Kalahari

Kalahari Rogério Andrade Barbosa

Resenhas - Kalahari - Uma aventura pelo deserto africano

giovana966 06/10/2023

Mediano
A história é boa, o desenvolvimento do livro deixou a desejar, fora a alta sexualização nas mulheres do livro e outras frases racista mesmo sendo um livro que treta sobre africanos e cultura africana. ( o livro foi escrito por um branco )

ju_pinho 07/01/2023

Típico livro escrito por um homem
Não julguem o título, tem uma razão por trás.

Eu li esse livro como paradidático e, apesar de tratar assuntos sensíveis, o autor fez vários comentários incovenientes como "racismo é coisa do passado, pois a maioria dos garçons, comissários de bordo e zeladores são negros" ( não me lembro das palavras exatas, já faz tempo que eu li ).

O pior de tudo foi a sexualização feminina, a forma que o autor simplesmente falou do corpo das mulheres negras foi problemática.

Não recomendo.

Izabelle 22/09/2022

Amei do começo ao fim.
Li este livro quando estava no fundamental e fiquei maravilhada com a escrita desta estória. Os personagens foram bem construídos e a narrativa é eletrizante. Não larguei o livro até terminar.

annabeabussolari 12/08/2022

O livro é meio confuso, e a história podia ser mais bem desenvolvida. Mesmo assim, não deixa de ser um livro interessante para quem tem interesse em novas culturas.

Cristina Huang 19/08/2021

O livro em narrado de forma leve, e tem como público alvo os jovens. Mas não deixa de ser uma leitura interessante.
Aqui conhecemos personagens incríveis, brasileiros com jeitinhos de brasileiros, os nativos, um povo acolhedor e hospitaleiro. A escrita é fluída, a história é levemente confusa.
Gostei muito da parte sobre os costumes dos bosquímanos, principalmente das crendices. Mas a parte dos Lobos Brancos achei pouco desenvolvido.
A história em si é gostoso de ler, mas senti que falta algo. Enfim recomendo para aqueles que querem conhecer uma nova cultura.

Gigi 14/06/2021

Kalahari
O livro apresenta um cenário é o enredo muito interessante,mas o desenvolvimento deixou a desejar mas apesar de tudo recomendo.

Lauzeenha 06/12/2019

É um passeio histórico! Perfeito! Linguagem super fácil, leitura rápida e dá para entender muitas coisas!

JP Bessa 26/05/2017

Um passeio turístico. Essa é a forma sucinta de descrever a experiência que esse livro trás ao leitor. O objetivo do autor é claro: passar valores como respeito a diferentes povos, a cultura do próximo e ao meio ambiente. A metodologia escolhida : Levar o leitor em um viagem pelo sul da África.

A história acompanha Duda, um adolescente brasileiro que vai com o pai cinegrafista em uma expedição ao Kalahari, um deserto cuja maior parte fica em Botsuana. Os perigos enfrentados pelos personagens não chegam a preocupar o leitor, uma vez que são rapidamente resolvidos, cortando o clima de ameaça. A ação, por mais que seja o catalisador da leitura, não é o foco. O local é.

A paisagem, os costumes locais, a receptividade do povo, os animais... Tudo serve para cativar o leitor. Ler o livro é sentir como se estivesse em uma visita guiada pelo Kalahari, conhecendo aos poucos seus segredos. Nessa viagem temos como guias turísticos os próprios personagens, que apresentam uma nova informação a cada oportunidade.

É importante frisar, claro, que não estamos falando de um paraíso. O livro destaca pontos importantes como o racismo, terrorismo, contrabando de animais, má distribuição de renda, além de muitos outros temas pesados. Mesmo que o autor não discuta os assuntos por páginas a fio, levanta pontos que poderiam muito bem ser discutidos em sala de aula.

"Kalahari: Uma aventura pelo deserto africano" diverte, ensina e educa. Serviria muito bem como livro paradidático para alunos do ensino fundamental. É uma leitura boa não só para estudantes que por ventura o tenham contato com o liveo, em especial adolescentes, mas também adultos que buscam conhecer locais e povos não tão explorados pela literatura popular atualmente.