Introdução à Crítica Textual

Introdução à Crítica Textual Cesar Nardelli Cambraia

Resenhas - Introdução à Crítica Textual

nathaliart 11/03/2021

Impecável!
Alguma vez você já se perguntou se aquele grande clássico que você possui em mãos tem, de fato, todo o conteúdo idealizado por seu autor? Durante muitos e muitos séculos, nós, os leitores comuns, nos deparamos com inúmeras edições de livros. Alguns são atentos às questões como visual gráfico e diagramação, outros chegam a se preocupar com a tradução e a revisão. Mas e quando não sabemos se parte do texto foi, de fato, modificada?

Adquiri o livro do professor Nardelli da forma mais despretensiosa possível, e imenso foi o meu choque ao descobrir como muitos dos livros que passam por nossas mãos possuem erros absurdos, muitas vezes cometidos dentro de editoras (isso olhando-se no cenário contemporâneo). De maneira bastante didática e clara, ele traça um panorama incrível da Crítica Textual, revelando sua importância e a crescente urgência de se investir nesse tipo de profissão, principalmente dentro da educação.

Se você é o tipo de leitor curioso, que gosta de saber sobre processo de transmissão textual (e até mesmo sobre história dos livros), esta obra está mais do que recomendada. César Nardelli é extremamente cuidadoso, atento a detalhes, expondo um conteúdo tão complexo de forma bastante elucidativa.