O Poderoso Chefão

Mario Puzo

Resenhas - O Poderoso Chefão

Rafael Machado 06/03/2024

Clássico do Cinema e da Literatura
Um dos mais icônicos exemplos de como uma obra pode ser magistralmente adaptada do livro para o cinema, mantém um lugar especial tanto na literatura quanto no cinema.

Luisa.Serafim 29/02/2024

Leitura que todos devem ter
Esse livro é um clássico com tudo que há de melhor, muitas reviravoltas, cenas muitoooo icônicas, tramas variadas e relações complexas

li o livro sem saber nada da história e acho que seja a melhor coisa a fazer, não conhecia nada do filme e achei que o livro devia ser superestimado mas calou minha boca, é um livro impecável

o jeito que o início e o final da história se conectam e genial, sem dúvidas um dos meus livros favoritos, leria novamente e todos deveriam ler um dia

bibimaria 24/02/2024

O Império Corleone: estratégia, controle e poder
"Que espécie de homens seríamos então, se não tivéssemos a nossa razão?"

É isso: O Poderoso Chefão é, acima de tudo, um livro racional. Traz em si discursos particularmente terríveis e difíceis de engolir, mas ao imaginar estes como o retrato de uma realidade racista, misógina e (acrescente aqui o que quiser porque vai ter), é um livro tático, que escancara a realidade brutal de uma sociedade que, sem regras, cria as suas próprias.

O livro retrata também os efeitos do conflito geracional e da mudança dos tempos. A geração antiga que resolvia os conflitos de uma maneira e a nova geração que buscava ser diferente; diferença essa que também vinha do passar dos anos e das mudanças nos negócios. O novo e o antigo se mesclando nesse ponto do presente em que há a soltura do passado e a construção do futuro. O quão difícil é? Qual a melhor decisão? Como proceder?

E quais as consequências? O que fazer quando a mudança não é só necessária, mas sim o único caminho? Bem... resta-nos ajoelhar e orar pela alma do Don. Seja ele quem for.

Gessyka.Loyola 23/02/2024

Cuide da família, sempre a família!
Eu não tenho nem palavras pra descrever, leiam esse livro. Família Corleone é sensacional, a narrativa é incrível, a escrita fluída.
Mário Puzo foi rei escrevendo esse livro, infinitamente melhor que os filmes (e os filmes 1 e 2 são sensacionais).

Rafaela.Moser 23/02/2024

Gostei muito!!
Gostei muito do livro, não conhecia a história. Demorou um pouco para me prender, mas do meio para frente não conseguia parar de ler!

Dacimara.Costa 16/02/2024

Maravilhoso esse livro. Eu amo demais. Lendo pela segunda vez porque não me lembrava de muita coisa e quero dar continuidade a trilogia.

CorreaSnts 16/02/2024

O Poderoso Chefão
É muito bom, mas não acho o livro perfeito, em vários momentos o livro começa a contar alguma história sobre algum personagem, ou, começa a contar o ponto de vista da história a partir de alguém, tornando assim a história principal um pouco enrolada e demorada, deixando o livro um pouco cansativo de ler nesses momentos, por mais que isso aprofunde mais sobre os personagens em questão, acho que poderia ser feito de outra forma, já que não é tão útil e não enrolaria tanto a história principal.

Nunca cheguei a assistir o filme por completo, apenas sabia algumas cenas, então vários momentos do livro me deixaram boquiaberto e surpreso.

Alessandro.Aguilera 14/02/2024

Excelente
Que livro incrível! Personagens muito bem desenvolvidos e uma história política, envolvente que prende o leitor do começo ao fim. Dom Corleone é incrível, sua inteligência, sua experiência e acima de tudo sua visão estratégica. Excelente leitura.

Erick Simões 11/02/2024

Ótimo livro
Não tenho um "a" para pontuar negativamente. O livro tem o ritmo correto, é bem escrito e a história é extremamente bem desenvolvida. Lê-lo me fez gostar ainda mais do filme, pois ambos são imagens de ângulos diferentes da mesma história, mas muito similares. Eu realmente adorei, não há o que dizer além.

Carolline Alves 04/02/2024

É completamente emocionante poder ver mais e mais detalhes do filme tão clássico e que todos amam.
Todas as falas marcantes, cenas paralisantes.
Gostei bastante.
Beije meu anel.

estela :-) 31/01/2024

Livro de hominho (valeu a pena)
Eu já tinha visto o primeiro filme, mas não lembrava de nada, então o livro me trouxe (boas) surpresas.
Achei que o livro teria um fluxo diferente, com mais ação, mais violência, e não que não tenha tudo isso, mas a descrição das relações de poder e influência da família, seja nos mínimos diálogos é o seu grande destaque.
Esse calhamaço consegue ser muito fluido desde as primeiras páginas e as backstories dos personagens, que em alguns livros podem ser cansativas, aqui são muito interessantes e recheiam a narrativa mostrando a simplicidade dos envolvidos, mas a complexidade do contexto. A história não perde fôlego em nenhum momento.
Fiquei encantada com o final do livro e como amarra com o início.
Boa leitura.

Choi 24/01/2024

Incrível apenas.
Peguei emprestado do meu namorado pra ler, es sinceramente não esperava que seria tão bom assim! Você se envolve facilmente entre as famílias e se emociona com cada passo dos demais planos dos Corleones. Final é de tirar o chapéu.

Anne C 19/01/2024

O poderoso chefão
Um livro cativante do início ao fim. O poderoso chefão conta a história de uma família italiana que migrou para os Estados Unidos e como eles exercem sua influência sobre diversos setores da sociedade. Don Corleone, o nosso poderoso chefão, ou padrinho, é um homem que coleciona favores. Assim, ao invés de matar e ameaçar pessoas, para conseguir o que quer, ele cobra esses favores as pessoas. No livro vamos vendo seu poder sendo enfraquecido e a retomada dos negócios da família sendo feitas pelo seu filho Michael. Um livro muito interessante, cheio de boas histórias, personagens bem desenvolvidos e diálogos fortes. Amei!

naretes 18/01/2024

Um clássico
O livro de Puzzo não foi aclamado em vão. O ritmo da história e o desenrolar da trama nos desperta interesse do início ao fim. Apesar de ter tentado ver a trilogia de filmes inúmeras vezes, sem sucesso, o livro é algo que voltaria para um repeteco.

nataliagomestwd 16/01/2024

O filme é melhor que o livro
Esse é um caso raro em que na mimha opinião o filme é melhor que o livro, a história é muito envolvente em alguns momentos, principalmente na reunião do Don Corleone com os outros Dons e o seu discurso sensacional. Mas pra mim o que estragou aqui foi o fato de ter muitas cenas longas de sexo, na minha opinião não servem para dar sentido ao que está acontecendo, aos conflitos da história, só servem para quebrar o ritmo. A narração no audible é sensacional, zero defeitos, o que estragou pra mim foi apenas o ponto mencionado.