Um grito de amor desde o centro do mundo

Um grito de amor desde o centro do mundo Kyoichi Katayama
Kyoichi Katayama

Resenhas - Um Grito de Amor Desde o Centro do Mundo

Vitória Pereira 04/01/2024

???????? + ?

O que você faria se perdesse a pessoa que mais ama? Que você conheceu quando pequeno e viveu momentos únicos com ela?
Sakutarô foi obrigado a seguir em frente e aos poucos foi sentindo a presença da Aki com ele.

O livro vai intercalando entre quando eles se conhecem, os momentos juntos e a morte dela.
Achei esse livro por acaso e por algum motivo fiquei com vontade de lê-lo e coloquei como a primeira leitura do ano.
É bem curtinho e a leitura flui tranquilamente.
Aborda o amor, o luto e é um pouco melancólico.
Gostei da experiência de ler um autor japonês.
Sem falar que adorei as páginas!! Bem grossas.

Sobre o final: não era o que eu esperava, mas com a construção do livro a pessoa imagina o depois.

Maroca 08/05/2023

"Queria que fossemos eternos como o brilho do mar"
Esse livro me doeu como nenhum outro

O mais triste foi saber o que aconteceria desde o começo. Fui me apegando ao amor dos personagens de uma forma que identifiquei neles o meu próprio relacionamento, o que obviamente tornou tudo ainda mais sentido. Aki e Sakutarô são a representação perfeita do amor estarrecedor de um casal, mas o que torna o livro tão sentido não é necessariamente a situação que ele gira em torno, mas a narração. É uma escrita linda não por ser complexa, porque não é, é linda justamente por conseguir representar a dor de um adolescente pelos olhos dele, por ser fiel a como um relacionamento é de verdade, mesmo com a presença de metáforas.

Os pensamentos e ações de ambos os protagonistas são coerentes com a idade deles, a forma como eles já discutiam a vida após a morte antes que essa fosse uma preocupação real trouxe uma ideia de premonição ao que aconteceria.

A descrição cotidiana dos fatos que acontecem vem com tanta dor e tristeza que é impossível não chorar lendo. A definição clara da dor do luto e da ausência, do "quase" conseguir, da esperança. Essa visão crua de tudo que estava acontecendo no ambiente do livro foi o que tornou tudo tão sensível.

O amor dos dois permanece, inclusive, para além das páginas do livro pois conta com filmes e mangás sobre a história. É uma obra completa.

Nat 20/04/2023

Dor
A descrição dele do luto e da ausência que a Aki faz é tão dolorosa, pensei que leria esse livro muito rápido mas a cada página eu precisava parar pra digerir.
Os diálogos são tão simples e cotidianos mas fazem refletir tanto e ficar tão apegada na história que eles construíram, passam um ar de tanta dor e tristeza, principalmente os últimos.

Muito triste pensar que o Sakutarô nunca conseguiu levar ela pra ver as hortênsia floridas no castelo de Shiroyama :(
Maroca 29/04/2023minha estante
Concordo totalmente! A naturalidade do relacionamento deles, você vê que são só adolescentes, é muito similar a relacionamentos da vida real. A maneira crua com que ele fala do luto me pegou muito:((