Macacos

Macacos Drauzio Varella

Resenhas - Macacos

Garcia 22/11/2016

Macacos - Drauzio Varella
Aborda características gerais dos grandes símios (Orangotangos, Gorilas, Chimpanzés e Bonobos) e as semelhanças com o ser humano para que possamos compreender melhor o homem - aliás nós cinco somos descendentes do mesmo ancestral. Muitas coisas chamaram minha atenção: somente mulheres e fêmeas de orangotangos resistem violentamente ao estupro; entre os gorilas, é comum o macho bater na fêmea, sendo que elas não se unem contra ele e são submissas, fazendo o máximo possível pela reconciliação; os chipanzés e os homens são os únicos que se reúnem para assassinar seu semelhante de forma planejada; os bonobos são comunidades matriarcais, ou seja, quem manda são as fêmeas, dificilmente há conflitos e relações homossexuais são frequentes. Sempre soube que tínhamos muito em comum, mas não tanto!

site: http://entrefrasesepalavras.blogspot.com.br/

Digão Livros 31/08/2012

Somos muito parecidos com os macacos. Infinitamente parecidos. A ponto de observar que, em muitas ocasiões, somos nós que os imitamos, e não ao contrário.

Ler esse livro, e identificar as semelhanças, mesmo as sutis, diminuiu um pouco áurea de superioridade que pensava ser humano ter em relação aos outros animais do planeta.

Somos, em média, 97% da estrutura humana idênticas ao de alguns macacos. São apenas 3% que nos diferencia dos demais, o que nos faz pensar e por conseguinte, dominar as outras espécies.

Além de outras curiosidades nesse pequeno e empolgante livro, essa informação me fez pensar em possibilidades futuras, algo no ramo da ficção científica, mas que não deixa de ser factível, como, por exemplo, se um possível acidente genético no processo de evolução de alguma dessas espécies não pode criar uma raça mais inteligente e fisicamente superior a nossa.

Pode até parecer absurda essa ideia, mas devemos nos lembrar que a AIDS surgiu de um tipo parecido de metamorfose, além do vírus da gripe, que sofre constantemente essa alteração.

Por fim, concluí que apesar de tão fortes e aparentemente superiores, somos extremamente frágeis e vulneráveis.

Gostei do livro!!

Pequeno, simples, rápido e agradável.

Mendes-Neto 02/07/2009

O autor cometeu muitos erros ao tentar explicar de forma mais resumida muitos pontos do livro. A forma com que ele se expressa ao discutir como a Seleção Natural atua é muito vaga, dando a entender que as modificações ocorridas durante a evolução visam um propósito definido.