O Mundo de Sofia Jostein Gaarder
Vicent Zabus

Resenhas - O Mundo de Sofia

Alan Ventura 10/03/2011

O Mundo de Sofia

Queria poder apagar esse livro de minha memória e ler ele de novo como se fosse a primeira vez!
Jow 13/01/2011minha estante
Uma frase que resume tudo!

Rodrigo Dulze 23/01/2011minha estante
O duro foi começar a ler esse livro e descobrir na página 90 que o resto das páginas estavam todas em branco, o pior ainda é você estar nos Estados Unidos e não ter como ir na Siciliano trocar.....tive que aguardar o retorno ao Brasil para trocar, 40 longos dias...rs

Renato 20/03/2011minha estante
Se descobrir alguma forma, se lembre de me contar. hehehee

Tibério 02/10/2011minha estante
Já indiquei este livro para muita gente que conheço. Pois, foi uma leitura muito prazerosa.

Rosilaine 26/10/2011minha estante
Entendo o que você quer dizer! O livro é uma viagem tão perfeita, que sinto uma tristeza quando penso que não poderei mais fazer essa viagem da mesma forma!

bardo 07/01/2012minha estante
Pena que seja um livro tão incompreendido..é incrível a quantidade de pessoas que simplesmente não conseguem entender a sua genialidade, o que o autor faz, lógico que dentro de limites,mas apresentar um "resumo" de quase todo o pensamento ocidental de forma agradável é um senhor desafio.

LODS 19/01/2012minha estante
O livro é bom. Mas, apesar de eu não seguir nenhuma posição religiosa achei que Jostein Gaarder foi muito preconceituoso quando falou sobre algumas crenças. Engraçado no inicio do livro ele fala de supertições e fé de uma forma diferente da feita preconceituosamente no final do livro ( espiritismo, parapsicologia ...). Esse é apenas o ponto falho q achei q poderia ser evitado. Como ele mesmo diz: " 'Superstição'... que palavra estranha esta! Se a gente acredita no bom Deus, isto se chama 'ter fé'. Mas se a gente acredita em astrologia ou na sexta-feira 13 o nome muda para 'surperstição'. Quem tinha o direito de chamar de surperstição a crença de outras pessoas?" PAG.62. ÓTIMA LEITURA A TODOS!

Águida Maiara 24/01/2012minha estante
eu nao gostei do livro pela narrativa.. o autor é muito inteligente e sabe argumentar.. porém ele nao sabe como prender o leitor.. o que me deixou desinteressada pela leitura..

Absanttos 20/03/2012minha estante
Realmente, O Mundo de Sofia é sempre um marco na vida de um leitor, uma literatura viajante e prazerosa, dentre os melhores livros que eu li.

Tassio 07/07/2012minha estante
Disse tudo Alan!

Paloma 07/07/2012minha estante
Com certeza, Alan... Esse foi o livro que revolucionou meu pensamento.

Karen 26/07/2012minha estante
Concordo amei ler esse livro faz paerte da minha alma

Rosana 20/08/2012minha estante
Sabe Alan,eu também,pois da metade do livro em diante eu me perdi, apesar de ler todo até o final.Adorei e até me inspirou a escrever?

Gil 23/09/2012minha estante
Além de ser um ótimo livro, me marcou profundamente. Conheci uma pessoa muito especial e enquanto ela lia esse livro, para marcar o momento ele fez uma poesia: (...)Suspiro cada vez que a vejo sempre mais linda, inteligente e misteriosa. Conhecida às margens de um mundo que era meu, era nosso, era de Sofia(...)
Se pelo seu conteúdo o livro já é inesquecível, depois dessa então... rsrsr

Amanda 28/10/2012minha estante
Idem!!!!

Mari 01/11/2012minha estante
realmente, O Mundo de Sofia mudou a minha vida.

Manu 21/12/2012minha estante
Parabéns, em uma frase o resumo perfeito!

Aline C. 08/01/2013minha estante
Penso o mesmo

silvanasartori 14/01/2013minha estante
Eu acabei de terminar o Livro o Mundo de Sofia e tenho que dizer que achei interessante sim o conteudo sobre a filosofia e tudo mais, mais sinceramente achei um livro muito cansativo de ler. Eu concordo com dois comentarios abaixo, também não entendo porque tanta gente gostar desse livro. Tipo...como eu disse, alguns pontos são interessantes...te deixa curioso o que vai acontecer no final e tudo, mais quando eu cheguei ao fim n me SURPREENDEU em nada...sei la...n foi aquele tipo de historia que vc acaba de ler e fica satisfeito sabe ?
Eu pensei em desistir da leitura por muitas vezes e acabei indo até o final pra ver se me surpreendia com o fim, mais me decepcionei =/// mais enfim... Pra quem está curioso pra ler o Livro BOA SORTE e que tenha muita paciencia pra leitura, porque vcs vao precisar !! hehe

Firmino 06/02/2013minha estante
Os livros didáticos da escola poderiam ser todos assim!

Stephany 27/03/2013minha estante
É um livro ótimo em relação ao conteúdo filosófico. Mas como ele é um "romance" da história da filosofia, o Romance não é muito bom, não. Ele apenas criou algum enredo, para que o livro fosse mais interessante. Apesar do final confuso, e de não ser um livro impactante ( com uma história impactante). É uma boa leitura.

myyh 26/07/2013minha estante
tenho vontade de ler esse livro e com esse seu comentário, caramba agora sim é que eu tenho que ler.

Aline 20/10/2013minha estante
Amei este livro, já o li duas vezes.

urubu 26/11/2013minha estante
O meu único arrependimento é não ter conhecido esse livro mais cedo, aos 15 anos. Não acredito que eu esperei 26 anos para conhecer esse livro.
Creio que todas as pessoas deveriam ter um exemplar em casa. Como se fosse uma bíblia. O livro é instigante, apaixonante; Se você for uma daquelas pessoas receptivas e abertas para o novo, que não tem uma visão dogmatizada do mundo, esse livro tem o poder de mudar a forma como você vê as coisas.
Na minha estante ele é o deus criador de todos os outros livros.

Paloma 07/01/2014minha estante
Todos os livros do Jostein Gaarder nos deixa com esse desejo.

Goty 28/08/2014minha estante
Falou tudo.

Edilton.Nunes 14/04/2015minha estante
Fico um tanto quanto desapontado quando vejo pessoas comentando coisas do tipo "não achei legal porque não me surpreendeu no final" ou "o livro não me prendeu"... Primeiro porque não acho que para um livro ser bom ele precise ser "surpreendente", precise ter necessariamente uma reviravolta inesperada ou algo do gênero. É um livro sobre filosofia, apresentado de maneira didática e para leigos (como eu). O CONTEÚDO INTEIRO DELE pra mim foi surpreendente, porque pela primeira vez eu parei para pensar em questões como a imensidão do universo (onde se leva milhares de anos para ir de um ponto A até um ponto B, isso se você for na velocidade da luz) ou sobre a ideia fascinante de que somos um conjunto de partículas invisivelmente pequenas "flutuando no ar" e etc... Sobre "O livro não me prendeu" me sinto menos desapontado, porque ninguém é obrigado a gostar dos mesmos temas que você gosta (dessa forma o livro parece menos interessante para essas pessoas), mas ainda me sinto desapontado porque se o pensamento filosófico (que deveria ser o básico do básico para construirmos uma sociedade próspera e realmente relevante) não instiga a curiosidade das pessoas, é a prova de que o autor estava certo e de que as pessoas ainda estão (e sempre estarão) presas na "pelagem do coelho da cartola". Mas enfim... Para mim foi e é um livro muito importante e não me canso de reler ele :D

Breguesso 01/07/2015minha estante
PORQUE SOFIA NÃO CONHECEU PITÁGORAS?

Vitor.Lobo 15/12/2015minha estante
Simplesmente fantástico. É o tipo de livro que faço questão de adquirir "fisicamente" e ler para nossos filhos Amanda Lima. Muito aprendi com ele e é inegável que terei de ler outras vezes para assimilar tudo o que aprendi. Este é o tipo de livro que apesar de grande, você simplesmente tem a sensação de estar literalmente por dentro da história e quase que não sente as páginas passarem. Recomendo!

Vitor.Lobo 15/12/2015minha estante
De dentro do "Mundo de Sofia" há recomendações para outras leituras ( como naturalmente acontece com os bons livros). Certamente que em breve iniciarei a leitura do "Crime E Castigo - Fiodor Dostoievski" que se diz leitura obrigatória pelo então fictício Albert Knox ( personagem retratado pelo autor Jostein Gaarde.

Em seguida tem O Grande Gatsby - F. Scott Fitzgerald, Discurso do Metodo - Rene Descartes, e A Interpretacao Dos Sonhos - Sigmund Freud. Na verdade, há muitos outros mas foram os que a princípio, mais me chamaram a atenção. Sem esquecer é claro de Simone de Beauvoir - Livro: "O Segundo Sexo".

Marina Santos 11/01/2017minha estante
Li esse livro há um ano atrás. Particularmente não sabia que a obra ia apresentar muito conteúdo de filosofia, porém quando cheguei na metade não houveram dúvidas que o autor ia focar nisto. Livro muito bom, com personagens maravilhosos que incentivam o leitor a não parar de ler. Foi muito útil pra mim, passei por um ano focada no vestibular e o mesmo seria para alguma pessoa que tem curiosidade de sempre aprender mais e de ter uma perspectiva diferente do mundo.

Wesly & Joyce 06/02/2017minha estante
Acabei de comprar o livro !
Após a indicação de um amigo, vim aqui conferir as resenhas (como sempre faço) e me deparei com comentários tão bem elaborados, que notei que os leitores deste livro não são pessoas comuns...

Ansioso para iniciar essa viagem !

Ma 02/09/2017minha estante
desler

Cris 29/05/2019minha estante
O livro é muito bom!! Estou relendo depois de alguns anos. Hoje tenho uma outra interpretação e isso é fantástico!!

Jow 28/08/2010

Um olhar no passado, um pensamento no futuro.
Em O Mundo de Sofia, Jostein Gaarder resumiu de uma forma positivista e historicista a luta filosófica do homem. É um livro de complexidade explicita, que se torna cansativo para leitores enfadonhos. Mas, que passa uma leveza, um espirito de busca que poucas vezes vi em um livro.

Sofia, nada mais é que a nossa imagem. Pessoas que lutam para crescer em um mundo que cada vez mais, nos faz perder o encanto. Um mundo que nos cega, um mundo que nos faz parar de pensar. Nada mais fantástico, do que a frase de Alberto: "O homem perdeu a sua sensibidade Sofia. Devemos ser como crianças, que se encantam com tudo."

Tem pontos falhos, como todo livro! Como estudante de História, critíco a postura de Gaarder de expor a filosofia de um modo hegeliano, ou seja, evolucionista. Que segue como uma procissão, em busca de uma "liberdade racional".

Mesmo assim, é lindo e profundo em muitos aspectos. E fecha com chave de ouro, pois o ultimo capitulo é algo de um pensamento universal. Quem dera que todo homem, parasse um tempo pra olhar as estrelas, e simplesmente olhar pra seu próprio passado, para ter uma melhor consciência do seu futuro.
Alan Ventura 28/08/2010minha estante
Tua melhor resenha em minha opinião,me deu vontade de ler o livro novamente!

Luh Costa 11/09/2010minha estante
Linda resenha. Como o Alan comentou " deu vontade de ler o livro novamente"²

Jô Lima 20/10/2010minha estante
Oi Jow
ótima tua resenha, me despertou ainda mais o desejo de ler esse livro.
Como amante da Filosofia e História tbm,sento a necessidade de ler essa obra...
vc se dá bem com as palavras garoto...parabéns pela linda resenha.

26/04/2011minha estante
Me deu mais vontade de ler o livro.

Júlia 06/01/2012minha estante
Ótima resenha, estou pela pág. 200 e me surpreendi por estar gostando de aprender filosofia e não cansar nenhum pouco com as "aulas" do Alberto

Aline 03/01/2014minha estante
O que mais amei neste livro, foi a sensibilidade que ele dispertou em mim.

Luana Ludmila 29/01/2015minha estante
Cara tua resenha disse tudo, parabéns pela sensibilidade. Eu estou muito fascinada pelas aula de Alberto/gaarder. O livro é super empolgante, ele vai dando as pistas no tempo certo. Adorei a resenha e o livro.

Wesly & Joyce 06/02/2017minha estante
Acabei de comprar o livro !

Ansioso para iniciar essa viagem !

Campos 30/11/2017minha estante
Ótima resenha! Fiquei até com vontade de ler o livro novamente, após 17 anos...rs

Alipio 10/05/2020minha estante
um classico...faz um tempão que o li, preciso fazer uma relê-lo

Zkymicx 12/06/2020minha estante
Li o livro faz uns 20 anos. Aquilo que me marcou foi o encantamento em se deparar com a percepção de uma vida incerta, num aspecto de dificuldade de diferenciar entre real/irreal, como numa atmosfera de acabar de acordar de um sonho, talvez como as coisas inexplicáveis de O Lobo da Estepe.

Marcelo.Alencar 17/06/2020minha estante
Vou ler!

Karollaile 17/08/2020minha estante
Me recordo de ter feito a leitura deste livro , por recomendação da minha professora que lecionava Aulas sempre muito didáticas e encantadoras a respeito do mundo da "filosofia" , foi uma aventura emocionante e de muitas descobertas , sofia para mim se tornou uma amiga próxima , já que ela também, pelas descrições do livro , era uma garota em expansão, e eu também, cada reflexão que o autor deixa em aberto ,é um meio para pensar-mos e descobrir-mos a respeito do nosso próprio mundo , e a respeito de nós mesmos .

Marcia 21/12/2020minha estante
Para quem é leigo e gostaria de conhecer um pouco mais sobre o assunto, é um livro acessível que pode despertar o leitor para estudos mais aprofundados.

Rodrigo.Aguiar 09/05/2021minha estante
Li esse livro há muitos anos, e nessa sua pequena resenha, simples e objetiva, eu consegui reviver inúmeras cenas do livro rapidamente como um filme, apesar de você não ter contato nenhuma cena em si. Concordo com você, muito boa sua análise.
Prof. Rodrigo - forte abraço.

desativado 09/10/2021minha estante
Filosofia não é minha praia, mas pra quem gosta è MUITO bom.

Alice.Scroback 13/12/2021minha estante
Oii

Lua 12/01/2022minha estante
"No fim das contas, algo teria que ter surgido a partir do nada ..."

Reeh 17/01/2022minha estante
Li ja faz algum tempo, pretendo voltar nessa leitura tão prazeirosa! Abraços

João Paulo 18/01/2022minha estante
Não tinha associado a parte de Hegel, realmente é verdade, ele expoe a filosofia dessa forma no livro mesmo, e isso acaba sendo um pouco decepcionante pq segundo essa visão o estudo dos filósofos da antiguidade acaba tendo um papel omisso, servem apenas como base. Não posso dizer que discordo totalmente, mas afirmar que concordo 100% seria mentira. Excelente resenha !

Vic 07/06/2022minha estante
Opa ,vou ler esse livro ainda
Mas gostei muito de sua resenha

Rafaela 05/08/2022minha estante
Muito bom o livro

Rafaela 05/08/2022minha estante
Muito bom o livro

Samara213 26/02/2023minha estante
Imaginei que seria um livrinho infantil de apenas introdução a filosofia, terminei tendo crises existenciais e amando a brevidade da vida. A partir dele comecei a amar e entender filosofia

Milena.Gaab 01/03/2023minha estante
Hoje na minha primeira aula de filosofia me passaram esse livro para ler,fiquei interessada e depois desse comentário um tanto fascinada com o quão a filósofa pode entregar,nunca tive interesse nisso mas agora estou começando a abrir a mente e me fazer perguntas que fazem duvidar de mim mesma.

Edilaine 03/05/2023minha estante
Ótima resenha. Eu já li esse livro há uns 15 anos atrás e estou relendo novamente é maravilhoso

Camila.Gama 29/11/2023minha estante
Obrigada pela contribuição

Arquimendes 20/01/2024minha estante
O melhor q já li em toda minha vd e q me fez ver a vd de uma maneira diferente

Rikee 15/02/2024minha estante
A arquitetura narrativa mostrada no livro deste seu modo hegeliano, como você afirma, não traz para os leitores joviais o sentimento de crescimento da empolgacão latente com descobrir mais e mais? nesse sentido, essa disposicão evolutiva da història e dos pensamentos não trabalha como um recurso que serve meramente para hipnotizar o leitor?
adorei imensamente a sua resenha!

Márcia 12/07/2009

Muito ruim
O livro é frustrante!
Pra mim não passa de um livro didático sobre filosofia. E sinceramente, pela primeira vez na vida me deu vontade de "pular" páginas de um livro.
E o final é horrível!
Craig 15/08/2009minha estante
É a filosofia é chata imagina um livro que ensina isso ?

Mih Alves 09/10/2009minha estante
kkkkkkkkk -

naõ consegui chegar no final, o livrinho !

Frannie Black 23/12/2009minha estante
Gostei muito do livro... talvez é pq gosto de filosofia... mas tenho q concordar: o final é decepcionante.

Bruno 28/08/2010minha estante
Realmente foi um livro insuportável, FELIZMENTE eu abandonei, dormi 6 vezes lendo esse livro.

Evelyn 01/04/2011minha estante
Não é um livro pra todo mundo, de fato. Observa-se que nem todo mundo consegue entender. Eu li quando era adolescente e gostei bastante. Achei genial, pois foi graças a ele que eu passei a compreender Filosofia.

Márcia 01/04/2011minha estante
Realmente adoooro essas pessoais que se acham no direito de comentar que um livro ou outro "não é para qualquer um". Ora, pois, se a função do livro é exatamente essa: estar ali para qualquer um que o queria ler. Minha opinião, ou a de qualquer um sobre algum livro, não pode ser comprometida porque "o livro não era para qualquer um".

Li O Mundo de Sofia há mais tempo, quando então não tinha base alguma de filosofia e realmente vi esse livro como um amontoado de textos didáticos.
Pois bem, pretendo relê-lo e retirar, agora, minha opinião. Não devo nada a nenhum fã do autor/livro, apenas descobri que gosto de filosofia e gostaria de reaproveitar algo que este livro possa ter de bom.

Carol Moreira 17/04/2011minha estante
Márcia, você é quase uma heroína pra mim de ter conseguido chegar ao final! Acho que foi o livro mais chato que eu ja tentei ler. E eu gosto de filosofia, de verdade, ja fiz curso e tudo, porém o jeito que o livro expõe é maçante e como voce mesma disse, ditático. Um livro idático disfarçado de romance, MUITO RUIM.

Carol Moreira 17/04/2011minha estante
Na boa Márcia, ignora essas pessoas aqui em baixo, você sabe que nossas opiniões muitas vezes são diferentes, mas nem por isso eu ja te insultei ou vice e versa. Essas pessoas não tem a MÍNIMA educaçao e nao sabem expor suas opinioes sem isultar as alheias. E pelo amor de Deus, quem falou em Crepúsculo?! Agora qualquer adolescente gosta disso? Esse cara não passa de um grande preconceituoso que não aceita que as pessoas pensem diferente dele. Que nojo! Desculpa por isso tudo aqui na sua resenha, mas agora me irritei! haha

RaphaeleCaixeta 04/09/2011minha estante
Nao cheguei nem a metade. E pelo menos há quem concorde comigo: É um livro didático.
E como nao suporto filosofia larguei logo o livro.
Um parágrafo de história um capítulo de teoria.
Foi um massacre me obrigar a ler.

Tibério 02/10/2011minha estante
Gosto não se discute! Respeito-te. Porém, talvez você mude de opinião quando amadurecer um pouco mais e perceber o conteúdo das entrelinhas. Uma das coisas que me ocorreram durante a leitura do livro: Acreditamos no que vemos, ou antes, vemos tudo conforme nossas crenças?

Forte abraço.

gabi 01/04/2012minha estante
A mim não só deu vontade de pular páginas como estou pulando! Sério que livro entediante!!!

raphael 09/10/2012minha estante
As pessoas têm mania de achar que só os que gostaram entenderam este amontoado de páginas. Um engano absurdo. O livro não é ruim por ser difícil ou complexo, até por passar longe disso, é bastante simplista, o problema é que a narrativa é cansativa, os exemplos batidos, tendenciosos e, no mínimo, problemáticos no contexto dos diálogos. Se alguém espera aprender filosofia lendo isto, nem comece, pegue um manual na biblioteca ou compre um na livraria, há vários e muito bons. O Mundo de Sofia é um livro ruim. E ao contrário do que alguns abaixo comentaram, fazendo uma relação sem sentido, não, Crepúsculo não é bom, é pobre e medíocre, porém isso não faz O Mundo de Sofia bom, só o faz melhor do que Crepúsculo, o que está longe de ser um mérito.

Allef 09/10/2012minha estante
nenhum leitor irá gostar de todos os tipos de livros
Stephen King é um dos escritores mais bem pagos de todos e nao gosto muito da sua coleção de livros.
Cada um escolhe seu gênero.
Filosofia é para pensadores, e pra sermos bons pensadores a paciência é fundamental. Sem essas qualidades, O Mundo de Sofia, que é uma introdução à Filosofia, será sim, como vc disse, muito ruim e frustrante.

Márcia 11/10/2012minha estante
Bem, muito inteligente da sua parte classificar os leitores que não gostam de filosofia como "não pensantes". Aliás, por que não gostar desse livro significa que a pessoa não goste de filosofia?

Você está certo quando diz que cada um tem seu gênero, mas não acho que você tenha "pensado" muito na contradição do seu comentário.

Márcia 11/10/2012minha estante
Raphael, hoje eu concordo plenamente com você.

Mariane.Aquino 20/06/2017minha estante
Márcia, a primeira vez que li (na vernadade, que tentei ler) esse livro foi quando ainda estava na escola, acho que nao tinha mais de dez anos. Perguntei pra professora se ela achava que deveria ler esse livro, e ela sem empatia e alguma disse que sim com o maior descaso que se pode esperar. Eu queria chorar quando lia, de tao terrivel que era. Me sentia uma bosta por nao gostar de ler. E por anos nao li, porque achava que todos os livros seriam ruins como esse. Anos e anos mais tarde fui ler de novo. E que experiencia incrível! O livro certo, na hora certa. Respondeu perguntas que eu tinha em mente, e me trouxe muito mais perguntas. Eu nao tinha interesse nenhum em filosofia, mas depois de ler esse livro percebi que eu "filosófo" todos os dias da vida rsrs Minha prima me emprestou o livro, e ela mesma me disse que odiou. O rapaz que deu o livro pra ela, por sinal, disse que é o melhor livro que ele já leu. Uma conhecida disse que leu em uma semana quando tinha 15 anos... eu acho que demorei quase dois meses pra ler! Entao acho que esse é um caso em que amor e ódio fazem sentido igualmente rs Talvez seja o momento, ou a personalidade da pessoa, ou, sei lá, os interesses ou até as necessidades de cada um. Eu precisava de um "guia" para os meus pensamentos, talvez voce nao precise, ou precise de um guia diferente :) Mas o livro é dos meus favoritos. Acho que ficar defendendo se é bom ou ruim é quase inútil NESSE caso, por que eu entendo que para algumas pessoas esse livro seja um pesadelo (aquela empatia que minha professora nao teve rs).

Ana 12/01/2019minha estante
Márcia, você chegou a reler o livro? Eu o ganhei antes de começar a ter filosofia no colégio e de fato conhecê-la (mais precisamente o ganhei nas férias de janeiro, e as aulas começavam em fevereiro). E minha nossa senhora, odiei muito a história e os personagens, achava muitooooo chatas aquelas dezenas de páginas sobre os filósofos... mas quando as aulas começaram e eu passei a ter filosofia, eu AMEI a disciplina! Hahaha. Já pensei também em dar outra chance pro livro, mas fiquei com tanta impressão ruim que sei não...

Thuany 08/02/2019minha estante
Disse exatamente o que eu penso.
Imaginei que esse livro fosse me ensinar A PENSAR FILOSOFICAMENTE mas não,
O LIVRO COSPE DATAS E NOMES E COISAS QUE JÁ PENSARAM...
parece mais uma apostila!
Um saco.

patita 03/09/2019minha estante
Eu gosto de filosofia mas não do livro.

Luiz Felipe 14/09/2020minha estante
A quem disse que o livro é simplista: é tão simplista quanto qualquer outro livro de introdução à filosofia. A diferença é que o didatismo desse livro está a anos-luz da maioria. E não, esse não foi meu primeiro contato com a filosofia. Já tinha lido outros livros de introdução à filosofia antes desse e afirmo que esse é, sim, bem acima da média.

Carolina 16/09/2020minha estante
Pra quem quer ler um romance o livro é chato, não vale a pena. Pra quem quer ler uma introdução à filosofia o livro também é chato, e não instrui adequadamente. Melhor ler "A Consolação da Filosofia" de Boécio ou "O que é Filosofia?" de Ortega y Gasset.

Craotchky 12/01/2017

Um mundo de sabedoria
"E chegou à conclusão de que, basicamente, não se pode aprender filosofia. O que se pode aprender é a pensar filosoficamente."

Muitos falam que o livro é bastante maçante; vários abandonam - é o terceiro livro mais abandonado do skoob (entre os cinco primeiros É o mais abandonado, percentualmente); e muitos daqueles que concluíram a leitura relatam que por várias vezes ficaram tentados a desistir em algum momento. Por tais motivos encarei desde o início esta leitura como um desafio. Ora, que exagero!

Tendo a atribuir essa minha relativa falta de dificuldade a duas razões:

✔ 1 - O assunto central do livro, como todos devem saber, é filosofia. Li apenas um filósofo, porém não sou totalmente leigo, já assisti algumas palestras sobre filosofia de modo que o nome dos pensadores que aparecem em O mundo de Sofia não me foram estranhos, em sua maioria. Portanto, já tinha uma certa base, ainda que pequena, antes de iniciar.

✔ 2 - Meu objetivo principal com essa leitura era justamente entender mais e melhor a história da filosofia, conhecer mais os filósofos e suas ideias sobre o mundo; acompanhar o desenvolvimento do pensamento humano. Sobretudo, já tenho um interesse sincero por filosofia e isso, acho, é essencial para apreciar este livro.

E aqui deixo uma dica que me parece ser importante para quem ainda quer ler este livro: Veja se você deseja ler pela história da menina Sofia ou pela história da filosofia. Acho que se você, como eu, quiser aprender mais sobre filosofia, terá mais chances de gostar, e assim pouco "sofrerá" com os textos praticamente didáticos encontrados nele e que predominam a maior parte do tempo. Resumindo: você deve ler o livro pela filosofia e não tanto por Sofia.

Sim, o livro é bastante didático. O livro faz o leitor pensar, refletir, perguntar, duvidar de suas próprias convicções. (Engraçado que eu lia o raciocínio de um filósofo A e concordava com os argumentos apresentados por ele; depois lia um filósofo B que apresentava argumentos contrários aos do filósofo A e eu concordava de novo. Acabava concordando com os argumentos dos dois apesar de um ir diretamente contra o outro!)

O mundo de Sofia ainda guarda para o leitor uma surpresa enorme, o grande segredo do livro, algo que porá sentido em coisas que até o momento da revelação se mostram desprovidas de explicação racional. Posso dizer por mim que adorei este segredo, achei uma sacada muito boa e o melhor é que o autor, a partir da revelação, começa a "jogar" em cima disso.

A história de Sofia é praticamente um pretexto para apresentar de forma condensada, mas nem por isso ineficaz, a história da filosofia e sua evolução através dos séculos. Excelente também foi conhecer o cenário sociocultural de cada época. A filosofia é a história do homem, da humanidade, do mundo e do pensamento humano, essencial para cada um de nós. No fim, todos os filósofos têm por objetivo compreender um pouco mais sobre si, sobre a espécie humana e o mundo ao seu redor.

Espero sinceramente que o seu objetivo também seja este, e se assim for, venha filosofar, seja bem-vindo ao mundo de Sofia.

"...a única coisa de que precisamos para nos tornarmos bons filósofos é a capacidade de nos admirarmos com as coisas..."
Márcio_MX 12/01/2017minha estante
Excelente resenha, Filipe!
Posso dizer que estava aqui na torcida para que gostasse tanto quanto eu gostei na época.
Sim, o segredo é ótimo e é a síntese de tudo o que foi dito.

Craotchky 12/01/2017minha estante
Tive que me policiar para fazer uma resenha digamos, politicamente correta. Cortei a parte que digo que, ao meu ver, quem acha maçante este livro é aquela pessoa que não quer pensar ou tem preguiça de fazê-lo. E como o livro provoca o pensamento o tempo todo, essas pessoas acabam fugindo...
Acredite, me segurei muito.

Júlia Cougo 13/01/2017minha estante
Melhor resenha !

Rodolfo43 15/01/2017minha estante
Tava pensando em ler esse livro em 2018, já que tenho interesse em muitos outros pra esse ano. Sua resenha me fez querer acrescentar o mesmo na minha meta desse ano e seu comentário sobre mentes preguiçosas deu o toque final.
Parabéns e obrigado!

Craotchky 15/01/2017minha estante
Ao fazer resenhas tenho alguns objetivos, e claro que um deles é incentivar a leitura do livro em questão, principalmente nas resenhas que falo bem do livro e que para minha felicidade são maioria. Fico contente com seu comentário e sua intenção de ler O mundo de Sofia. Boa leitura e obrigado você.

Natalie Lagedo 17/01/2017minha estante
Amo, amo, amo este livro. Faz muitos anos que li, emprestado da biblioteca da escola, mas todas as vezes que vou à livraria dá vontade de abraçá-lo.

Lidii 19/01/2017minha estante
Esse livro

Josimar 05/03/2018minha estante
Foi a melhor leitura do ano até agora pra mim. Fiquei impressionado com o tanto de criticas. Eu li marrom meno como voc? destacou no ponto 1 da resenha. Fui com pretensão de conhecer um pouco mais da história da filosofia e tals e acabei preso na história de um jeito fantástico. A história da Sofia é como se fosse uma cobertura de bolo para tanto conhecimento. Eu realmente não sei que tipo de leitura esses criticos de skoob estavam querendo pois no titulo já diz: história da filosofia.

Craotchky 06/03/2018minha estante
Muito bom Josimar, e o que achou da grande surpresa do livro?

Josimar 06/03/2018minha estante
Olha, deu um gás na história. A muito tempo eu não era surpreendido por um livro desse jeito. Foi a mesma sensação de quando eu li meu primeiro livro (não vou contar essa história aqui pra não alongar haha) mas também tive uma bela surpresa por não ter lido o prefácio e feito uma leitura meio que as cegas.

vera 10/07/2019minha estante
onde é que se pode ver quais os livros mais abandonados do skoob?!

Craotchky 11/07/2019minha estante
Olá, Vera. Você pode ver os livros mais abandonados indo no tópico "explorar" que está na barra superior do site, próximo ao ícone de mensagens. Após clicar no tópico selecione dentre as opções aquela que diz "top mais". Pronto, nesta página que abre você poderá ver os top mais lidos, lendo, quero ler, abandonados...

Bart 21/01/2020

*Jostein Gaarder*
Não é um livro fácil de ler, tem q ler com calma, no meu caso, pedi ajuda ao meu pai (tbm formado em filosofia). Por mais q venham falar q o autor escreve de forma introdutória à filosofia, eu sou iniciante... Vc se vê realmente refletindo sobre mts questões q o livro traz.
A trama se passa na Noruega, e Sofia Amundsen q está pertinho de completar 15 anos, começa a receber bilhetes de um estranho (isso ja é estranho em si, e não falar nada p/mãe), e sendo anônimo, o estranho pergunta quem ela é? Pronto... se prepare p/cair na toca do coelho junto com Alice... O estranho, Alberto Knox é a pessoa q vai levar Sofia (o leitor) por toda a viagem da filosofia desde o início, e p/mha surpresa termina com o véio safadão... Freud ?!!
Quem gosta de filosofia vai adorar, o livro é realmente interessante, mas tive que perseverar p/terminar! Em 4 anos, esse foi o meu 1° livro físico (de papel) que leio.
Michela Wakami 07/01/2022minha estante
Estou lendo, uma experiência grandiosa, para alguém tão leiga, como eu, na área da filosofia.??

Bart 07/01/2022minha estante
Vc não é mais leiga do que eu!!
?????
É um livraço, o melhor foi o último pensador kkkkkkkkkk (eu sou suspeito)
?????

Michela Wakami 07/01/2022minha estante
Digamos que estamos no mesmo patamar kkkk.
Estou curiosa, agora. ?

Bart 09/01/2022minha estante
Kkkkkkkkkkkk
Depois me fala o q vc achou,por favor?! ?
Esse livro, eu não li na mesma velocidade dos outros, tinha página q precisava voltar prq eu não tinha entendido!! Kkkkkkkkk
Vc vai entender o q estou dizendo, é um baita livro!!

Michela Wakami 09/01/2022minha estante
Oi, Bart! Estou amando e aprendendo muito, junto com a Sofia.
Falo sim, pode deixar.
Eu releio algumas partes, também.
São muitas informações.
Logo saberei o que você mais gostou. ??

Michela Wakami 11/01/2022minha estante
Bart, terminei. Se puder veja minha resenha.
Já adianto que você vai ficar assim.????????
??????

Bart 14/01/2022minha estante
Eu já estava procurando! Tá aqui ou lá no insta?

Michela Wakami 14/01/2022minha estante
Aqui, achou?

Bart 14/01/2022minha estante
Agora fiquei preocupado, teu perfil mostra que vc terminou o livro, mas não tenho acesso à sua resenha!
Isso não é a 1a vez, inclusive outras pessoas não conseguiam ver algumas resenhas q eu tinha feito!!

Michela Wakami 14/01/2022minha estante
Poxa, tá estranho esse Skoob, já aconteceu comigo também.

Thais 05/04/2022minha estante
Meu filho começou a ler. T adorando e comentou da carga filosófica, 12 anos ?

Bart 25/04/2022minha estante
Eitaaaaaa! Ele se interessou sozinho?

Gabriela.Melo 29/07/2020

A saída filosófica da Matrix.
Sim, esse livro representa a "saída da matrix", é um convite na verdade, um convite para que vejamos o mundo de outra maneira (a desenvolver um pensamento crítico, e/ou reconhecer que temos um), após ler o livro: "O mundo de Sofia" o mundo não será mais o mesmo para você, e por isso, a analogia com "a saída da matrix".

Recomendo para todos os amantes da filosofia, e para aqueles que querem descobrir um pouco do que a filosofia tem para oferecer. O livro tem uma linguagem relativamente simples e acessível (sei o quanto a filosofia pode ser por vezes mirabolante). O autor, nos convida a conhecer a filosofia, de modo muito didádico, cronológico, e especial, de modo que atráves da sua personagem principal ele consegue identificar algumas das dificuldades que seus leitores irão ter na sua trajetória rumo ao seu "curso de filosofia".

Admito que em alguns momentos ficamos irritados, e que não entendemos o rumo que o livro toma, mas garanto que se lermos o livro com o cuidado que ele merece, tudo fará sentido no final. Lembre-se que: Todos somos filófosos, mas desenvolver as nossas habilidades filosóficas é uma escolha, e isso pode nos tornar diferente daqueles que estão a nossa volta. No mais, recomendo, e não tenho nenhum ponto negativo a levantar, nem quanto a estrutura (modo de escrita do autor), nem ao conteúdo que ele desenvolveu.
Eduardo1994 29/07/2020minha estante
Foi uma grande viagem, não foi, Gabriela? É claro eu tem várias lacunas e poucas mulheres, mas as grandes diferenças estão presentes. Vc se interessou por algum autor em especial?

Gabriela.Melo 29/07/2020minha estante
Foi sim Edu! Sim, as lacunas para mim foram justificáveis, acho que pelo aparato geral que ele dá,seria muito difícil em apenas 500 páginas preencher certos espaços. Sobre as mulheres, foi um misto de sentimentos, por um lado ratifiquei o viés machista também da historia filosofia, mas por outro, fiquei feliz em descobrir que existiram mulheres como Hildergarda de Bingen! Ahh, fiquei apaixonada pela ideias do Freud! Achei o Kierkergaard bem interessante. São Tomás de Aquino, me deixou bem impressionada! alguns eu até me atrevi a adiconar algumas obras a metas de leitura futuras!

Eduardo1994 29/07/2020minha estante
Bom saber que se interessou pelo Freud. Estou estudando psicanálise atualmente, e até fui consultar meu exemplar de "O mundo de Sofia" para relembrar o que havia lá. Ele tem se apresentado a mim como um intelectual impressionante para sua época.

Gabriela.Melo 29/07/2020minha estante
Simmm, é impressionante! E quando você vivencia alguma das experiências que ele descreve pelo menos no livro, você tem uns insights do quanto aquilo é real. Sabe, mesmo hoje! Agora sempre que eu ler algo sobre ele, vou te instigar e tirar dúvidas hahaha eu não sabia muito mais do que o nome dele antes do livro então, você certamente, está anos luz a minha frente haha

Renato Paniagua 29/07/2020minha estante
Boa resenha, Gabriela ;) Já até coloquei do lado da cama, vai ser o próximo tão logo!

Aí que bom Rê! Espero que goste tanto quanto eu

luana.Valvassori 29/07/2020minha estante
Tá, me convenceu. ?? Vou dar mais uma chance ao livro e me deixar levar por esses caminhos desconhecidos da filosofia. Tenho muita vontade de ler esse livro a tempos, mas acabava encaixando outras leituras como prioridades, agora vamos enfim dar essa chance a filosofia. Obrigada pela resenha.?

Gabriela.Melo 29/07/2020minha estante
Nossa, fico muito feliz em ouvir isso Lu! Espero de coração que possa partilhar da mesma experiência que tive! E também agradeço pelo feedback! ?

luana.Valvassori 30/07/2020minha estante
???

Michela Wakami 10/01/2022

Decepcionante
Eu estava gostando tanto desse livro, que não conseguia desgrudar.
Depois ele desandou de um jeito, que fiquei tão triste.
O livro gira em torno de um professor de filosofia e sua aluna.
Ele ensina filosofia a sua aluna, de uma maneira, extremamente profissional, sem colocar suas opiniões pessoais, até mais ou menos 70% do livro.
Fala sobre, mitologia, religião, etc.
São tantos os aprendizados, eu estava fascinada pelas aulas.

Depois ele, começou a colocar todas as suas crenças nas aulas e dar suas opiniões particulares, foi aí que o livro, deixou de ser bom.
Em algumas partes até o respeito, com os pensamentos de quem pensa diferente dele, deixou de existir.

E de quebra, tem umas partes bem viajadas.
10/01/2022minha estante
Eita, parecia tão empolgante.

Michela Wakami 10/01/2022minha estante
Leandro, eu estava amando demais, quase chorei com esses 30% finais.

keyla 10/01/2022minha estante
pelas atualizações pensei que você ia dar 5 estrelas.. kkkkk li esse livro no 1º do EM. talvez eu deva reler

Michela Wakami 10/01/2022minha estante
Keyla, eu também achei que ia ser 5 estrelas. Fiquei tão triste.?
Mas aprendi muita coisa, através desse livro. Talvez tenhamos experiências diferentes, muita gente gosta muito desse livro, se um dia você relê-lo, ficarei feliz de saber se sua opinião.
Nossa mente é fabulosa, inclusive o autor fala isso no livro, que uma pessoa enxerga a mesma coisa, de forma diferente, até cores, podem ser vistas de forma diferentes, eu particularmente amo isso, não sou a favor de unanimidade, pois ela nos fazem limitadas.
Pena que no próprio livro, ele não põe essa lição em prática, não age respeitosamente, com o pensamento diferente de outras pessoas. Mas sabemos que todos nós, somos falhos.

keyla 11/01/2022minha estante
as reflexões do livro são muito legais, mas eu acho que na releitura eu sairia decepcionada como você?na minha percepção é um pouco leigo, eu fiquei fascinada pela história por ser o meu primeiro contato com a ?filosofia?. acho que hoje não funcionaria mais, apesar de eu estar com saudade agora

Michela Wakami 11/01/2022minha estante
Eu também só sabia o básico do básico sobre mitologia e sobre os filósofos mais famosos, por exemplo.
Por isso, fiquei super empolgada.kkkkk.

Fellipe.Gueiros 21/05/2016

ÚNICO LIVRO QUE ABANDONEI
Li há muito tempo (uns 10 anos). Apesar de ter interesse por filosofia achei o livro horrível e monótono demais.
Renata Molina 07/10/2017minha estante
Também achei bem monótono.

Magasoares 31/03/2018minha estante
Concordo, e olha que também eu adoro filosofia. Acho até que esse livro fala de tudo, menos filosofia.

Fellipe.Gueiros 14/02/2020minha estante
Concordamos. =)) Nossa somente agora voltei a olhar o skoob...rsrsr.

Magasoares 14/02/2020minha estante
Kkk tudo bem Felipe, dois anos passou rapidinho 0_0 nem senti ^^

Fellipe.Gueiros 14/02/2020minha estante
Hahahah...vdd vim atualizar alguns livros aqui ????

RPGventura 08/06/2011

Como um erro pode estragar um livro inteiro
Livro muito interessante sobre uma menina que começa a gostar de Filosofia.

Eu estava gostando e confiando nas informações do livro até ler uma bobagem sobre o único tema do qual eu realmente sabia: espiritismo.

A partir desse momento, passei a desconfiar de todas as outras informações que li no livro. Se o autor conseguiu falar tamanha bobagem sobre o Espiritismo, como poderia eu confiar no que ele dizia sobre as outras filosofias?

Faz muito tempo que li "O Mundo de Sofia". Não me lembro bem o que foi que ele disse de errado. Mas lembro de ter sido bem feio.
Gabriel 05/02/2014minha estante
Natural, Renata. Infelizmente a desinformação sobre o Espiritismo continua sendo um dos maiores entraves à própria expansão da DE. Sempre tive curiosidade sobre "O Mundo de Sofia", mas depois desta irei pesar se vale ou não ler.

Poste mais resenhas! :D

Aline 08/02/2014minha estante
Amei o livro, um dos meus preferidos. Recomendo a todos lerem.

Drikolina 19/06/2016minha estante
Achei um tamanho desrespeito do autor isso...
Li esse livro com muitos "engasgos" e o achei bem decepcionante...

Matheus Loureiro 25/10/2016minha estante
Naturalmente a falta de conhecimento ou informações podem acabar com um livro

vera 10/07/2019minha estante
É um livro sobre filosofia, natural que não enalteça seitas religiosas e afins.

Carol Abrantes 25/01/2018

Seja explorador e questionador
Sofia Amundsen, uma adolescente norueguesa, começa a receber bilhetes e cartões-postais às vésperas de seu aniversário de 15 anos. Os bilhetes, inicialmente, são anônimos e dizem respeito a um curso de filosofia proposto pelo remetente. Já os postais são enviados por um major do Líbano para Sofia, mas endereçados à Hilde Knag. Ao longo da narrativa, o leitor conhece um pouco da história da filosofia, assim como a personagem principal.
A cada capítulo conhecemos alguns períodos literários e também filósofos desde a Antiguidade até a Modernidade. O livro é bem didático, com exemplificações interessantes e simples para que todos possam compreender os pressupostos e conceitos de cada época e da cada filósofo retratado na obra.
Acredito que o livro é enriquecedor, pois relaciona a história da filosofia com outras disciplinas, como literatura, história, geografia, sociologia, entre outras. Por outro lado, esperava mais da história da personagem principal. O desfecho deixou a desejar...meio vago.
Mesmo assim, caso tenha a oportunidade de ler essa obra, leia. Você conhecerá outras perspectivas que cercaram/cercam a humanidade até os dias atuais.
Uma das lições que retiro do livro é esta: não percamos o hábito de sermos indivíduos questionadores e exploradores da humanidade e do mundo. Através desses hábitos nos tornamos seres humanos ativos, engajados e pensantes/reflexivos.
Finalizo minha resenha com estas duas citações: * "Existir é criar sua própria existência." e * "-Nossa própria existência é que determina como percebemos as coisas no espaço. Se algo é insignificante para mim, eu simplesmente o ignoro." (ambas citações retiradas da página 492)
Leonardo.Ricardo 25/01/2018minha estante
Muito boa a sua resenha!
Instigou minha curiosidade pelo livro. Espero ter a oportunidade de lê-lo em breve.

bennett 25/01/2018minha estante
tive esta mesma visão quando o li. até achei que pudesse ser porque o li rápido demais...

selma.martins.146 27/01/2018minha estante
Gostei muito do seu relato e por isso estou iniciando a leitura desta obra. Obrigada ?

Hipólito 01/02/2018minha estante
Ótima resenha. Vou ler esse livro esse ano! \o/

JPHoppe 24/07/2012

Bom... mas não é lá isso tudo!
Ah, o tão falado "Mundo de Sofia". Uma espécie de "Filosofia for dummies", mas com uma história própria e plot twist no melhor estilo Shyamalan. É um livro bom? É. Mas também não é isso tudo que ouvi falar não.

Primeiro, os pontos bons: É louvável que Gaardner tenha conseguido falar falar, de modo brevíssimo mas relativamente completo - digo pelos filósofos que conheço - toda a história da filosofia, desde os pré-socráticos até filósofos atuais. O passo da história é satisfatório. As descrições, ao contrário do que outras resenhas afirmam, não é chata e enfadonha; pra mim, isso soa como falta de leitura mais séria. A reviravolta da história é interessante, ainda que previsível.

E acho que o melhor de tudo: é uma obra que faz você pensar a respeito das coisas. Te passa a vontade de fazer as perguntas, e tentar respondê-las.

Porém, isso tudo não vem sem alguns pontos negativos...

A história de Sofia, seus amigos e sua família não é lá muito agradável, soando até como um romance adolescente ou qualquer coisa. É preciso uma história de fundo, senão o livro seria apenas uma espécie de "Pequena enciclopédia da filosofia". O livro também deveria vir com uma nota sobre o ativismo de Gaardner em questões de Direitos Humanos. Não houve nem tentativa de um disfarce do carinho e apoio pela ONU.

Não sei se gostei também da visão "progressista" da filosofia pela história, com cada sistema sendo mais "verdadeiro" ou "melhor" que o anterior. Como o próprio livro diz, as "Grandes Perguntas" não possuem respostas certas e erradas. Elas apenas possuem respostas.

Além disso, similar a como muitos autores tentam passar uma aura de épico em seus escritos e falham por faltas, excessos, distorções ou o que quer que seja, senti a mesma coisa aqui. Um tutor ensinando uma jovem? Oi, Sr. Carroll, não esperava você por aqui. Só que não ficou tão bom, talvez até por isso o recurso de carta seja alterado no percurso do livro. Para mim, Gaardner é o primo pobre de Carroll.

Finalizando, talvez o breve espaço não seja jus para tratar de autores as vezes tão profundos, e algumas distorções ficam. Para ficar em dois exemplos, Nietzsche era mais que "Deus está morto" e "Screw you, Cristianismo". E o capítulo de Darwin possui vários errinhos, talvez o maior tenha sido que o naturalista rejeitava a transmissão dos caracteres adquiridos (o que, pra qualquer um que tenha lido "Origem das Espécies", não é verdade) e que tal transmissão era a marca registrada do pensamento de Lamarck (um erro comum, mas que não se sustenta). Ou seja, ele instiga a leitura além, nem que seja para a revisão e asserção das descrições do livro.

Enfim, é um livro bom, mas também tem muitos probleminhas. Tenham cautela com tudo.
Bruno Oliveira 08/08/2012minha estante
Nem acho tão mal os erros. O que não gosto dele é que a parte literária é muito pobre. Só um leitor muito ingênuo (e há muitos) não percebe que está lendo um manual genérico de filosofia.

Fico surpreso que as pessoas caiam tão fácil na retórica do livro.

JPHoppe 09/08/2012minha estante
A história é bobinha mesmo. Algo que deixei passar nessa resenha foi a mudança brusca no final, quando termina a história de Sofia, bizarra.

Li o livro assim como você descreveu: um manual genérico de filosofia. Só tem uma historinha de fundo pra disfarçar.

Jéssica 14/08/2012minha estante
você inverteu os fatos no final.. fora isso a sua resenha foi mto bacana :)
Lamarck é o pai da Transmição dos Caracteres Adquiridos e não Darwin, que refutava essa lei

JPHoppe 14/08/2012minha estante
Jéssica, pelo contrário. A hereditariedade tênue era traço comum tanto da teoria de Lamarck, quanto da teoria de Darwin. Nas primeiras edições do Origem das Espécies esse pensamento não é tão claro, mas claramente visível na sexta (e última) edição.

A hereditariedade tênue (ou Transmissão dos Caracteres Adquiridos) só foi eliminada totalmente do pensamento biológico na década de 40.

O que a teoria de Lamarck apregoava, e que foi eliminada pelo pensamento de Darwin, era a existência de uma força intrínseca aos seres vivos de evoluir. Essa forma de pensamento evolutivo era resquício da "força vital" que acreditava-se animar a matéria viva, e ainda figura em outras teorias evolutivas, principalmente a Ortogênese dos paleontólogos. Com a seleção natural, essa teoria não era mais necessária.

juliaememo 16/01/2021

Um livro que me fez pensar, repensar... e muito.
Esse livro me virou de ponta cabeça e fez com que eu pensasse sobre coisas que eu nunca havia dado muita atenção.

Eu aprendi muito, tanto sobre história, quanto sobre filosofia e eu adorei conhecer a história de Sofia.

Sofia é uma garota que fará 15 anos em pouco tempo. Então, um dia, misteriosamente, ela começa a receber um curso de filosofia por cartas e isso faz com que ela aprenda muitas coisas e reflita sobre a sua vida.

Junto com o curso, Sofia também recebe cartas misteriosas de um major que está em outro país. Mas, o mais estranho dessas cartas era que todas elas eram destinadas para outra pessoa, uma pessoa que Sofia nunca havia ouvido falar na vida.

Acompanhe a jornada de Sofia pela história da filosofia!
Foks Petro 19/06/2022minha estante
Qual é classificação?

juliaememo 19/06/2022minha estante
Oi! A classificação indicativa é 12+.

Jabih 05/10/2023minha estante
Já tava com vontade de ler ele futuramente, e logo agora lendo esse tão feedback tão bom, já vou correr pra ler kkkk mas n agora. Como leio à pouco tempo, estou me preparando ainda pra pegar um calhamaço kkk mesmo sendo o menorzinho ainda comparando a outras obras

juliaememo 09/10/2023minha estante
Quando ler, me fala o que achou!! ??

A menina que ama ler 30/12/2017

As partes sobre filosofia são chatas e arrastadas. Esperava um final melhor
Keslley.Matos 08/01/2018minha estante
"Arrastada"?

A menina que ama ler 09/01/2018minha estante
Sim. Achei um pouco chata essa parte. Nem todas, por exemplo amei o mito da Caverna. Mas algumas partes tive vontade de pular.

Keslley.Matos 10/01/2018minha estante
Talvez o "chato" seja justamente o conhecimento, pronto para ser descoberto. ;)

A menina que ama ler 10/01/2018minha estante
Pode ser, Keslley. Li faz uns 12 anos, talvez se tivesse lido hoje tivesse sido diferente