Memnoch

Memnoch Anne Rice

Resenhas - Memnoch

Lorena636 31/03/2024

A guerra é esplêndida para Ele...
Eu simplesmente amei esse livro. Como sempre, achei o início bem arrastado e achei inclusive que não fosse gostar dele, mas do meio pro final a história engatou e me prendeu completamente. Adorei a construção de universo que a Anne Rice fez, a problemática entre Memnoch e Deus e o quanto tudo fez sentido. Não me surpreenderia se o céu e o inferno fossem como ela descreveu kkkkkk. A forma como Memnoch descreveu a relação de Deus com os humanos me fez repensar até mesmo minha própria relação com a religião. Lestat, como sempre, enfrentando seus dilemas morais, dessa vez percebendo que não consegue ser tão mal assim kkkkk e também amei a surpresa do final, de que tudo que aconteceu possivelmente estava nos planos de Memnoch. E, é claro, o suicídio de Armand, que me pegou completamente de surpresa, mas que provavelmente foi o ápice dos dilemas que ele enfrentou por toda a vida. Enfim, mais uma narrativa apaixonante que me deixa ansiosa pro próximo livro.
Lsdiass2 31/03/2024minha estante
Amo a escrita da Anne. A fazenda Blackwood está na minha lista de leituras desse ano e quero reler pela 3 x a hora das bruxas. Ainda não li Memnoch mas agora quero.

Lorena636 31/03/2024minha estante
eu também amo a escrita dela e esse foi um dos meus favoritos até agora! Tô lendo as séries na ordem cronológica

Nicoly 09/02/2024

O evangelho segundo Anne Rice
Se você gosta de bíblia e histórias cristãs pode até ser interessante. Para mim só foi um monólogo que não tem nada a ver com vampiro e termina num finalzinho bem CHATO e fora do padrão de comportamento personagem, a meu ver.
Eu também sempre gostei muito do estilo fluido de escrita da Anne Rice, mas esse livro, com certeza, não o representa. Ele é bem circular e o Memnoch fica repetindo as mesmas coisas na fala dele, o porquê dele querer o que quer etc.
Eu juro, eu sou obcecada pelos vampiros da Anne Rice desde que eu era adolescente. Eu fiquei um pouco triste quando li recentemente sobre as crônicas vampirescas serem basicamente sobre o próprio dilema da Anne Rice com sua religião, mas, por outro lado, nunca vi esse traço sendo trazido de maneira forçada. Eu acho que quando você é imortal, algumas perguntas podem aparecer, inclusive nesse sentido existencialista, mas nesse livro é muito forçadão. Cara, eu demorei um ano para terminar. Um ano! Esse livro acabou com a minha vontade de ler! Eu só perseverei porque tinha lido que ia valer a pena e o final ia ser legal. Que nada! O pior livro da série até agora, de verdade.
Se você não quiser passar pela baboseira toda, lê até a parte do encontro com o Memnoch e quando ele disser que vai contar uma história você CORRE, vai até o capítulo 17 e lê a partir daí. Você vai ver a premissa e a resolução sem perder muito e pode seguir para o próximo livro.

Nae. 04/02/2024

Sobre Memnoch:
Eu ainda não sei dizer se gostei ou detestei esse livro. Sério.

Com certeza até agora foi o que eu mais sofri para ler das crônicas vampirescas, superando até Rainha dos condenados que foi outro que eu não gostei tanto. No começo desse eu estava super empolgada e envolvida com a história, nem achei tão massante as partes extensas do Roger narrando toda a história dele para o Lestat e etc, mas então o Memnoch apareceu como uma figura presente e começou todo aquele papo contando detalhe por detalhe da história da humanidade e isso literalmente tomou todo o livro, essa parte sim foi extremamente massante, teve páginas que eu só passei o olho e só parei para ler de verdade quando notava que estava sendo falado algo importante ou quando surpreendentemente algo despertava meu interesse, o que foi muito raro. Eu acabei enrolando a leitura desse livro por pura preguiça, juro, talvez se não fosse pelo Lestat e minha pequena curiosidade pelo final, esse teria se tornado o primeiro livro que eu abandonaria por estar detestando. Mas então essa fase do Memnoch tagarelando infinitamente acaba e o livro volta a ser interessante o que me deixou muito feliz e foi um grande alívio.

Basicamente: Esse livro é uma grande viagem do Lestat surtado e só dei três estrelas e meia pelo começo, pelo final (deixo aqui a questão: Memnoch mentiu em tudo que contou ou não? porque ate eu cai na labia dele) e justamente pelo Lestat que é o reizinho desse universo da Anne Rice.

annerice_ 02/02/2024

Sympathy for the Devil
Esse livro é bom e muito bem escrito? Sim, como sempre o lirismo e a escrita perfeita da Anne está impecável, porém senti falta daquela dinâmica que os primeiros três livros das crônicas tinham, como a perspectiva de diversos personagens (mesmo que escrito em primeira pessoa por apenas um personagem), mas sem perder a excelência.

O começo do livro é ótimo, relembra temas e acontecimentos dos livros anteriores e é divertido no contexto de vampirismo, mesmo que isso acabe rápido e dê lugar as discussões teológicas que dão tema a obra, porém quando um personagem começa a falar praticamente sem parar por quase cem páginas sobre sua vida (e retomar partes já citadas constantemente) a leitura ficou bem lenta pra mim, mesmo assim continuei lendo até que a aventura começasse de fato.

A parte da teologia não me incomodou nem um pouco, achei extremamente interessante, mesmo conhecendo o cristianismo eu nunca havia sido apresentada a um ponto de vista como esse que Anne escreveu, de maneira simples e bem explicada, de modo que qualquer um possa entender e compreender o ponto de vista do demônio na história e apreciar a entrevista de emprego inusitada de Lestat entre o Céu e o Inferno.

SPOILERS!

Agora sobre o nosso querido príncipe moleque, Lestat fez burrice mais uma vez (já era de se esperar né porque se não tivesse feito não teria história pra contar), foi manipulado, chorou igual um neném, saiu correndo de medo e gritando por aí, bebeu sangue de um lugar incomum, perdeu um olho, adicionou mais um pouquinho de trauma no pacote e a gente ama muito ele por isso, outros personagens relevantes deixaram muito a desejar e também fizeram burrice, como se lançar ao sol como imolação, dar desculpa esfarrapada por ter deixado de ajudar no livro anterior (estou falando de você Armand), aparecer só no final da trama quando já era tarde, sumir, enquanto outros nem se deram o trabalho de aparecer? mas pelo menos o Mojo apareceu (único personagem que não podia faltar de modo algum), mas mesmo assim eu amei o livro.

Gustavo Rafhael 25/01/2024

Ouso dizer que dos quatro primeiros livros da saga, esse é o melhor depois de Entrevista com o vampiro.

Ka Antonelli 22/01/2024

Continuando a saga
Ane mais uma vez me encantando com sua escrita. A descrição de Memnoch das revelações e toda criação e toda a parte de Deus é simplesmente sensacional!! Sigo apaixonada pelas aventuras de Lestat

Raquel 01/01/2024

Memnoch, de Anne Rice
Releitura no meu projeto de 2023: “Relendo as Crônicas Vampirescas de Anne Rice”.

Lestat se mostra cheio de dilemas e rancor daqueles que não o ajudaram em seu momento mais sombrio, a troca de corpos com o ladrão de corpos (livro anterior). Ele começa a perseguir um assassino que coleciona objetos sagrados. O vampiro acaba descobrindo que seu novo “amigo” tem uma filha que é uma religiosa nata, e intrigado pelo dilema, já que o pai da moça é um assassino, começa a se aproximar da jovem. Lestat acaba matando o pai da garota e se vê perseguido por Memnoch, o próprio demônio, que deseja ardentemente lhe mostrar sua história e fazer do vampiro seu companheiro no inferno. Lestat aceita a proposta e o demônio o leva consigo para uma viagem desde a criação dos tempos, mostrando como tudo começou, hora levando-o para o céu e depois o jogando no purgatório, cercado de almas que ainda não conseguiram alcançar a redenção.
Novamente o foco não são os vampiros, mas a criação do mundo e o embate entre Deus e o Diabo desde a criação do mundo e, sinceramente, não é o tipo de história que me agrada. Me lembrei nessa segunda leitura de também ter achado chato na primeira leitura e ter apenas passado os olhos por várias partes da narração de Memnoch porque não estava aguentando ler. Com certeza não lerei novamente!

aziradulac 31/12/2023

Is this the real life? is this just fantasy?
Não fiz a resenha assim que eu li, porque simplesmente o final alugou um triplex na minha cabeça. Deu tela azul.

Dei 4 estrelas, sendo 1 estrelas para o final, pois de FATO me surpreendeu.

O desenvolvimento com o memnoch foi tão lento que eu considerei dar 3 estrelas, mesmo q eu goste de assuntos relacionados a teologia e filosofia. Mas ainda sim, para mim, não sairia do lugar. Achei que o livro seria só do monólogo do memnoch, o que me fez atrasar muito a leitura. São assuntos muito complexos para serem lidos numa fluidez, como sou acostumada com os livros da Anne Rice. Mas as consequências no final fizeram valer a pena toda a história do demônio.

Tive que sentar, com o tablet no canto, para absorver tudo o que eu li. Que final CAÓTICO. Eu AMEI! De fato não esperava uma conclusão tão caótica, e isso me deixou satisfeita.

O personagem memnoch é um tédio, não vou negar, mas toda a sua trajetória é fascinante.

Conclusão: achei a estória toda maravilhosa, porém o único defeito é o livro ser extremamente detalhado em coisas que poderiam ser resumidas. Mas é uma característica esperada da Anne Rice, certo? É um livro que precisa ser lido com calma, porque acaba sendo fácil se perder um pouco. É um livro denso, acredito eu.

Marcelle.Francelin 30/12/2023

Entrevista de emprego
Realmente quem defende algum tipo de religião pode se sentir ofendido com as palavras do livro, especialmente se for seguir o cristianismo. Felizmente, não foi meu caso e talvez por isso me interessei tanto.
Tenho uma relação complicada com a série Crônicas Vampirescas, por mais que quando eu esteja lendo fique apaixonada, quando não estou tenho preguiça de começar. Nesse quinto livro da série tive uma certo desinteresse pela ideia de um livro repleto de teologia não me animar. Como ocorre muitas vezes, quando comecei percebi o engano de ter adiado.
Eu de fato gostei da construção de céu e inferno, especialmente toda a trajetória do demônio em si pois, apesar de parecer enrolar em muitos momentos com repetições, foi o ponto alto pela condução para o Lestat conhecer o trabalho que ele nem se candidatou.
E o final...adorei muito mesmo, não esperava mas conseguiu me fazer rir e ficar um pouco sentimental.

RomanticAcademica 01/12/2023

Talvez o melhor da série, talvez eu esteja emocionada
Comecei este livro achando super arrastado. No final das contas estava lendo as 30 últimas páginas de boca aberta! Que livro!

BeatrizViana0 16/11/2023

Enfadonho!
Que livro chato e enfadonho. Enquanto estamos no mundo dos mortais, sentindo o medo e aflição do personagem, é interessante. Quando ele aceita acompanhar Memnoch, a história se transforma em uma chatice sem fim, dando a impressão que se você abrir em qualquer capítulo, a história é a mesma.

Mia_Lilly 27/10/2023

Bom, ela fez tudo que eu não queria que fizesse nessa pegada teológica toda, ou pelo menos pareceu fazer, já que não há como ter certeza de absolutamente nada depois deste final. Sim. Coloquem surpreendente nesse final. Eu realmente não estava esperando aquilo.

Apesar disso, até que a premissa do livro é interessante, a discussão que Anne propõe é interessante. É interessante até mesmo àqueles que não são cristãos, já que o Cristianismo está presente em todo o mundo ocidental, sendo intrínseco a este.

Em suma, o que estou tentando dizer é que, muito embora tenha havido mais de um momento em que eu queria me matar lendo (e não dr um jeito positivo como foi primeiras leituras de Anne), até que o todo do resultado é mais para mais que para menos.

Karolline.Campos 13/10/2023

Concluído em 10/10
Como toda obra da Anne Rice, esse é um livro que nos faz refletir bastante. Mais do que os outros trabalhos da autora que li antes, esse me passou de uma forma mais provocativa a necessidade de questionar a veracidade da versão do narrador.

Os pontos positivos de Menoch são os mesmos encontrados na maior parte da obra da Anne Rice. A escrita é fenomenal agradável e envolvente; o tema é coerente com a proposta das Crônicas vampirescas, onde a ideia da imortalidade e os questionamentos sobre as delimitações entre bem e mal são recorrentemente flagrados; o respeito às personalidades demonstra a maestria de um autor que desenvolve seu personagem independente da vontade do público; a abordagem de subtemas é extremamente bem fundamentada em pesquisa e trabalho da escritora.

Menoch é um livro interessante, mas não é o meu favorito dos que li até aqui. Isso me levou a dar apenas duas estrelas de cinco. O ponto negativo principal que apresento não é compatível com algumas resenhas bem negativas que já vi por aí.

O que, para mim, torna a obra frágil é o formato repetido semelhante a ideia central de Entrevista com o vampiro, onde alguém, ou melhor, um ser conta uma história a partir da sua perspectiva. Isso rola vezes demais no O vampiro Lestat, A rainha dos condenados, Lasher, Taltos... Sinto que Anne Rice é realmente muito boa em fazer isso, mas vendo tantas vezes em prospecção se torna um ponto repetitivo, não necessariamente ruim, mas previsível.

Apesar disso, a narrativa de Menoch, mais que as outras citadas acima, ativa em nós a dúvida constante. Acho que em Menoch pelo fato se estarmos mais próximos da temática nos sentimos habilitados a questionar com mais prioridade a história que é contada. Vendo desse ponto, sinceramente, pouco me importa as polêmicas do livro, isso é o de menos. É a capacidade de mexer com o leitor que continua lá. Isso torna o livro bom. Só se deve ter em mente que não é uma aventura coml as outras lidas. É uma leitura que parece até acadêmica, mas engrandecedora como todas as outras.