Simulacron-3

Simulacron-3 Daniel F. Galouye

Resenhas - Simulacron-3

Rodrigo 07/07/2021

Leitura obrigatória
Este livro narra a história de uma cidade construída em um simulador virtual que serve para a realização de pesquisas de marketing. A simulação é tão boa que seus habitantes não tem consciência de que vivem e são uma simulação. A morte do cientista principal deste projeto desencadeia uma série de eventos que leva o personagem principal a desconfiar que ele próprio vive em uma simulação de computador. A idéia que depois surge na trilogia Matrix é muito bem construída e nos prende do início ao fim. Muito bom o livro.

Andrizy 16/06/2020

Daniel F. Galouye não figura na lista de autores aclamados do gênero ficção científica como Arthur C. Clarke ou Isaac Asimov. Nem mesmo teve sua obra reconhecida postumamente como Philip K. Dick. E, infelizmente, nem parece correr o risco de vir a ser redescoberto por uma nova safra de leitores aficionados por sci-fi. Talvez seja pelo fato de não possuir a mesma energia narrativa transformadora, o texto denso e complexo dos demais citados. Mas, ainda assim, vale a pena dar uma oportunidade e descobrir sua obra.

O conceito de simulacro – de um universo simulado e artificial que imita a realidade – já é interessante por si só. Soma-se a isso uma boa construção de enredo que fisga o leitor de imediato, deixando-o curioso desde as primeiras páginas para conhecer o desdobramento dessa intrigante história, e temos um livro digno de se ter na estante.

Simulacron-3 foi publicado pela primeira vez no distante ano de 1964 e a trama acompanha o protagonista Douglas Hall que se vê confuso e aterrorizado diante da descoberta de que vive em um mundo virtual, falso, que apenas reproduz a realidade, criado artificialmente com o propósito de se estudar a natureza humana. Ainda mais curioso é o fato de a população deste universo simulado ter desenvolvido seu próprio simulador de ambiente. Isto é: um mundo virtual dentro de outro mundo virtual. E isso anos antes de Christopher Nolan lançar seu Inception.

Paralelamente, há uma interessante trama política – fator que aciona as suspeitas do protagonista a respeito de seu mundo fake. O conceito de simulacro, aliado ao mote político, levanta questionamentos de ordem moral, filosófica, religiosa e social, alertando para os terrores de um regime ditatorial; o perigo de divergir do senso comum, da opinião estabelecida e imposta por poderosos (mencionando a tortura contra rebeldes); e da ganância que leva um ser humano a querer brincar de Deus. Em suma, reflexões que todo e qualquer bom sci-fi deve proporcionar ao leitor.

Um filme baseado no livro foi lançado em 1999 com o título de 13º Andar e já ganhou texto por aqui. Por ter sido lançado no mesmo ano (poucos meses antes, na verdade) e abordar a mesma temática de Matrix – entretanto, sem o orçamento milionário do filme da Warner Studios – acabou ofuscado e passando despercebido pela maioria do público, tendo chegado diretamente ao mercado de home video no Brasil. Pelo visto, Galouye, mesmo depois de sua morte, permanece sendo subestimado.

site: bloggallerya.com

Lucas.Sperandei 28/08/2014

Péssima Tradução
Tenso e envolvente, apesar de ridiculamente previsível (principalmente para quem assistiu os filmes e outras adaptações feitas encima dele), Simulacron-3 é a porta de entrada para uma boa e velha paranoia solipsista.

Galouye consegue fazer com que você sinta a ansiedade e a insegurança de estar dentro de um 'The Sims', sendo que o livro foi escrito em 1964, quando não se tinha essa visão ampla do mundo virtual que temos hoje.

Achei a tradução e edição d'O Cruzeiro deixou muito a desejar. Vários erros de grafia e concordância - não estou falando da antiga acentuação, usada na época - mas erros como troca de letras e no mínimo algumas frases sem nexo e palavras mal traduzidas.

Mesmo assim, não conseguiram acabar com a obra prima da ficção cientifica, que este livro é!

LEIA O LIVRO ANTES DE ASSISTIR ÀS ADAPTAÇÕES, PARA O LIVRO FICAR MENOS PREVISÍVEL! #ficaadica

Amadeu.Paes 04/06/2013

Todos nós já tivemos a sensação de que somos uma espécie de pião, muitas vezes não conseguimos explicar porque tomamos certas atitudes.

Com o avanço da informática, hoje temos jogos de simulação muito próximo do real, tais como: Sims, Roller Coster, Civilization e etc.

Simulacrom 3 de David Galouye trata disso.

Um engenheiro num mundo futurístico, onde as instituições de pesquisas dominam o cenário. Ele está trabalhando num simulador de ambientes, onde existe um mundo no qual eles examinam as reações das unidades analógicas a determinadas situações.

Porém o financiador da obra tem outros objetivos para o simulador: tornasse presidente da nação.

Alguns fatos estranhos começa acontecer com o engenheiro, como sumiço de pessoas e coisas e o fez refletir:

Será que estou num mundo analógico, também?

A trama se desenvolve na busca da verdade e o leitor começa a tirar n conclusões. As coisas mudam muito rapidamente, saindo do óbvio, trazendo um deleite para a leitura.

Matrix se inspira nesta obra, mas são coisas diferentes.

Excelente Obra.