Contos Fluminenses

Machado de Assis

Resenhas - Contos Fluminenses

1 | 2 | 3 | 4

Yasmim Lovato 19/03/2024

O livro é totalmente diferente do que já li, traz um lado mais real sem o final feliz que esperamos, o que me surpreendeu muito. Independente disso, chamou minha atenção para novas leituras.

Felipe1503 05/12/2023

?Algumas pessoas, que têm salas elegantemente dispostas, costumam deixar tempo de serem estas admiradas pelas visitas?. (Machado de Assis)

Pedróviz 04/12/2023

Contos Fluminenses
Contos Fluminenses reúne sete contos envolvendo diversas situações, mas tendo por foco principal o amor, seja nas suas genuínas manifestações, seja nas suas mazelas.

Em "Miss Dollar", o sumiço de uma cadelinha galga resulta num romance conturbado entre Margarida e Mendonça, que resulta num casamento mal engendrado. O final, triste, reflete a tristeza de todo o contexto.

Em  "Luís Soares", narra-se a tentativa de Luís Soares, que gastou sua fortuna na farra, de refazer sua fortuna às custas da herança recebida por Adelaide. Um ótimo conto pela lição dada por Adelaide.

Em "A mulher de preto", Estêvão, que procura dar um rumo para sua vida, conhece Madalena e se aproxima dela. É quando descobre a verdade sobre ela e seu amigo Meneses e que teria de fazer um sacrifício por eles.  Achei muito texto para um conteúdo tão insosso.

"O segredo de Augusta" relata a resistência da mãe de Adelaide contra o intento  interesseiro de Vasconcelos casar a filha com Batista, seu amigo mais interesseiro ainda. A surpresa do conto está no real motivo de Augusta não querer casar a filha. Um dos melhores contos do livro. O desenvolvimento é bom, toda uma história interessante é contada para servir de moldura à verdade de Augusta.

"Confissões de uma viúva" é o relato de uma mulher que trai movida pela ilusão e que somente encontra o remorso. Pelo menos essa sentiu remorso kkk.

Em "Linha reta e linha curva" ,  a bela viúva Emília tenta salvar o orgulho feminino contra a indiferença de Tito, o que acaba por criar um inusitado triângulo amoroso com Diogo. Mas ela acaba caindo na armadilha que quis armar para Tito, muito mais hábil no jogo do amor. O conto mais extenso do livro, com um final feliz.

Em "Frei Simão", o mais simples, curto e tocante conto do livro, relata uma tragédia causada pelo amor (exclusivo) ao dinheiro.

Gabi.Neman 01/11/2023

Machado romântico eu te amo
Machado de Assis no romantismo é MARAVILHOSO, os contos são MUITO interessantes, te prendem bem em uns 2 minutos - e maioria leva uns 15 pra ler só. Adorei Machado romântico- bom levar em consideração que dá pra ver um pouco do realismo já em alguns contos.

~Elisabeth Darcy~ 31/08/2023

Bom pra quem tá afim de contos rapidinhos e clássicos. Os protagonistas sofrem com o amor, mas poucos deles o encontram.

Bia 29/07/2023

Ótimo!
O livro contém sete contos, e a maioria se caracteriza por ter o romance como temática, e conter uma grande reviravolta/revelação no final (algumas previsíveis, e outras nem tanto). Gostei muito de todos os contos, sendo Luís Soares e Confissões de uma Viúva Moça os meus preferidos .
Mesmo tendo a linguagem rebuscada da época, achei que esse livro é de mais fácil entendimento que outros do autor, então creio que ele seja ideal para quem quer iniciar a leitura de clássicos, mas não tem hábito com tal leitura.

Dai Solyom 23/07/2023

Machadão!
O que me incomoda nessa fase do romantismo é a procura da felicidade que se baseia no casamento.

Eu sei que era o costume e objetivo mor da época, mas isso torna os contos muito parecidos, tudo rodando em volta dessa tal de "felicidade".

Alguns contos foram interessantes, mas não teve nada extraordinário.

EduardaMarquess 28/04/2023

Acredito que gostei mais da 1° leitura feita (se minha memória não me trai). Acho que isso envolve o fato de que da primeira vez, foi o 1º contato com o autor e não tinha tido contato com outros bons escritores, então agora o critério foi um pouco maior e as inevitáveis comparações também.

Bem, sobre a leitura atual, gostei um bocado de alguns contos, mas não muito da maioria. Por se tratar do 1° livro de contos de Machado, ainda não se tem a expressão de sua completa genialidade, apesar de já ter indícios. Sem duvidas, recomendo!

Naiade.Monteiro 19/04/2023

Machado tu é mesmo um pândego.
Gostei muito da leitura.
Destaque pros contos Miss Dollar; Luís Soares kkkkkk
Confissões de uma Viúva Moça e Linha Reta e Linha Curva (os diálogos entre Emília e Adelaide são ótimos. kkk ri muito.
Obrigada

Pattr_ 13/04/2023

Machado e seu brilhantismo
Ainda não havia experimentado com ênfase o sabor da escrita contista machadiana. Detenho-me em dizer, logo de início, que possui o mesmo vigor da escrita romancista do costume, mas reunida com certa perspicácia de narrativa que ele não buscou explorar em obras de maiores proporções.
Alguns dos contos, cuja temática urbana e fluminense se faz tão presente quanto no restante de sua obra, dispõem de uma chama de criatividade distinta; cá o Machado se dispôs a construir histórias que tratavam de temas que ele preferia talvez não tratar; talvez seja pelo espírito sucinto dos contos, que inspiram irreverência, e não a "solenidade" de uma obra extensa.
Não é preciso, de forma alguma, reconhecer nem elogiar a escrita de nosso bruxo, não. Ela é tão rica e acessível como já sabemos; e para quem quiser se introduzir na arte do Machado, "Contos Fluminenses" surge como um potencial candidato à obra inicial.

D. João Gabriel 09/02/2023

Contos românticos?
Primeira leitura do ano de muita qualidade. Os contos são um pouco longos, alguns eu até chamaria de novelas. Eu diria que o amor com obstáculos é o tema central de ?Contos fluminenses?. Leitura muito tranquila!

Marina 04/02/2023

Primeira antologia de contos organizadas por Machado de Assis. Com 7 contos no total, podemos perceber que o autor ainda era influenciado pelo Romantismo, mas as histórias tem ares de melancolia mesmo quando o final é feliz.

CAMBARÃ 29/01/2023

Um gênios da escrita l
Machado de Assis deve ser o maior escritos do universo nessa obra deixa bem obvio que pode prender o interesse do leitor independente de qualquer assunto
No conto fluminense ele nos prende de tal maneira que só bastou eu ler a primeira crônica,miss dolla,que não consegui parar. Gostei muito da crônica do frei Simão

gabriel 27/01/2023

Ótima estreia do Machado contista

Na verdade não li nesta edição, li através do segundo volume de "Machado de Assis - Obra Completa", da Nova Aguilar, então toda a minha opinião abaixo refere-se ao conteúdo e não aos detalhes editoriais.

Apesar de sempre me doer não dar a nota máxima para qualquer obra de Machado de Assis ("doer" não é exatamente a expressão correta, mas digamos), me vejo obrigado a diminuir a nota por coerência com as demais notas que dou aqui no Skoob. E o critério é apenas um: alguns contos não me agradaram muito (mas me agradaram), e só.

Aqui temos contos publicados em jornais da época, e pelo menos uns dois ou três contos não disseram a que veio. Mas Machado tem aquela característica dos grandes escritores (e dos artistas de um modo geral), que é mesmo nas obras mais medianas, ter sempre um toque a mais, algo especial. E isso se mostra em todos os contos, seja em alguma observação do narrador, algum detalhe do humor, da ironia... mesmo quando Machado não comparece inteiro, é Machado.

Mas temos aqui ainda um gênio em formação, um jovem escritor publicando seus contos na sua época, e o que eu sinto é que muitos deles não tem grande pretensão, sendo leituras leves para acompanhar o dia a dia daquela sociedade, com alvo na classe média carioca. Sinto, também, que o Machado contista não é tão grande quanto o Machado romancista, mas ainda é cedo para dizer.

Contos que se destacam: para mim, "O Segredo de Augusta" foi disparado o melhor, um excelente conto com um toque de mistério e bons personagens. Machado e seu domínio narrativo e olhar habilidoso vai conduzindo o leitor, desviando o olhar deste, mostrando sem mesmo mostrar, enfim, só lendo para entender. O narrador machadiano, como de hábito, nos engana o tempo todo (e adoramos).

"Miss Dollar" se destaca pela sua introdução muito bem humorada, refletindo o título inusitado. Aliás, fica claro como as referências da época do Machado se repetem na nossa. Pouca coisa mudou. Muita coisa mudou! O Brasil de Machado é, em essência, o mesmo (?).

Aliás, essa é para mim um grande característica do Machado contista, a habilidade com que ele puxa o leitor para dentro do texto. Dois ou três parágrafos e fim de jogo, já prendeu a leitura. É sempre impressionante ver o poder de síntese e de atração de sua escrita, impecável.

O conto do qual menos gostei foi "Frei Simão", ele começou muito bem, mas é muito curto e meio que acabou do nada. Não que seja um conto ruim, mas parece (numa leitura inicial) muito simples e estruturalmente sem surpresas.

Não creio que, para o leitor que queira explorar os contos de Machado, valha a pena pegar logo este. Talvez seja o caso de pegar alguma coletânea dos melhores contos, mas aí há uma grande desvantagem, começou do melhor, depois é ladeira abaixo, fora que são sempre seleções bastante subjetivas.

Aqui você começa na ordem cronológica (primeiro livro de contos e tal), se há o desejo de explorar extensamente a obra de contos do autor, vale a pena, mas no geral, coletâneas ou outros livros/seleções mais maduras, podem agradar mais ao leitor. Este aqui também vai agradar, mas um pouco menos.

1 | 2 | 3 | 4