Ética, sexualidade, política

Ética, sexualidade, política Michel Foucault




Resenhas - Ética, Sexualidade, Política


1 encontrados | exibindo 1 a 1


jhdep 20/05/2022

foucault, o filósofo-historiador do pensamento
essa obra é, acima de tudo, uma ótima porta de entrada pra quem tem se aventurado nas obras e no pensamento de foucault. através de entrevistas, conferências, seminários e artigos, é possível conhecer os temas dos quais michel se ocupou ao longo de sua produção filosófica, suas principais obras e o percurso de seu pensamento, envolto por mudanças em seus métodos de pesquisa, mas sempre com um fio condutor que o guia: a tentativa de se fazer uma análise crítica da história do pensamento, seja através da investigação dos mecanismos que possibilitaram a classificação das identidades como o louco, o delinquente e o homossexual, e a formação dos saberes-poderes envolvidos em sua constituição, bem como os processos íntimos de subjetivação, ou seja, a relação dos indivíduos consigos mesmos ao entrar em contato com esses saberes (pseudo)científicos.

Podemos entrar em contato também com as relações muitas vezes tensas que foucault teve com outras correntes e áreas do conhecimento, como o marxismo e a psicanálise, e até saber o que o filósofo pensava de temas como a luta por direitos dos LGBTs e a instituição familiar; tudo isso através de entrevistas muito bem guiadas e de uma linguagem simples, o que talvez seja um dos diferenciais de foucault em relação a outros filósofos.
comentários(0)comente



1 encontrados | exibindo 1 a 1


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR