Os Melhores Contos de Balzac

Os Melhores Contos de Balzac Honoré de Balzac

Resenhas - Os Melhores Contos de Balzac

Henrique Fendrich 25/05/2018

Dos 11 contos, pareceu-me que apenas "A mensagem", "A missa do ateu", "Pedro Grassou" e "Facino Cane" são a um só tempo inteligíveis e agradáveis. Têm argumentos interessantes e valem a leitura.

Há ainda "A Grenadiére", que seria o melhor conto do livro, se não fosse pelo aborrecido e desnecessário "nariz de cera" que abre o conto e não contribui em nada para o seu desenvolvimento. Tirando isso, é um bom drama e termina muito bem.

"A mulher abandonada" talvez também seja inteligível, mas não me pareceu muito agradável com todos aqueles exageros do Romantismo, sem falar naqueles costumes aristocráticos e, naturalmente, na linguagem empolada.

Os demais contos me pareceram tanto chatos como ininteligíveis, se não do começo ao fim, pelo menos na maior parte do tempo. Há contos como o "O xale de Selim" e, principalmente, "A paz do lar", que beiram o insuportável.

Esse último, que fecha o livro, eu abandonei, coisa que não costumo fazer, tão irritado fiquei com a futilidade dos romances e intrigas de salão, descritos em um estilo que também não facilitava nem um pouco o prazer de ler.

Vejo pela biografia do Balzac que ele era meio grandiloquente, queria ser o Napoleão das penas, não via sentido em viver se não fosse para fazer uma coisa grande. Eu, no entanto, estou com Drummond, que disse: "Ninguém precisa ser grande em nada, uma vez que cultive uma coisa bonita na vida".

Eu cogitava empreender a leitura dos 17 volumes de A Comédia Humana, mas agora não mais.