Universo elétrico

Universo elétrico David Bodanis

Resenhas - Universo elétrico

Axerock 13/04/2018

Uma introdução
Ao meu ver, este livro serve apenas como leitura introdutória para entender um pouco mais a história da eletricidade. O livro tem como ponto positivo a leitura fácil e a linguagem simples e direta.

Já os aspectos negativos são muitos: estranhamente, o autor só menciona sobre as unidades mais importantes (Ampere, Volt e Watt) - bem como sua história e seu significado - no final, após terminar tudo. Faltam ilustrações e fotos das invenções e experiências contadas (que ajudariam o leitor a entender melhor o que se passa) e a omissão de um capítulo sobre Tesla. Alguns momentos importantes na história da eletricidade poderiam ter sido incluídos, como um capítulo sobre a história da TV e uma breve história da informática - bem como a popularização da eletrônica nas últimas décadas do século XX.

Felizmente, o autor acrescenta um extenso "Guia de Leitura complementar" ao final, citando vasta bibliografia para pesquisa mais detalhada a respeito dos inventores e tecnologias discutidos ao longo do livro (apesar de todos eles serem títulos em inglês). Capítulo obrigatório para quem quiser se aprofundar mais no tema.

britoroque 08/06/2010

Adorei!
Pô, eu adorei demais esse livro! Só achei estranho o autor nem sequer mencionar o Tesla. Qualquer um sabe que ele foi fundamental para o desenvolvimento do domínio da eletricidade. Por que esse desprezo com ele? Se alguém souber, me fala aí, sério mesmo.

Bruno T. 18/01/2010

Ficou chato....
Depois de um começo razoável, o livro vai ficando cada vez mais chato, pelo estilo maçante e nada agradável do autor e pela sua incapacidade de contar uma história que prenda a atenção do leitor.
Bodanis valoriza detalhes pouco importantes, insere comentários infelizes, não consegue entusiasmar em nenhum momento e apresenta explicações técnicas pouco claras e nada didáticas.
Uma boa idéia mal aproveitada por um escritor que está a anos-luz de distância de divulgadores das ciências como Bill Bryson e Simon Singh, mesmo que ambos tenham se esforçado para recomendar o livro, escrevendo os comentários elogiosos da capa e contra-capa.