Caçadores de Bruxas

Caçadores de Bruxas Raphael Draccon

Resenhas - Dragões de Éter: Caçadores de Bruxas

Renato.Fraga 09/07/2019

Decepção
Não gostei da história e achei o universo criado pelo autor muito fraco. O autor faz uso de muitas explicações sobre coisas simples e desnecessárias, o que torna a história massiva e pouco empolgante. Leitura muito simples, mas sem emoção.
Esperava um livro sobre guerras de dragões em uma fantasia épica, encontrei um romance adolescente e bobo. Como leitor e apreciador de Tolkien, Martin e Eduardo Spohr fiquei completamente decepcionado com essa obra.

Ramon98 17/01/2023

Uma Decepção
Ai gente, eu demorei quase um ano pra terminar esse livro. Sendo bem sincero? Me arrependo até de ter comprado. A leitura nao foi pra mim e eu tenho receio até de começar os outros 3. A narração é até legal, o jeito como o narrador fala e afins. Porém, o ponto fraco desse livro é a mesma narração. O autor fica pulando de cenário em cenário, quando a cena começa a ficar interessante PÁ, muda pra outra. Muitos dos personagens e cenas sao completamente passáveis e é até uma perda de tempo eles estarem no livro. Conceitos que são explicados previamente, mas que nem precisavam pq vc chega no fim do livro e nem se lembra deles de tão insignificantes que se tornam. Enfim, foi uma leitura muito puxada e eu espero que o próximo seja um pouco melhor (penso até em vender o box)

Fernanda 18/10/2015

O texto não me cativou.
Comprei o livro depois de ler muitas críticas favoráveis mas, mesmo tendo me interessado pela história, não consegui vencer a barreira do estilo da escrita. O texto, para o meu gosto, é cansativo. Recentemente tentei ler novamente e abandonei mais uma vez.
Alonso 27/01/2016minha estante
Estou tendo o mesmo problema... Muito cansativo e parece que não há uma história a ser contada, é um emaranhado de situações e personagens que se perdem... Não estou conseguindo ler, o pior é que eu comprei o box em uma promoção! Socorro!!!

ingrid 17/12/2021

mano esse livro é tao perfeito eu to muito mal pq eu terminei ele

os personagens e os casais ganharam meu coração (marquei literalmente qualqurr elogio q se referia ao axel pq era oq eu dizia quando ele aparecia?)

como eu sou uma pessoa mais do romance, no começo, eu só me animava quando rolava algum tipo de romance mas ainda bem q eu nao desisti, o final do segundo ato e o terceiro ato me pegaram e me sugaram de um jeito q eu nao sei explicar, a cada pagina tudo ficava melhor

serio se vc gosta de romance, aventura, fantasia e essas coisas COMPRA DRAGOES DE ETER E LÊ PELO AMOR

Fabio.Barbosa 12/01/2022

História muito boa
Achei a história ótima, mas a enrolação pra desenvolver foi chato viu, depois de 150 pg lidas, começou a ter sentido, mas se tiver paciência vale a pena
Guilhermina 16/02/2022minha estante
Eu tô na 156 e tô achando uma chatice pq não acontece nada importante

Fabio.Barbosa 19/02/2022minha estante
Então, foi o livro mais demorado que já li até hj pra começa a desenvolver a história ahahaha

Luað 25/01/2024

Capítulos curtos.
Geralmente, capítulos curtos me agradam, tornam a narrativa mais fluída, mas no caso desse livro, NÃO! Parece tudo muito jogado de qualquer jeito, não fazendo sentido interromper a parte de um personagem depois de três parágrafos. Muito mais fácil contar tudo sobre o personagem e depois ir paro o próximo.
Sem necessidade.

Fabio Brust 14/10/2012

"Dragões de Éter - Caçadores de Bruxas", de Raphael Draccon
Eu conheci a trilogia Dragões de Éter só de ouvir falar, e faz bastante tempo. Vi sua capa bonita, que depois descobri ser remodelada da edição anterior. Foi com meu companheiro de Bienal do ano passado, Lodir Negrini, que eu conheci realmente a trilogia e me interessei: quando ele conseguiu um autógrafo do Raphael Draccon e eu estava junto para conversar com ele. A primeira coisa que eu disse foi: "Porque os livros não têm números na capa?".

Ele entendeu o que eu estava querendo dizer. Fato é que uma trilogia é composta por três livros (ah, sério?), e normalmente é necessário que, na capa, esteja impresso qual dos livros você vai comprar. Isso aconteceu com um colega meu, que comprou o volume 3 e viu-se lendo a trilogia do avesso só porque o produto não tinha um dado fundamental em sua fronte. E eu só não tinha lido ainda porque não sabia qual era o primeiro, e era muito orgulhoso pra pesquisar pra comprar.

De qualquer maneira, quando uma promoção apareceu e eu decidi que era hora de dar uma chance à história, foi quando vi que deveria tê-lo feito antes: Dragões de Éter é ótimo.

A ficção fantasiosa de Raphael Draccon dá muito certo. A história tem um estilo de que seria contada por um bardo em uma taverna a respeito de acontecimentos do reino de Arzallum e da cidade de Andreanne, e nós somos os embasbacados ouvintes de suas palavras, imaginando cada cena com um detalhamento exemplar. O estilo da narrativa é bastante otimista, com pontos de exclamação em diversos momentos e frases de efeito que funcionam. Claro que algumas ficam forçadas e nem sempre se encaixam como deveriam, mas essas são minoria.

A ideia de fazer uma releitura de contos de fadas não é tão original assim: temos, por exemplo, filmes como "A garota da capa vermelha", "Branca de Neve e o caçador", "Deu a louca na Cinderela", entre outros. Original mesmo é criar uma nova mitologia em torno dessas histórias e entrelaçá-las de uma maneira totalmente verossímil e que faz muito sentido no todo. Com muitas referências a diversas histórias, esse o maior ponto forte do livro: conseguir mesclar uma história nova com algumas já manjadas e bem conhecidas do público (o que gera, automaticamente, uma identificação).

Outra coisa que é excepcional são as referências a outras obras e à cultura pop, como evidenciado na própria orelha do livro. Diversas delas são muito bem escondidas e são compreensíveis apenas àqueles que conhecem tais obras. Uma delas foi a que mais me fez rir no livro inteiro: uma forte ligação com O Segredo da Ilha dos Macacos, jogo pelo qual eu era apaixonado na minha infância, em relação à bebida que os piratas estavam tomando. Grogue.

Toda a trama é voltada à caça às bruxas, e é bastante original, sim. Ainda assim, há um ponto que me incomodou ligeiramente: a questão do bem e do mal. Sou bastante enfático quando digo que meus personagens são apenas pessoas, sem serem essencialmente boas ou ruins. Por outro lado, as personagens de "Dragões de Éter - Caçadores de Bruxas" encontram-se ou em um extremo, ou em outro. Axel cede o corcel de seu pai para uma velhinha apenas por sentir compaixão por ela, enquanto que Babau passa anos querendo se vingar por apenas malvadeza. Fugindo desses estereótipos, encontra-se Snail Galford, apenas um ser humano que tem intenções e vontades e desejos. Ou seja, alguém normal. Um personagem admirável, com uma história que culmina em alguns arrepios com sua história e com seu pai.

Levando-se em conta todo o projeto gráfico, a capa do livro é bastante bonita, aproveitando a ilustração da versão original e criando uma identidade que seria seguida nos dois livros seguintes, com a porção superior da capa em branco. A arte do título também é muito criativa. E, por algum motivo, a troca de fontes de Charlemagne, no livro 1, para Trajan, no 2, e de volta para Charlemagne no 3 me incomoda. Mas coisas de pessoas chatas como eu.

No miolo, o livro não impressiona, mas apenas cumpre seu papel. Os capítulos seguem direto, sem um respiro entre eles, mas é compreensível em uma obra tão grande e com capítulos tão pequenos. Seria um desperdício de espaço colocar branco no final de cada um deles. Assim, aliás, a leitura fica mais fluida do que se isso fosse feito. Não muito inspirados, os começos de capítulo só têm uma capitular grande em uma fonte de estilo gótico, mas que combina com a ideia de contos de fada proposta, além de aparentemente ser adequada em relação à arte do título.

Por fim, a balança em relação a este livro pende fortemente para o lado positivo. "Dragões de Éter - Caçadores de Bruxas" é um ótimo começo de trilogia, além de começar e terminar uma história, como se funcionasse como um livro só. É com esse tipo de livro que vemos o quanto os autores brasileiros também têm a oferecer ao público e devem ser levados (muito) em consideração.

Mais resenhas (e outras coisas) em fabiobrust.blogspot.com

@naayaires 06/05/2021

Amei essa fantasia
Inicialmente, demorei a entender o objetivo do livro. Mas ele me pegou de uma maneira muito impressionante. É uma fantasia maravilhosa de um autor Brasileiro. Eu super recomendo.

Vincent.Uriel 03/07/2020

Melhora a cada releitura.
Li Dragões de Éter pela primeira vez fazem por volta de 6 anos, descobri a série por acaso, pela recomendação de um vendedor da livraria, sai de lá sem comprar, mas acabei voltando e comprando o livro, essa foi a melhor decisão que já tomei.
Esse livro transformou meu hobbie de leitura na minha maior paixão. Não existem palavras pra descrever o que DdE é pra mim, o livro é uma obra de arte que se torna melhor toda vez que releio os livros e, por mais que já saiba tudo que vai acontecer, ainda fico animado lendo o livro.
Os livros do Draccon são de longe os meus preferidos, por mais perfeito que qualquer outro livro venha a ser, nenhum nunca chegou e sei que nunca vai chegar perto de ser para mim o que Dragões de Éter foi e ainda é.

Letícia.Lari 23/06/2020

Um livro que não fala sobre dragões
"Caçadores de Bruxas" é o primeiro livro da trilogia de fantasia "Dragões de Éter" escrita pelo brasileiro Raphael Draccon. A obra foi publicada pela primeira vez em 2007, sendo uma das poucas histórias de fantasia nacionais.

A primeira ideia que se tem ao comprar o livro é: esse livro é sobre dragões (ainda mais se considerarmos a primeira capa feita para o lançamento do livro, de 2010). Não, pelo menos não nesse primeiro livro, pois não há qualquer tipo de dragão mitológico, mas você pode encontrar uma história cativante sobre outros seres fantásticos: fadas, bruxas, anões, trolls, caçadores, piratas e príncipes.

Draccon criou um mundo completamente novo chamado Nova Ether, um mundo governado por semideuses, os Criadores. Ao contrário dos Deuses, cuja existência se dá pela crença de seus devotos, com os semideuses ocorre o contrário. Eles que precisam acreditar nos seus devotos para que estes continuem existindo. Uma tarefa difícil para um semideus, que poderia esquecer sua criação em algum momento. Por isso, ele conta com a ajuda de seus avatares, representações físicas do Criador, conhecidas como fadas. Essas fadas, dotadas de magia branca, seriam responsáveis por testar os humanos. Mas algumas se revoltaram contra seu Criador semideus, e foi quando surgiram as bruxas, antagônicas às fadas e dotadas de magia negra (pelo menos, era o que se acreditava, e aí você precisa ler o livro pra entender). E é assim que começa a história sobre a caçada das bruxas em Nova Ether, a história central desse primeiro volume.

Algumas histórias podem parecer conhecidas para quem gosta de contos de fadas, mas o autor as conta sob um ponto de vista do que aconteceu depois com os personagens dessas histórias: Chapeuzinho Vermelho, João e Maria, Branca de Neve e os Sete Anões, a Princesa e o Sapo e Peter Pan. Se você já assistiu a série americana Once Upon a Time, pode gostar ainda mais desse livro, pois já entende a dinâmica de como usar uma história famosa e recontá-la de forma que se crie outra, ainda melhor, unindo vários personagens de contos diferentes em um verdadeiro crossover literário. A forma que o autor conta essa história é o que mais cativa a leitura. O narrador se faz personagem, interage com o leitor, guiando-o pela história e reinventando a ideia do que é um contador de histórias. E é isso que torna a leitura leve e agradável, como deve ser todo conto de fadas.

Mikaelle 12/01/2022

Essa leitura me deixou totalmente surpresa!
No início achei que seria mais uma daquelas histórias de contos de fadas de sempre, mas me surpreendeu totalmente.
A narrativa do livro é diferente de tudo que eu já li então foi estranho no começo. Amei como foi colocada na história o ponto de vista de cada um, mostrando os dois lados da história e como o autor conta essa história foi perfeito,
Eu amei o começo o meio é o fim dessa história.
Recomendo muito a leitura desse livro maravilhoso. Estou animadíssima para a continuação desse livro.

Canal Hibiscus e Livros 11/06/2020

Lindo, macabro, fofo, aventuras e amizade!
Esse livro é uma obra de arte, gente!
Amei os personagens e as aventuras e o mundo construído!

Eu sou totalmente contrária à crítica de que Raphael Draccon "não tem criatividade para criar personagens". Ele utiliza de várias ideias e personagens dos contos de fadas (Grimm) que conhecemos, mas não só faz sua própria história se mesclar com a antiga como também modifica os personagens e dá mais personalidade pra eles e todos vivem essas histórias num mesmo mundo.

Porque sinceramente eu não acho isso falta de criatividade, e sim uma ideia muito boa e bem executada. Ele não apenas nos deu essas mesmas histórias, ele nos apresentou sua própria leitura delas, inventou respostas para diversas dúvidas que podem surgir quando terminamos de ler aqueles contos... E inventou algo completamente novo. E ainda nos chamou de semideuses!

Outro aspecto é o fato dele citar "feminismo" e "machismo" na sua história sem medo (ou ao menos foi o que me pareceu) dessas palavras. Em 2007 isso não era algo discutido amplamente, com a mídia e política e etc. São palavras que causam desconforto em diversas pessoas ainda hoje. Esse livro pode não ter sido perfeito, e ele pode ter sido não feminista em diversos aspectos... (principalmente por ser um mundo machista). Mas colocar isso explícito em uma história de fantasia para jovens é uma forma do próprio autor se criticar e abrir espaço para que nós leitores pensemos criticamente quanto à sua história e sua escrita.

Enfim, gostei demais. Perdeu uma estrela pra mim apenas por não ser perfeito, mas chegou perto.
Leiam com toda a certeza de que terão uma bela, macabra, amada e insana aventura!

site: https://youtu.be/u7QWqMZBeN0

Vanessa.Alvarenga 20/02/2022

O mundo mais fantástico que existe
Já tinha lido e decidi reler. Por mais que estava lendo pela segunda vez ainda me fez prender a respiração em algumas partes. O jeito que o Draccon conta a história é fascinante e você facilmente se desliga do mundo real. Eu amo o jeito que ele faz ligações com os contos de fadas.

Paulinha 16/06/2020

Contossa de fadas ihuuu
Eu simplesmente amei o livro ! Quem gosta conto de fadas, com certeza vai amar.