O Mundo de Sofia

Vicent Zabus

Resenhas - O Mundo de Sofia

Eric.Farias 17/06/2024

LEITURA OBRIGATORIA
Um livro que convida a um questionamento de varios aspectos da vida trazendo uma nova visao da realidade.

Giovana.Molinaro 16/06/2024

História densa
Achei a história boa,a pegada filosófica foi boa demais,porém acho que poderia ter se desenvolvido melhor,plot muito bom sobre a reviravolta no enredo, muito conteudista e acho que poderia ter abordado as pautas de filosofia de uma forma diferente

juliana 15/06/2024

Textão em.....
Acho que esse livro tem muito potencial, de verdade. não funcionou pra mim mas com certeza deve funcionar como um meio de estudo, pois além de incluir toda a história da filosofia, o autor desenrolou uma história muito boa dos personagens.

achei que ficou muito massante, como se fosse um livro que você realmente só lê uma vez e depois só volta para estudar. entendo que para algumas pessoas esse livro traz um certo conforto, mas ler ele se torna um grande desafio quando você entende que será contado sobre muitos, mas muitos filósofos rsrs

Denis 15/06/2024

Mundo de Sofia
Acredito que este livro seja o livro que por mais tempo esteve presente na minha vida. Minha história com ele começou há uns 20 anos, logo na adolescência, foi um livro que chegou aqui em casa pela minha mãe. Eu não fui uma criança leitora, muito menos um adolescente leitor. Mas me interessei logo de cara pelo livro e durante esses anos de juventude iniciei a leitura do mesmo algumas vezes, mas nunca conclui.
Quando me apaixonei de fato pela leitura já estava na casa dos meus vinte e poucos, muito mais próximo dos 30 do que dos 20. E a curiosidade por terminar este livro sempre me acompanhou, adquiri meu próprio exemplar pois aquela edição da adolescência já havia se perdido. Porém ele acabou virando o livro do deixa aí que um dia eu leio. E esse dia não chegava, a edição física foi para doação. E eu na minha inocência acreditava que tinha superado o Mundo de Sofia e que nunca mais retornaria a esta história.
Chegando em 2024 aos 33 anos de idade, a curiosidade por este livro voltou e com ele a oportunidade de lê-lo, adquiri a versão digital e iniciei a leitura. Sem pressa e aos poucos fui avançando e adentrando no mundo de Sofia. E após alguns meses de leitura finalmente conclui essa jornada.
O livro é de fato muito interessante e um ótimo livro para um público mais jovem, o que me faz pensar que se aquele Denis de 20 e poucos anos atrás não tivesse se intimidado com o tamanho do livro e tivesse de fato concluído a leitura. Este teria se tornado o livro responsável pela sua vida de leitor.
O jovem de hoje de 33 anos já enxerga alguns problemas no desenvolvimento do livro principalmente no que diz respeito a história dentro da história, o enredo que permeia os ensinamentos filosóficos, pois começa como uma grande investigação, um mistério a ser resolvido. E conforme avançamos na leitura o mistério vai se perdendo e se transformando em algo mais infantilizado e desinteressante. Repito esta é a opinião do jovem de 33 anos, mas sei que o jovem de 13 teria se encantado e se maravilhado com as possibilidades de se contar uma história que foi apresentada pelo autor.
Foi incrível poder ter lido o mundo de Sofia e ter tido este livro permeando parte de minha vida chegando a uma agradável conclusão aos 33 anos.

Nathalia.Fabris 14/06/2024

O mundo de Sofia, de Jostein Gaarder.

? Esse não é o tipo de livro que eu escolheria em uma livraria, filosofia nem era uma temática que me vinha na mente quando pensava em livros.

?? Esse livro me prendeu de um jeito? eu até me estranhei. Tão entretida e concentrada. Cada carta que a pequena Sofia recebia era uma reflexão. Eu me vi ansiosa para saber mais e mais.

? Esse autor soube de uma forma genuína, ensinar filosofia, repassar o pensamento dos grandes e antigos filósofos. E entre cada carta de filosofia, tínhamos as descobertas da Sofia e suas reflexões sobre tudo que lia e vivia.

?? Eu cai no ?plot? direitinho, eu tinha imaginado outras coisas, mas foi uma loucura descobrir todo o desenrolar das aventuras da Sofia e de seu amigo filósofo Alberto.

? Surpreendendo mais a mim do que qualquer outro, eu adorei essa obra!

Luiz111 14/06/2024

Que triste
No começo do livro eu tava mais interessado na parte da filosofia e não ligava nem um pouco pra história que tava sendo contada, a partir da metade que você começa a entender o que tá acontecendo é maravilhoso, toda a metalinguagem usada a maneira como o livro te insere dentro daquela experiência é muito bom, mas o final eu achei que não fez jus a toda essa parte boa, eu senti que de longe não foi um final satisfatório.

_alice.books 14/06/2024

O mundo de Sofia
Às vésperas de seu aniversário de quinze anos, Sofia Amundsen começa a receber bilhetes e cartões-postais bastante estranhos. Os bilhetes são anônimos e perguntam a Sofia quem é ela e de onde vem o mundo. Os postais são enviados do Líbano por um major desconhecido, para uma certa Hilde Møller Knag, garota a quem Sofia também não conhece.
Eu achei o livro bem legal. Ele explica a filosofia de uma maneira mais fácil e divertida, por contar uma história. Eu achei o final meio maluco e não consegui entender direito, mas eu indico o livro!
4??/5??

Lorena 13/06/2024

Muito bom. Recomendo bastante
Resolvi ler esse livro por causa de um professor de filosofia no YouTube. Não me arrependo.
A história traz vários filósofos e conceitos da filosofia, e os explora mto bem. Além disso, conta uma narrativa interessante sobre Sofia, Alberto, Hilde e o major.

Há algumas partes que eu não tenho certeza se eu não gostei mto por não ter focado tanto na filosofia, ou se eu achei interessante por ressaltar as inovações históricas que aconteceram na época. Mas em mtos momentos do livro, o foco era maior nas revoluções científicas doq alguma corrente de pensamento em si. Oq eu não achei ruim, mas ao mesmo tempo, me deixou com um leve sentimento de que faltava algo.

Outro ponto que eu adorei do livro, foram as recomendações. Há um tempo atrás, eu li um livro de psicanálise que deixava o trabalho de procurar as obras a cargo do leitor. Apesar de não serem citados livros de todos os autores, o escritor desse livro fez questão de citar algumas obras, e eu achei isso maravilhoso.

Sobre a história de mistério, a partir do momento que foram colocados os personagens fictícios (quem leu vai entender) e aquele final da história, eu achei que fugiu mto da perspectiva do livro e fez eu me distanciar um pouco do apego com a história. Porém, imagino que isso seja pelo fato do livro ser feito prum público um pouco mais jovem, talvez se eu tivesse a mesma idade da Sofia, eu teria gostado.

No geral, ótimo livro. Recomendo muito.

249 11/06/2024

O livro que mais demorei pra ler na vida!
Estive lendo esse livro por cerca de 10 meses. Não é que ele seja ruim, muito pelo contrário! Mas admito que ele é extremamente teórico.
De tudo que li, o que mais me pegou foi o medo de me tornar uma adulta e simplesmente aceitar as coisas como elas *parecem* ser. Sem questionar, sem duvidar. Como se estivesse vivendo no automático. Graças a esse livro, vou tomar um cuidado especial para não me tornar uma conformista.

jupiter_rings 11/06/2024

???
Somos feitos de estrelas... adoro a mistura de cultura, conhecimento e especialmente as referências de astronomia desse livro.

Sofia136 10/06/2024

Nada pode surgir do nada?
Talvez seja um problema meu com clássicos ou apenas realmente seja um dos livros mais cansativos que já li! Não conseguia me decidir se lia rápido para acabar logo ou se só abandonava, porém a todo momento esperava uma melhora e nada? é um livro para ler com calma e paciência porém achei muita coisa e muita informação mais o desenrolar da história que esperei no mínimo um plot ou um desfecho empolgante. De filosofia entendo somente o básico e tinha como finalidade ter alguma coisa a acrescentar ao meu conhecimento, fora que nunca realmente li um clássico então tinha como expectativa uma baita de experiência, mas foi totalmente ao contrário, não recomendo, totalmente cansativo com um final bem xoxo para complementar uma história totalmente fora de sentido?

Victor.Tatibana 06/06/2024

Iniciei minha leitura com o simples e único propósito de me familiarizar com o estudo da Filosofia ? afinal, essa é uma das mais marcantes propostas do livro?, contudo, ao final do livro, já estava completamente imerso em uma criativa narrativa que me prendia ao passo que aprendia, sem ao menos sentir-me na obrigação para tal. É um livro excelente, com uma história bem contada capaz de introduzir diversos conceitos acerca da Filosofia e, mais do que isso, causar emoções profundas com singulares personagens que foram imprescindíveis para terem tornado dessa leitura uma aprazível experiência de reflexão e deleite.

sol 30/05/2024

MEU LIVRO FAVORITO, ele não só ensina sobre os filósofos, mas nos mostra como eles chegaram nos questionamentos q eles tiveram e na conclusão q chegaram. Além disso, ensina como fazer filosofia, como ter um pensamento crítico e ver o mundo de forma mais nítida, isso tudo com um ar de fantasia, de Alice no País das Maravilhas, é divertido e confortável de ler, me senti em casa, o que é estranho pq geralmente ter muitos pensamentos filosóficos me deixa triste pensando demaisKKKKKK, mas esse livro não me deixou assim.