O fim do império americano?

O fim do império americano? Jan Nederveen Pieterse

Resenhas - O fim do império americano?

Daniel432 11/11/2017

Declínio Prolongado
No dia 11/09/2001, quando ocorreu o ataque ao World Trade Center eu disse que este fato simbolizava o começo do fim do império americano. Dezesseis anos depois o império ainda resiste mas nenhum império cai da noite pro dia. De lá para cá, diversos outros sinais de decadência foram dados, alguns deles são citados neste livro.

É exatamente isso que explica o autor deste livro. Ele demonstra que há opções para os EUA que permitiriam um prolongado declínio da influência americana e até mesmo a manutenção do império e da hegemonia, revertendo o processo. Entretanto, o autor argumenta que para isso seria necessária uma mudança radical da forma de pensar e agir não só do governo norte americano mas também da mídia e de seu povo que vivem em uma bolha, desconsiderando e desconhecendo o que ocorre fora dela.

Como disse em alguns comentários no Histórico da Leitura, este livro foi publicado em 2009 e o autor ainda não sabia que Donald Trump seria presidente dos EUA, o que para mim é mais um sinal da decadência deste império.

Mas o importante é que cada um tenha sua opinião, então leia o livro e se souber que o autor publicou livro mais recente, avise-me.