Saberes Globais e Saberes Locais

Saberes Globais e Saberes Locais Edgar Morin




Resenhas - Saberes Globais e Saberes Locais


1 encontrados | exibindo 1 a 1


Marcelo 02/10/2022

Conversa acadêmica
O livro trata da transcrição de uma mesa redonda que ocorreu no Centro de Desenvolvimento Sustentável da UnB, com a mediação do Prof. Marcel Bursztyn e participação do líder indígena Prof. Marcos Terena e do francês Prof. Edgar Morin em 11.06.1999, que tiveram um momento de fala inicial e depois responderam perguntas feitas pelo mediador e levantadas na plateia.
A edição do livro prioriza a participação do Prof. Morin, adicionando um resumo de seu currículo e lista de obras ao seu final. Entretanto sua participação foi bem restrita, pois foram levantados pontos bem distintos e não haveria tempo de aprofundamento, restante apenas algumas indicações de suas obras. A participação do Prof. Terena foi também restrita, trazendo mais um relato sobre o contexto do índio na sociedade atual, derrubando alguns mitos de uma cultura que não evolui ou isolada do resto do país, o que foi bem esclarecedor.
A qualidade das falas e dos participantes promove o evento, porém a falta de uma temática que unisse os relatos e um direcionamento das perguntas impediram um maior aprofundamento e deixou o livro sem foco ou objetivo. Acredito que poderiam ter acrescentado um relato de currículo e obras do Prof. Terena, o que pareceu certa submissão ao estrangeiro e falta de valorização do brasileiro e indígena. A falta de interação também foi esquisito, pareceu um evento feito de qualquer jeito.
comentários(0)comente



1 encontrados | exibindo 1 a 1


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR