são flores! Algumas descrições ao longo do livro são cansativas e pouco fluidas, mas vale o esforço. É um livro que ficará em sua memória por muito tempo!

Paulo Sousa 25/01/2017

Editora: @companhiadasletras
Páginas: 269
Minha classificação: ????????

_____________________________________________________

Faz tempo quero ler a quatrilogia do Coelho, do escritor norte-americano John Updike. Vários comentários e sugestões positivos elevaram esse desejo, e, concluído o volume 1, COELHO CORRE, estou simplesmente maravilhado com esse livro inicial!
Coelho Corre é o romance de apresentação de Harry Angstrom, o Coelho, ex-jogador de basquete, que já na meia-idade se vê perdido em si mesmo. Os ditames e conflitos em que está enredado faz Coelho tomar atitudes totalmente irresponsáveis e inconsequentes que só trazem perplexidade e ruína às pessoas em volta dele.
Coelho Corre é um livro densamente psicológico, de uma riqueza estilística única, que retrata uma América dos anos 60 repleta de incertezas, de incoerências e, sobretudo, uma espécie de falso zelo por valores não tão aceitos por todos.
Angstrom, um personagem fascinante, reflete exatamente esse mar cáustico onde a vontade se confronta com o dever, e Coelho, ao perceber que tudo que o cerca tenta reprimir sua vontade, simplesmente vira as costas a tudo, mesmo sabendo que o vilão é ele próprio.
Paulo Sousa 11/10/2017minha estante
Cara, até agora só li o primeiro. Mas pretendo ler os demais...

newton16 15/09/2014

Metafórico, Psicológico e Descritivo.
Primeiro livro de uma série de quatro, em que John Updike, conta a estória do personagem cujo apelido é "Coelho". Trata-se de um jovem simplório, pobre, de uma cidade do interior. Como é o primeiro da série, inicia como a descrição das inquietações de um homem imaturo. O que é próprio do livro, no entanto, não é a estória em si, mas a habilidade do autor em analisar de forma minuciosa e profunda a psicologia humana - oferecendo-nos pensamentos, impressões, emoções, expectativas, reflexões, sensações, etc. A vida do personagem vai sendo contada em tempo real, como se saísse diretamente de dentro da cabeça de Coelho, em uma narrativa metafórica e descritiva. Com isto, o livro sobressai mais em sua "forma". Conclui-se a leitura com a convicção de que, se de um lado é cansativo e enfadonho, de outro, é a confirmação do talento do autor - com sua dissecação psicológica e seus recursos metafóricos.