O Poderoso Chefão

Mario Puzo

Resenhas - O Poderoso Chefão

Sirgubler 11/06/2024

Poderoso Chefão
Excelente história. Gostei muito que o livro desenvolve mais o enredo e os personagens que o filme.

babypoiu 06/06/2024

Livro bom que se perde um pouco
O livro conseguiu descrever as ?personalidades? e a ambientação da máfia perfeitamente.

Pra mim o problema é quando começa a contar muito a história de personagens secundários e que não agregam tanto a história principal. A impressão foi que o autor quis escrever um livro grande e ?encheu linguiça?.

Mesmo assim as histórias secundárias também são legais, mas a ansiedade pra voltar pra trama principal é tanta que acaba ficando sem graça essas partes.

Mas é livrão, agora vou ver o filme.

Clio0 01/06/2024

A magnum opus de Mario Puzo que revolucionou o cinema em sua adaptação.

O Poderoso Chefão é o relato ficcional da ascensão da máfia italiana na Nova Iorque e Las Vegas da metade do século XX. Acompanhando a família Corleone, lemos a visão de Puzo sobre a criação da Cidade do Pecado, a desagregação política entre gangues novaiorquinas e a influência dentro da indústria do entretenimento.

Destaco a caracterização de Frank Sinatra como o cantor apadrinhado, Johnny Fontaine, responsável pela icônica cena da cabeça de cavalo.

Recomendo.

Leandro.Castelan 31/05/2024

Dispensa Comentários...
Uma obra prima de Mario Puzo. Uma história detalhada da ascensão da família mais poderosa da máfia nos Estados Unidos. Uma curiosidade que confesso que me pegou: pela primeira vez eu tenho preferência pela obra cinematográfica do que pelo livro original. Obviamente que nada que diminua a excelência dessa obra magnífica.

Nando.Costa 27/05/2024

O poderoso chefão
Recomendo fortemente para quem procura um livro com história um pouco complexa e com bastante ação, os personagens são muito bem apresentados e desenvolvidos, para quem assistiu os filmes vai ver que tem bastante coisa que ficou de fora, e que é muito interessante de ver essa perspectiva.

Bruna 26/05/2024

50% máfia 50% historias desinteressantes
Muitas partes chatas e arrastadas. Eu gostava de quando rolava o tema do livro (ora ora quem diria), o chefão, as tramoias, os pensamentos estratégicos, a autoconfiança em temas que a gente só sabia se perguntar: COMO ele vai resolver isso? Isso era legal. A articulação pra resolver aquilo e tal…
Mas nossinhora, tem muita coisa no meio disso que enche o saco. Histórias mais aprofundadas dos personagens, onde a maioria era desinteressante tipo ‘pra que to lendo isso?’ (spoiler: pra nada) e umas que ok, legal pra conhecer de onde esse personagem vem, mas não podia ser mais abreviada? Eu sentia saudade do Don Corleone hahaha de tanto que ele ficava sumido às vezes.
Se cortasse esses backgrounds que não serviam pra nada (meu deus a história da Lucy e seu romance com Jules, e sua cirurgia pra que voltasse a ser ‘apertada’ meudeus que porre desnecessárioooooo, que ódio), reduziria o livro pela metade e seria mais interessante.
Ainda restam 3 estrelas porque a parte que de fato tinha as tramóias da máfia, as ideias pra resolver as tretas, as manipulações, ainda eram legais e eu ficava bem entretida. Mas não nego que fiquei decepcionada.

site: https://www.instagram.com/alendolivro/

Eliza191 25/05/2024

Gostei
A história conta sobre uma família de mafiosos, os Corleone (liderados pelo Don Vito Corleone ou apenas Don Corleone), que acaba comprando briga com cinco outras famílias e uma em especial, devido a um certo desentendimento nos 'negócios'. A partir deste ponto, outras intrigas se formam, traições são descobertas e mais intrigas se geram.

Simplesmente adorei a forma como a história se desenvolveu, os personagens são muito bem construídos, tão bem construídos que contém até alguns capítulos dedicados a alguns secundários, que de primeiro momento achei um pouco chato (porque o personagem era chato), mas depois me acostumei e gostei, pois de certa forma ajudou a compreender mais as suas ligações diretas e indiretas ao ponto principal da obra.

Houve alguns pontos que me incomodaram (porque nem tudo são flores), como por exemplo, a parte do Johnny Fontane que sempre tinha que falar de mulher e suas passagens em Hollywood e seus problemas pessoais que no fim apenas contribuíram para eu 'desgostar' muitíssimo desse elemento, sério, teve outros personagens que fui desgostando durante a trama, como o Nino, mas esse Fontane foi ápice, chato pra cassete.

Recomendo.

Sabrina 24/05/2024

Pqp
Que livro incrível! Eu não precisei chegar nem na metade pra saber que seria um livro favorito. Tantas páginas dedicadas ao desenvolvimento de personagens fazem um trabalho justíssimo! Tanto que no final eu me peguei triste por as coisas estarem tão diferentes de como eram no início.
Menção honrosa para o final, incrível a Kay terminando o livro igual a Sra.Corleone, na missa rezando pela alma de seu marido.

Teu 21/05/2024

Mais completo que o filme.
O que dizer sobre essa obra magnífica que já não tenha sido dito?
É mais completo que o filme.

A escrita é envolvente, com diálogos incríveis, os personagens são realistas e maravilhosos.

O autor usa de vários pontos de vista e linhas do tempo num vai vim frenético que nós permiti compreender a totalidade do quadro que ele desenha, vai didaticamente nos ensinando tudo sobre aquele mundo e aqueles personagens até que os conheçamos tão bem quanto nossos amigos.

Recomendo a leitura.

Haruhhh 19/05/2024

Tinha tudo para ser legal, mas era a década de 50, né?
Ou não?

Atemporalidade narcisista masculina.

A mulher é a esposa? É a filha? É a amante? É a oprimida? É o fetiche? É o modelo?

Livro narrado em terceira pessoa por um narrador onisciente que descreve as atitudes, sentimentos e pensamentos dos personagens, além do cenário.

Meu sentimento é que o autor descreve as coisas do jeito que são naquela realidade ali, sem floreio, sem redenção, mas ele claramente sabe quem favorece.

Tem coisas tão??????????

Um capítulo inteiro para descrever um fetiche de um homem por virgens? Qual o sentindo na narrativa? O Fontane aparecer ou não na narrativa não faria diferença alguma na história. Personagem chato e narcisista.

Kay esposa modelo, no entanto, personagem excelente.

Final interessante. Sem mais.

kayllanee 15/05/2024

Uma oferta irrecusável
No geral é um bom livro, mas envelheceu mal. Não dá pra ignorar uma narrativa que coloca as mulheres em tamanha inferioridade, por esse fator prefiro o filme. Outra coisa negativa dessa obra são as longas descrições da história de personagens secundários, saber de algumas coisas não acrescentavam em absolutamente nada. O começo e fim do livro são excepcionais.

Lucas1429 14/05/2024

Um dos meus livros favoritos.
Uma demonstração de lealdade, estratégia, persuasão e negócios.
"Mas os grandes homens não nascem grandes, tornam-se grandes, e era isso que acontecia com Vito Corleone"

Roberto.Vasconcelos 12/05/2024

Um homem tem apenas um destino.
O livro é excelente, não perde em nada para o filme.
Muito envolvente e viciante , a história consegue conquistar nas primeiras páginas.

Os personagens são muito bons e exploram bem as dificuldades que cada um tem vivendo no mundo do Don, alguns personagens ganham um destaque exagerado e não influenciam tanto a obra, mas tudo é muito bem escrito e se encaixa na história.

Tem muita coisa neste livro que é inspiradora e você pode levar pra vida.
O poderoso chefão é um clássico do negócio de importação de azeite.

Jamilecfe 11/05/2024

Um dos melhores livros que já li
A história é incrível e te prende do começo ao fim. Muitos detalhes, plots que são ótimos e a dubiedade de alguns personagens torna tudo muito mais interessante.
Esse livro é uma obra prima.

Joel.Renan 09/05/2024

O livro conta a historia dos corleone, uma famila mafiosa de sicilianos em nova york, e das batalhas que se seguiram para se manter o imperio e poder. É uma história maravilhosa. Muito bem escrita, muito bem contada. Adorei cada pagina.