Rashōmon and 17 Other Stories

Rashōmon and 17 Other Stories Ryunosuke Akutagawa

Resenhas - Rashōmon and 17 Other Stories

Guilherme 25/03/2021

A dor de ser diferente
Akutagawa não foi minha primeira experiencia com literatura japonesa, essa honra se dá a "no longer human" de Dazai Osamu. Essa edição da penguin conta com uma tradição fenomenal que, por si só, já seria suficiente para valer a leitura. As notas de rodape e comentários da tradução dão uma verdadeira aula sobre a historia japonesa, seus costumes, lendas e tudo o mais. O tradutor ainda fala um pouco do processo de tradução e de como pronunciar certas palavras, incrivel! Akutagawa só pode ser entendido por aqueles que pensma como ele, como magistralmente coloca Murakami no prefácio e, exatamente por isso, recomenda-se esse livro para aqueles cuja doença mental esteja presente (seja em si ou na familia), embora todos nós tenhamos os nossos traços de psicopatia, a leitura desse livro nos leva (principalmente nos ultimos 4 contos) a um perfil mental de seu autor, perfil esse que pode ser alienigena aos pouco sensiveis/desacostumados.

Se algum dos assuntos passados acima te interessa mesmo que ligeiramente, não perca tempo.