Os Analectos

Os Analectos Confúcio
Confúcio

Resenhas - Os Analectos

LaraF 15/04/2009

Grande Confúcio!! Com certeza, esse livro está entre os melhores que já li. Embora em muitas partes haja pouco nexo - devido a perda de sentido na tradução, ou menos, do original não ter sido bem conservado para a tradução - tem frases incríveis, pra guardar como 'norteadores' de vida mesmo, como diz no livro.

Monocromatico 26/09/2009

Ninguém pode compreender a China e o modo de pensar do povo chinês sem compreender o pensamento de Confúcio. Ele é um espelho da China, ao mesmo tempo que a China, em todas as eras, é um espelho de Confúcio.

gilson 06/12/2009

O poder do respeito e da virtude...
este livro é uma obra maravilhosa se trata de os últimos escritos de um pensador que estava além de seu tempo, um homem que acreditava na virtude humana e em sua bondade, meio homem meio santo CONFÚCIO é poderoso com as palavras e prega a virtude e a compreensão de tudo que vive ao seu redor..."recomendo"

Ariyoshi 05/04/2012

Analetos
Aprendi bastante com esse livro mas ainda tenho um longo caminho a percorrer para entender muitos de seus ensinamentos. As ideias para se tornar uma "funcionário público" ideal são muito marcantes assim como deveres filial e para com a pátria. Sem dúvida um clássico.

João Martins 09/03/2013

A melhor definição da sabedoria horiental.
Os Analectos(Lúnyǔ no original) é uma obra que reúne grande parte da sabedoria confuciana. Elaborada pelos discípulos de Confúcio durante o Período da Primavera e Outono, possui 20 livros que trazem à tona a moral ensinada pelo mestre naquela época. Seus ensinamentos bastante consistentes, que muitas vezes precisam de interpretação aguçada, são principalmente direcionados à conduta do homem benevolente, à obediência e aos modos de governar. É um ótimo guia de conduta, capaz de transmitir ensinamentos muito importantes em dias como os nossos.
Possuidor de conduta honesta, sabedoria extraordinária e imenso respeito, Confúcio foi com certeza um dos filósofos mais sábios da história. Vale a pena conhecer mais sobre sua vida e sua relevância na cultura oriental.
Esta edição traz ainda comentários de D. C. Lau, grande conhecedor da vida de Confúcio e exímio sinologista.

Marcos Antonio 23/06/2018

Confúcio
Esse vai ser agora meu livro de cabeceira. Livro muito bom. Foi perguntado a Confúcio: "Você não quer participar da Politica, receber cargo politico? E ele responde: Eu amo meus familiares, eu amo meus pais e cuido deles, ensino as pessoas com quem convivo serem pessoas melhores, a politica não é ter cargo mais se todos ensinarem os seus a serem boas pessoas e a amarem a verdade já está ajudando na politica. Dito por ele: Se um politico vive como rico com um povo miserável esse homem não é politico é corrupto. Se um homem não é honesto com si mesmo, como o povo pode acreditar que esse homem será honesto com o povo. Se o politico tem privilegio que ao povo não é dado esse politico é corrupto.

hiohana trissia 06/02/2021

19. Fan Ch?ih perguntou sobre benevolência. O Mestre disse: ?Quando estiver em casa, mantenha-se em uma atitude respeitosa; quando estiver servindo como oficial, seja reverente; quando lidar com outros, dê o melhor de si. Essas são qualidades que não podem ser deixadas de lado, mesmo que você vá viver entre bárbaros?.

Como é bom um banho de sabedoria.

Isabelle 13/02/2021

#desafioliterário2021
Para uma leiga no que se diz respeito ao confucionismo gostei bastante. Para ser sincera, fiquei meio perdida, talvez pelas diferenças culturais e falta de conhecimento da história, principalmente a chinesa, achei um pouco complicado de entender algumas passagens, mas os apêndices fizeram um ótimo trabalho na hora da explicação! Gostei demais do trabalho do D.C. Lau. De resto, foi uma leitura rápida e gostosa, mas não me interessou da maneira que desejava. Acho que preciso estudar mais...

Flávio 04/06/2021

Leitura em grupo via Google Meet
Livro exalta virtudes gerais a serem seguidas de acordo com a visão de Confúcio, bem como relata passagens históricas de sua época. Nesta versão, a tradução se torna rebuscada, com baixa coesão e cansativa.

Fernando Coutinho 29/08/2021

Apurado geral e vago
O livro traz algumas passagens para interessantes a cerca da vida de Confucio e sua vida. Composto de frases e situações ao longo de sua vida.

Felipe Philipp 21/10/2021

A versão que li foi da Martins Fontes, espero por a mão numa versão da Unesa. A tradução é bem original ao chinês, o tradutor tenta ao máximo demonstrar as diferenças linguísticas, porém sem adentrar demais no assunto, "complexar". Tenta fazer o mínimo de inserções, e quando faz avisa que é para dar mais sentido semântico.
Confúcio é bem diferente da visão confuciana aplicada na China, e o tradutor dá umas leves explicações sobre isso. Recomendo a todos que gostem de filosofias orientais.

Clio0 30/10/2021

Os Analectos de Confúcio são uma coletânea de casos, ditos e ideias atribuídos ao célebre filósofo chinês, seus alunos e contemporâneos, pois vários dos aforismos são referentes a pensamentos contrários ou contos moralizantes de cunho popular.

As ideias principais giram em torno da benevolência (característica mais frequente atribuída ao cavalheiro), da obediência hierárquica (social e governamental) e da anticorrupção - embora, não seja esclarecida em nenhum momento a definição de corrupção. De fato, não há definição de conceitos em nenhuma parte, talvez isso seja parte da epistemologia de Confúcio, mas não há notas sobre isso.

Cada observação é numerada e referida como pode se supor que seja no texto original - não há muitas notas do tradutor e algumas coisas soam positivamente ilógicas pela visão estrutural de frase, texto e contexto. Isso pode dificultar a compreensão de algumas partes, porém em sua inteireza, ainda é uma obra relativamente simples de acompanhar.

Recomendo para quem se interessa em saber um pouco mais sobre a cultura oriental ou está procurando material base como referência.

Dan 13/01/2022

Mediano
Achei mediano, a introdução de 60 páginas resume o que veremos nos Analectos, de fato, dessa forma me pareceu mais maçante ainda o livro. Há sim ensinamentos legais, mas tem muita coisa repetitiva ou que não faz sentido para a realidade nossa. Quem gosta muito do tema, recomendo, quem só se interessa, procura algum resumo ou resenha estendida, melhor.

Jonathas dos Santos Benvindo 25/04/2022

Um livro bastante conciso sobre toda a vida de Confúcio, além é claro de seus ensinamentos. O livro é bem diagramado e tem muito material extra interessante, mas os ensinamentos em si algumas partes me deixaram desconfortável? Mas é bom conhecer mais um pouco da história da literatura mundial.