A Luz no Túnel

A Luz no Túnel Jorge Amado

Resenhas - Os subterrâneos da liberdade - 3

helena 30/11/2020

Apaixonante
Termino a trilogia "Os Subterrâneos da Liberdade" com gostinho de quero mais. Jorge Amado já tinha me conquistado com Capitães de Areia, mas os livros de sua fase política foram arrebatadores para mim. Apesar dessa obra do autor baiano, atualmente, não ser muito lida por ser taxada como propagandista, muito do que foi narrado de fato ocorreu durante o Estado Novo (e existem registros sobre esses episódios) e muito da mentalidade descrita por ele permanece na sociedade brasileira atual.

Saio dessa leitura apaixonada pela história dos revolucionários brasileiros, do PCB e de Prestes. Aprendi muito e cresceu em mim a vontade de buscar saber cada vez mais. Agradeço ao Jorge Amado por ter deixado ao povo brasileiro uma obra e uma trajetória de vida incríveis.

Giesteira 10/04/2020

Acabou-se
Foi um presente muito bonito esse livro, nesse ano. A história me envolveu muito rápido e deu vazão em algo que gosto muito em mim, a capacidade de não me conformar com algumas realidades. Saio dessa leitura ainda mais certa de que o futuro é das pessoas inconformadas e que não existe nada mais gratificante que estar do lado certo da história, honrando o que a gente acredita. Viva Luís Carlos Prestes! Viva os comunistas!