O Conceito do Político | Teoria do Partisan

Carl Schmitt

Resenhas - O Conceito do Político & Teoria do Partisan

Jhonatan.Alves 09/05/2024

CARL SCHMITT E SEU BRILHANTISMO DESVIADO
Carl Schmitt neste livro conseguiu de forma muito bem desenvolvida elaborar sua tese sobre o que seria um político, assim como suas formas de se fortalecer e de desenvolver da melhor forma possível, utilizando de uma retórica e dialética muito bem fundamentada e rica em detalhes.

A leitura deste livro não se torna carregada em questão de jargões difíceis de serem compreendidos, mas pelo fato de ter de se conhecer minimamente os filósofos os quais ele cita para fundamentar e contrariar em sua escrita, tornando assim quase que obrigatório se conhecer de forma mais ampla este mundo da filosofia.

Apesar de ter se voltado para os ideias nazistas, e suas teses terem fundamentado grande parte do regime posteriormente instalado, este livro consegue trazer pontos os quais são até os dias de hoje muito aplicado, ate mesmo nas mais altas democracias, e até mesmo utilizado pelos mais astutos os políticos.

O brilhantismo de Carl Schmitt foi muito bem elucidado nesta obra, assim como em muitas de suas outras, porém, foi desviado e tornou-se objeto de partidos e pessoas as quais utilizaram de suas ideias fascistas e autoritárias para utilizar do poder como método de dominância. Contudo, mesmo pelos pontos de discordância, assim como dito, há pontos dos quais é possível sim se concordar, e, mesmo que não concorde ou discorde, a leitura é, a meu ver, vital para um maior desenvolvimento de nós como seres humanos.

Abro aspas para citar as ideias as, a meu ver, resumem este livro: amigo e inimigo, Estado de Neutralidade e Estado de Exceção, assim como, obviamente, a definição dada pelo autor de O que seria político, o que é política e quando algo se torna político.