Os Piores Textos de Washington Olivetto

Resenhas - Os Piores Textos de Washington Olivetto

João Ricardo 14/06/2012

Se é do ramo, leia!

Bibs | @queriaestarlendo 06/04/2011

O maior publicitário do Brasil não poderia escrever um livro ruim; sua atividade já dita as regras: prender a atenção do consumidor, o que não é muito diferente de um livro que deve prender a atenção do leitor com um ritmo bacana e uma leitura gostosa.
Nada de palavras difíceis, enrolação ou um exagerado uso de termos publicitários (mesmo naqueles voltados para os profissionais para a área). Olivetto organiza seus piores textos - que na verdade é apenas um titulo irônico – da melhor maneira possível. São textos leves e suaves, que trazem uma leitura agradável e calma. Algumas orelhas de livros e contos para coleções em homenagem a algum amigo/conhecido trazem um tom hilariante, contrastando com textos mais sérios, como os cinco em que ele fala do terror da publicidade, as propagandas fantasmas (anúncios criados apenas para concorrer em festivais e ganhar prêmios).
Meus preferidos são o texto em que ele escreveu para o ano novo e para o livro "131 Posições Sexuais", de Lu Lacerda, que tem um ritmo legal e que o leitor pode até se identificar.
Ainda traz algumas notas sobre a profissão, que nos faz pensar na ética e na moral que nós, estudantes de publicidade, queremos levar para nosso futuro ao exercermos a profissão.
Um ótimo livro que se pode ler em apenas 4 dias, como eu fiz. Recomendo todas as páginas do livro.

Bruno Cartaxo 13/01/2011

O título deve ser levado a sério
Compra-se achando que os "piores" é apenas um artifício publicitário do W. Olivetto, mas não, é RUIM mesmo, muito fraco. Comprei consciente que não eram textos publicitários, logo esse não é o problema, a questão é que os textos são de fato ruins.

Porém... O autor se referiu mais de uma vez a um de seus livros favoritos, O Apanhador no Campo de Centeito. Resolvi dar um crédito, sabe lá deus porque, uma vez que os textos dele eram ruins, logo a indicação também deveria ser. Eis que li O Apanhador no Campo de Centeio, e este sim, se tornou até hoje um dos livros que mais gosto.

Assim sendo, se forem ler este livro, pulem e já leiam direto O Apanhador no Campo de Centeio. Essa é a única informação valiosa desse livro.

Claudia Giron 08/09/2010

Os Piores Textos de Washington Olivetto
O livro “Os Piores Textos de Washington Olivetto” da Editora Planeta, reúne em 230 páginas, artigos que WO escreveu para mídia: jornais, revistas, etc. Após cada artigo, segue um comentário do autor, para complementar ou mesmo atualizar os textos, pois as publicações dos artigos foram feitas em épocas variadas.

Bem humorado e desenvolto, ele é um dos maiores publicitários do Brasil, e porque não dizer, o maior corinthiano. Traz, através desses textos, histórias, viagens e experiências que servem de parâmetros e dicas para outros profissionais da área de comunicação. Mostra claramente o quanto um publicitário precisa ser bem informado, sobre absolutamente TUDO. Conhecer a cultura, a arte, a geografia, a gastronomia e o comportamento de muitos povos é que faz Washington ser um publicitário de sucesso.

Washington Olivetto realmente escreve bem, e sabe disso. Intitulou o livro como piores textos apenas porque seus textos publicitários são, sem dúvida, melhores. Segundo o próprio autor, ele escreve melhor e cumpre muito bem a missão quando o assunto é propaganda.

O autor dispensa comentários, uma vez que é um dos publicitários mais conhecidos, tanto que recebeu o título de Golden Boy da Publicidade Brasileira. Já o livro conta um pouco sobre a vida de Washington e, conseqüentemente, um pouco sobre a história da publicidade no Brasil, além de citações de grandes gênios e obras, da música, da culinária, do cinema, entre outros.

Fernanda2358 14/07/2010

Publicidade, Corinthians e o mundo.
Incrível, nada menos que isso. Acho que não daria para esperar menos vindo do maior gênio da publicidade brasileira de todos os tempos.
Washington envolve o leitor em uma conversa tão intima que as vezes olhava para os lados para ter a certeza que não era ele quem as narrava como em um bate papo com um velho amigo e que, na verdade, era tudo apenas um livro. Me sinto assim, exatamente como uma velha amiga de WO, o que é bem mais que uma honra para mim, após ler esse livro e captar grande parte da essência desse grande profissional.
O que mais me impressiona em WO, além de sua bagagem cultural imeeeensa a julgar pelas suas origens, é seu modo de se auto-avaliar que me traz a mente uma frase de um outro publicitário brasileiro, Nizan Guanaes, que diz mais ou menos: "Sou convencido naquilo que sei, mas bastante humilde naquilo que desconheço"; a humildade de WO é latente, e já se vê isso pelo título.
Apesar de algumas pessoas dizerem que não é um livro destinado ao público que se interessa por publicidade, eu discordo. Se você não gosta de publicidade (se não se interessam a seguir essa carreira ou não trabalham com isso) NÃO LEIA ESSE LIVRO. WO vive a publicidade 24 horas por dia então é meio óbvio que a maioria de seus textos sejam relacionados a isso.
E por fim, para quebrar o estereótipo de que todo o gênio é anti-social (haha) ele deixou o endereço da W/Brasil (que recentemente se fundiu com uma outra agencia publicitária, porém internacional, mas que ESPERO que continue no mesmo endereço) e o e-mail para que os leitores comentem sobre o seu livro. Sério, esse cara é foda!
Grande fã do trabalho e da pessoa de WO.

Nanda Mello 08/03/2010

Ganhei este livro e confesso que fiquei curiosa para lê-lo. Esperava mais. Não é um livro sobre propaganda, e por isso (acredito eu) as pessoas criticaram o livro.
No mais, me diverti com alguns textos. Adorei o "Pense em Mim, Ligue "pra mim"...ou melhor, a história do "pinto que apita" rs

bodan 26/11/2009

Acredite no título
As pessoas deveriam acreditar no título deste livro e não comprá-lo. Porém alguma mística em torno do W. faz com que as pessoas queiram ler até os piores textos do cara. Não dá pra entender.

Detalhe: ganhei de presente e por isso tive que ler. Mas se você tem escolha, não faça isso. O próprio W. fala no começo do livro: "olha, eu não ia publicar isso porque não acredito na qualidade dos textos... mas alguém me pediu então..."

Pelo menos eu aprendi a fazer cachorro quente no forno com mostarda. Valeu W.

tpsena 23/06/2009

Não se trata de um livro sobre propaganda. Talvez isso cause tanta confusão e críticas ao livro. São textos que o autor escreveu ao longo do tempo e que foram habilmente compilados. Gosto muito da forma como o Washington fala e trata as coisas: de maneira simples e direta e, sobretudo, com um olhar atento e afiado sobre as nuances que as cercam.

Leo 27/04/2009

Dos piores o melhor
Bom na verdade o título dessa resenha está equivocada, mas. Uma leitura muito mas muito agradável.

Manu 23/04/2009

Piores, literalmente. Quer dizer, como já foi dito, a gente quer ler o livro pela capa. Olivetto conseguiu me seduzir pelo título, mas o conteúdo não é aquilo que pensei.

Marlon Teske 15/01/2009

10/03/05
Bem, quando eu vi a capa pensei que fosse jogada de marketing (com esses caras a gente nunca sabe), mas ele tem razão quando diz que o que faz bem é escrever propaganda, e não o que publicaram nesse livro.

Se voce espera uma coletanea de grandes sacadas publicitárias, esqueça. Não passa de um "tudo um pouco" que foi publicado ao longo dos últimos dez ou quinze anos, reunidos sem ordem nenhuma e com comentários meio bobos no final de cada um deles.

Uma clara tentativa da editora de tirar um troco em cima do nome dele, que sem dúvida é um dos melhores no que faz. Como o livro não tem um foco especifico, boa parte do texto não interessa, pelo menos pra mim.

Lugares interessantes para se visitar em Nova York, Suiça, Itália e por ai vai, bons restaurantes, e um relato sobre como conheceu a costa italiana em um dos melhores veleiros do mundo. Não que não seja interessante, mas esta parte é quase como ler um blog.

Alguns textos são bons, mas passa aquela impressão que toda (ou quase toda) coletanea tem. Uma ou outra coisa salva, mas é pouco.
Na verdade só li porque estou sem nada novo pra ler. Se estiverem curiosos leiam.

Mas não esperem muito.

(Pelo menos serviu para me lembrar de reler "Um apanhador no campo de centeio")

Chycoo 14/01/2009

Marketing
Olivetto é muito bom, tanto é que nos convenceu ler isso. Só leia se não tiver mais nada para fazer.

leonaraujo.com 12/01/2009

Artigos diversos do nosso Golden Boy
O livro trás uma série de bons textos do GoldenBoy da propaganda brasileira e que ele mesmo auto intitula piores. Bom para publicitários e também para os felizes que não o são. ;)

Laine 10/01/2009

Sinceramente??? Achei um saco!